A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por Airfluencers

Em 10 de July de 2020

Se você quer saber como aumentar sua audiência com os seus influenciadores, aqui vai 5 dicas infalíveis!

A queridinha dos influenciadores

O Instagram é a rede social preferida dos influenciadores quando se trata de publi posts e não é à toa. 

Segundo uma pesquisa feita pela Bloglovin com 2.500 microinfluenciadores, 59% disseram que o Instagram é a rede social mais efetiva para alcançar seu público-alvo. 

Os influenciadores têm uma base de fãs leais, que valorizam suas opiniões. Claramente, eles podem ajudá-lo a criar o burburinho certo para o seu negócio, porém, para isso, você precisa colaborar com os influenciadores certos para o seu nicho e marca. E você precisa aprender a criar um conteúdo mais autêntico, relacionável e envolvente para seus seguidores.

Realmente não há substituto para um ótimo conteúdo. E um bom conteúdo deve ser a espinha dorsal de sua estratégia de marketing.

Nós iremos dividir com você alguns tipos de conteúdo para trabalhar com influenciadores que são infalíveis e geram mais resultados! 

Vale lembrar que sua rede social também tem que estar sendo alimentada de conteúdos relevantes com certa frequência e alinhada com os valores da marca. 

De nada adianta seu influenciador fazer uma #publi efetiva para a sua marca e quando o usuário entrar na sua página, não encontrar nada de relevante e que o atraia. 

A ideia é tentar fazer com que esse usuário sempre volte. Para isso, você tem que produzir conteúdos relevantes e com frequência!

Muitas vezes o trabalho em parceria com um criador de conteúdo não funciona por conta disso e as marcas acabam culpando o próprio influenciador. A realidade é que ele vai ser a porta de entrada mas o resto do trabalho quem faz é você. Não se esqueça disso, ok? 😉

Agora vamos lá!

  1. 1. Review de produtos

Os influenciadores são experts no nicho deles e seus seguidores confiam nas recomendações que eles fazem. Essa pode ser uma boa estratégia para construir uma imagem positiva para o seu produto e marca. 

Segundo uma pesquisa feita pelo Hubspot:

  • – 71% das pessoas são influenciadas pelas redes sociais;
  • – Aproximadamente 75% dos usuários recorrem a plataformas de mídia social como Facebook e Instagram para decidir se vale a pena visitar um lugar;
  • – Em média, 30% dos millennials não comprariam o produto se não estivessem satisfeitos com a presença social de uma marca.
  • Se você não tiver um influenciador contratado, você pode enviar kits para uma lista de influenciadores que mais tem a ver com o seu produto. 

Antes de tudo, avalie se ele não trabalha com uma marca concorrente para não perder tempo enviando seu produto para a pessoa errada, rs. 

O ideal é você fazer uma caixa bem bonita com o seu produto e que chame bastante atenção. Os influenciadores simpatizam muito mais com marcas que fazem kits personalizados. De preferência, escreva uma carta à mão e coloque sua rede social e a hashtag da sua campanha ou produto, assim você consegue monitorar melhor se o influenciador postar e não corre o risco de ele te marcar errado. 

Além disso, explique bem o produto. Se tiver um folder que contenha todas as informações dele, melhor ainda. Assim fica mais fácil do influenciador entender quais são os seus diferenciais.

Essa estratégia é um pouco mais “arriscada” porque não é obrigação do influenciador abrir o “recebido”. Por isso, o ideal é enviar para uma lista mais extensa de influenciadores e monitorar todos os dias os stories deles para ver se eles abriram o seu kit. 

Tenha certeza de que você tem aqueles produtos em estoque. Isso é muito importante. Eu falo por experiência própria, viu? Uma vez, enviei um kit enorme para uma influenciadora com mais de 15 milhões de seguidores. Eu nunca imaginei que ela fosse mostrar nos stories e no final das contas ela não só mostrou como falou que amava o produto e queria mais! 

Além dela, surgiu uma avalanche de pessoas nos perguntando onde encontrar o produto. Resultado? O produto havia acabado e nós não conseguimos estocar novamente em tempo. Perdemos a oportunidade. 

Não queira passar pelo que eu passei…

Se você já tiver um influenciador contratado, peça para ele criar vídeos de tutoriais e reviews do seu produto da forma mais natural possível. A gente sabe muito bem como é chato ver um post com cara de publi né? Por isso, o importante é focar na naturalidade. 

Vamos supor que você é uma marca de maquiagem e sua influenciadora vai fazer um vídeo usando a sua nova paleta de sombras. 

O ideal é focar mais na maquiagem como um todo e não deixar o vídeo todo girar em torno da sua paleta para não ficar maçante demais. A audiência vai acabar sendo impactada pela sua marca, claro, mas não de uma forma “forçada”. 

E é aí que entramos na nossa segunda dica. 

2. Feedbacks negativos

Se você procura autenticidade, não tenha medo de receber feedbacks negativos sobre seus produtos. Se você apagar os comentários negativos e deixar só os que falam bem da sua marca, você corre o risco de torná-lo muito publicitário.

Com críticas honestas, há uma melhor chance de conquistar a confiança do seu público. Ao mesmo tempo, se a revisão for boa você definitivamente poderá esperar mais conversões.

  1. 3. Tutoriais 

Outra forma efetiva de atingir seu público-alvo é ensinando-os a usar o seu produto ao invés de só mostrar ele nas redes sociais. 

Tutoriais são uma ótima forma de mostrar para os seus consumidores o que você tem a oferecer. 

Essa dica é boa especialmente se você vende produtos de tecnologia ou de beleza. Sua audiência vai ficar mais familiarizada com o produto e vai mostrar exatamente o que esperar dele quando comprar. 

Os influenciadores são ótimos para essa estratégia porque eles podem usar a criatividade para produzir um vídeo mais divertido no IGTV, no feed ou nos stories. 

De acordo com uma pesquisa da Ask Your Target Market, 76% dos entrevistados disseram ter maior probabilidade de comprar um produto depois de vê-lo em uso. Na mesma pesquisa, 92% das pessoas disseram acreditar que os influenciadores eram melhores do que outros em explicar como os produtos funcionam.

(Foto: @BeYoung)

Um bom exemplo é a empresa de cosméticos, Beyoung. Eles são os queridinhos das influenciadoras e estão sempre fazendo parcerias com elas. O legal é que as parcerias sempre envolvem um tutorial ou um “do it yourself” onde elas mostram como aplicar o produto e o resultado final. Isso torna o vídeo mais natural. 

  1. 4. Takeovers

Se você não tem muita ideia do que fazer, você pode entregar as rédeas do seu conteúdo para o influenciador, afinal, ele é um especialista nisso e sabe o que dá certo e o que não dá.

Deixe que ele crie posts no seu Instagram ou comande seus Stories por um final de semana, por exemplo. Além disso, peça para ele promover essa ação no perfil dele. Isso vai trazer mais pessoas para o seu Instagram.

Essa ação pode gerar um engajamento muito maior na sua página e te ajuda a ter um conteúdo diversificado.

Algumas marcas ficam receosas de dar acesso à sua conta no Instagram para os influenciadores, mas você não precisa fazer isso. Você pode simplesmente pedir para que ele grave os vídeos ou faça o conteúdo com a legenda que ele preferir e você mesmo faz a postagem na sua rede.

  1. 5. Sorteios no Instagram do seu Influenciador

Os sorteios são muito populares no Instagram por serem capazes de fornecer muito valor às marcas com a ajuda dos influenciadores nos esforços de distribuição. Eles têm o poder de espalhar a mensagem para mais longe e mais amplamente com um senso impactante de autenticidade.

Sorteios no Instagram normalmente são uma parceria entre o influenciador e diversas marcas ou apenas uma marca, onde qualquer usuário que queira participar tem que seguir algumas regras, como seguir a página dos patrocinadores do sorteio, marcar amigos para participarem e seguir o próprio influenciador. 

Quando você organiza um sorteio, a quantidade de seguidores que você recebe é até um pouco assustadora dependendo do tamanho da base do influenciador, mas lembre-se de que aquele público só está ali por um tempo determinado. Tem muitas chances de após o sorteio ele pare de te seguir, por isso, essa é a hora que você tem que trabalhar duro para criar conteúdos super relevantes e fazer com que ele fique mesmo depois de o sorteio acabar. 

Para ter mais sucesso ainda na hora de organizar o seu sorteio com o influenciador, o ideal é ele já estar promovendo seu produto e falando sobre ele previamente. Assim a audiência vai criando interesse aos poucos pela sua marca e na hora do sorteio, eles terão mais disposição em participar. 

Outro ponto importante é colocar bons prêmios! Se o seu produto é caro, sugiro que pense bem antes de fazer para não sair na pior, porém, não adianta colocar o produto mais em conta ou apenas um brinde no sorteio. Tem que ser um prêmio BOM. Eu te digo isso porque existem vários sorteios rolando no Instagram todos os dias e as pessoas costumam se marcar o tempo inteiro. Se o seu sorteio não for interessante, você perde a oportunidade. 

(Foto: @Bianca)

Um bom exemplo é a influenciadora Boca Rosa. Ela fez um sorteio que teve quase 2 milhões de comentários no Instagram e colocou simplesmente toda a sua coleção de maquiagem em quantidades gigantes + 3 Iphones e algumas outras marcas que participaram (nem sei o que eu faria com tanta coisa, rs).

É aquele tipo de sorteio que você pensa “Tá, imperdível. Vou ter que participar”. E é isso que torna ele tão estimulante. 

Claro que você não precisa fazer um sorteio dessa magnitude. Vamos supor que você é uma marca de tripés e seu influenciador seja um fotógrafo. Provavelmente, o público daquele fotógrafo tem muito interesse em fotografia e quando você fizer o sorteio, eles vão se interessar pelos tripés. 

Aí que está o segredo: se você estiver com o influenciador certo, o seu produto sempre vai interessar aquela audiência e será mais fácil das pessoas participarem. 

Conclusão

Não tenha dúvidas de que os influenciadores podem aumentar seu engajamento, audiência, visibilidade e alcance nas redes sociais e invista neles para criar conteúdos e campanhas que sua audiência se engaje. 

Seja criativo e autêntico e teste todos os formatos até entender o que a sua audiência mais se engaja. Além disso, esteja aberto para ouvir seu influenciador e pedir opiniões, afinal, ele é um criador de conteúdo profissional e pode te ajudar muito.