Por Priscila Sampaio

Em 20 de April de 2018

A inovação precisa fazer parte do seu dia a dia para obter sucesso. É necessário pensar em estratégias de marketing para influenciadores se o objetivo é se manter relevante para o público e contar com cada vez mais audiência em seus canais digitais.

Estar de olho no progresso tecnológico é algo essencial. Todos os dias podem surgir novidades que revolucionam a forma como as pessoas se comunicam. Um influenciador digital precisa estar por dentro disso se deseja ter mais sucesso em seu segmento.

Pensar em soluções de marketing para influenciadores tem tudo a ver com a compreensão das expectativas da audiência e acompanhar as movimentações desse mercado.

Confira a seguir 8 dicas de marketing para influenciadores em tempos de inovação:

1. Produza conteúdo educativo

Com mais conteúdo disputando a atenção dos seus seguidores, os influenciadores precisam de métodos inovadores para manter a audiência em meio a tanta concorrência. Uma ótima forma de fazer isso é criando conteúdo educativo.

O segredo está em compreender quais são os interesses do público e ensinar algo que ele queira aprender. Tanto o formato de vídeo como o de texto podem ser usados para isso, basta considerar os benefícios de cada um e o tipo de material que o influenciador costuma criar.

Esse tipo de conteúdo tem tudo para ganhar bastante destaque no Google. Afinal, as pessoas têm o costume de usá-lo para buscar guias e tutoriais quando sentem vontade de fazer algo.

2. Faça transmissões ao vivo

A maioria das redes sociais da atualidade conta com a possibilidade de realizar lives, ou transmissões ao vivo. Influenciadores podem usar essa ferramenta para proporcionar um olhar com mais exclusividade ao seu dia a dia, sem edição ou retoques.

O uso de lives também garante um bom alcance à transmissão. Na maioria das plataformas onde o recurso é suportado, os seguidores recebem uma notificação de que o perfil entrou ao vivo. É um jeito de impactar quem está online.

O influenciador digital precisa levar em consideração o perfil do seu público e as redes sociais que mais utilizam. Depois, o momento é de conferir todas as possibilidades que ela oferece, quais funcionalidades as transmissões ao vivo possuem e como aproveitá-las adequadamente.

3. Aposte no uso de dados

Com o progresso da tecnologia, passamos a obter uma série de dados estratégicos que até então eram inacessíveis. Influenciadores podem conhecer muito mais a respeito do comportamento do público, suas preferências e caminhos que tomam até o seu conteúdo.

A tendência do Big Data tem uma forte ligação com o marketing para influenciadores. É bastante positivo se apoiar em informações relevantes para desenvolver a melhor estratégia para conquistar cada vez mais seguidores e criar o conteúdo certo para eles.

Contar com uma ferramenta inteligente que organize esses dados e se apoie em inteligência artificial para apontar os caminhos mais estratégicos é outra forma de se apoiar na inovação para obter bons resultados.

4. Invista em chatbots

Eles são robôs que automatizam a comunicação em sistemas de chat como Facebook, Messenger e Telegram. Oferecem uma gigantesca otimização de tempo para os influenciadores que querem se manter em contato com quem interage com eles.

É possível configurar um chatbot para interagir em contextos específicos, como para responder elogios de fãs e sugestões de conteúdo. A tecnologia por trás desse sistema permite que todo o discurso do robô seja detalhadamente configurado, permitindo replicar o tom do influenciador com fidelidade.

Não se trata de automatizar todas as interações. O melhor benefício do chatbot é otimizar o tempo com conversas rápidas que não necessitam de muita profundidade.

5. Lance produtos em parcerias

Diversas marcas estão dispostas a se associarem a influenciadores digitais para lançar produtos em parceria. Por exemplo, uma youtuber de moda e beleza pode assinar uma coleção inédita de uma marca de roupas. Ambas as partes têm muito a ganhar com essa tendência.

Isso também serve como ótima iniciativa de marketing para influenciadores, já que podem conquistar mais seguidores e lucrar com as vendas dos produtos. Basta se associar a uma empresa que possua identificação com a sua audiência.

Se as marcas não procuram o influenciador digital com uma ideia como essa, nada impede que o movimento inverso seja feito. Nesse caso, é importante ter muito bem definido o que será o produto e sua proposta de valor.

6. Organize eventos especiais

O público de influenciadores digitais está sempre disposto a aproveitar oportunidades para vê-los pessoalmente. Portanto, vale a pena organizar encontros desse tipo com uma abordagem que faça sentido para a audiência e o segmento em que ela se encontra.

Tal evento pode ser, depois, registrado de forma ampla no canal de conteúdo do influenciador. Isso faz com que a programação fique mais conhecida e suas edições futuras ganhem ainda mais atenção.

Também vale a pena cobrir o evento usando os recursos disponíveis (como transmissões ao vivo) e disponibilizá-lo para ser conferido posteriormente.

7. Crie conteúdo com outros influenciadores

Para obter sucesso, uma ótima estratégia de marketing para influenciadores consiste em se aproximar de outros nomes relevantes dessa área. Criar conteúdo em parceria é uma ótima forma de atingir mais público e inovar em suas próprias criações.

A escolha do parceiro deve ser feita com bastante cuidado. É melhor escolher alguém que tenha identificação com o conteúdo já criado pelo influenciador, além de ter uma audiência equivalente. Ambos precisam obter algo de valor dessa troca, então é importante planejá-la muito bem.

Uma das principais vantagens dessa iniciativa está em ter contato com uma nova faixa de audiência que tem identificação com o público que já acompanhava seu conteúdo.

8. Inove na distribuição do conteúdo

Não basta criar conteúdo inovador, o influenciador digital também precisa ser capaz de utilizar os melhores meios para distribuí-lo. Não é bom depender apenas de o seguidor ir atrás das suas criações. Levá-las até o público é essencial para se manter relevante em qualquer segmento.

Existem diversos canais possíveis para fazer isso, como e-mail, anúncios pagos, posts nas redes sociais e até meios offline como a televisão. O que determina a eficácia da escolha é a identificação que ela tem com os seguidores do influenciador digital.

Para facilitar esse trabalho, basta pensar como uma empresa que está planejando a sua estratégia de marketing: é necessário usar os canais adequados para distribuir seu conteúdo, senão ele se torna irrelevante.

Planejar estratégias de marketing para influenciadores é algo que parece difícil, mas pode ocorrer naturalmente quando todos os elementos estão alinhados adequadamente. Isso significa ter o olhar sempre voltado para a inovação e o radar ligado para detectar movimentos que podem ser vantajosos. Nenhum influenciador digital consegue se manter relevante sem a habilidade de se adaptar e surpreender sua audiência. Pense nisso e comece já a estruturar as suas estratégias.

Qual dessas soluções parece mais promissora para você? Deixe um comentário com a sua opinião!