Por Larissa

Em 11 de May de 2018

As mães exercem grande influência em nossas vidas reais e digitais. Elas se tornaram influenciadoras e conseguem manter uma audiência alta e engajada nas redes sociais.

Tamanho é o sucesso que algumas mamães já contam com mais de 5 milhões de seguidores no Youtube, como é o caso do canal da Flávia Calina.

Outras mantém postagens regularmente e alcançam notas máximas de engajamento, como a Lays Tateno, do perfil no Instagram Família CM, que conta, atualmente, com o Airfluencers Score de 1000 (métrica própria que avalia o nível de engajamento. As notas variam de 0 a 1000).

Ou aquelas que saem das telas de TV para as telinhas do celular como a Naiumi Goldoni, atriz e influenciadora, que já conquistou 777 mil seguidores no Instagram e compartilha seu estilo de vida e o dia a dia em família.

O assunto em comum é compartilhar as alegrias e dificuldades na tarefa de ser mãe. O grande destaque que essas influenciadoras conseguem está em criar verdadeiros fóruns de discussões e trocas de experiências. Como o caso da Francielle Rezende (@franmissmae). Entre suas publicações ela compartilhou no dia 15 de março, uma foto segurando a mão de sua bebê Laura. Na descrição ela explica que a menina está internada por bronquiolite. Essa publicação rendeu 18.743 curtidas e 2.059 comentários. Entre eles, muitas mães relataram momentos de angústias com os filhos doentes, outros que sofreram acidentes e o quanto o amor de mãe supera esses momentos.

Outros perfis trabalham com o tema maternidade, sua rotina de mães, de esposas, dicas de como lidar com os obstáculos, indicações de produtos e algumas influenciadoras trabalham com até o teor de humor sobre determinadas situações ou métodos educacionais. Esse tipo de conteúdo aproxima a influenciadora ao seu público virtual, criando até um laço afetivo, como os próprios seguidores demonstram em reações amorosas como se conhecessem a pessoa há anos e torcem por ela. E quando a personalidade virtual indica um produto é mais certo que os seguidores aceitem por parecer ser uma amiga indicando.

Por isso, a empresa que queira trabalhar relacionando sua imagem com a uma influenciadora, é importante analisar todo o comportamento, porque a mamãe criadora de conteúdo aborda outros temas além da maternidade. Por meio da plataforma Airfluencers, você tem acesso à mensuração dos outros assuntos que foram abordados, o quanto se é discutido e a performance de cada um. Fizemos uma lista (veja abaixo) entre as mães que se destacam nas redes pela relevância que apresentam na categoria.

Entre os assuntos que elas abordam estão: moda, beleza, gastronomia, viagem e cultura. As marcas citadas por elas nos últimos 90 dias foram Mc Donalds, Disney, Johnson & Johnson, Chicco e Bepantol.

 Para montar sua estratégia com influenciadores é importante se atentar para alguns ponto em seu planejamento. O influenciador deve conversar com sua marca e não se adaptar a ela. Saiba quais são os pontos de atenção:

–       Ter de forma clara o objetivo da campanha com marketing de influência;

–       Identificar quais territórios e atributos a marca deseja se aproximar;

–       Pesquisa de mães que apresentem sinergia e reforcem os atributos pré-estabelecidos;

–       Análise qualitativa no conteúdo: frequência de postagem, qualidade imagética e maneira como o influenciador já se relaciona com outras marcas;

–       Análise qualitativa de audiência: observe os tipos de comentários que o perfil recebe, quais os termos mais relacionados ao influenciador e também se são respondidos por ele ou não.

–       Análise quantitativa: determine um período para analisar a média de likes e comentários que apresenta.

É um nicho bem fértil para se trabalhar campanhas de marcas ou associação em relação à saúde em razão da audiência qualificada que rende o assunto.

Aquele que procura associar a empresa ou algum projeto com influenciadores digitais ligados à família, tem inúmeros perfis a escolher. Por isso, contar com ferramentas, como a Airfluencers, é essencial para o seu business plan, porque ela permite encontrar um perfil que tem sinergia com a marca.

Destacamos as influenciadoras que possuem o comportamento semelhante e analisamos seus perfis no Instagram. Todas utilizam recursos de crossmedia para seus outros perfis nas redes sociais.

1 – Flavia Calina

1,4 Milhão de seguidores Score I 837

2- Lays Tateno

241.952 mil seguidores Score I 1000

3- Macetes de Mãe

242 mil seguidores Scores I 800

4- Dia a dia de Mamãe 

373.132 mil seguidores I Score 840

5- Fran Miss Mãe

159.167 mil seguidores I Score 969

6 – Ru Baricelli

116.388 mil seguidores I Score 857

7 – Ivi Pizzott

205.267 seguidores I score 634

8 – Naiumi Goldoni

768.193 seguidores I score 502

9 – Gabi Ferreira

128.600 seguidores I score 998

10 – Hel Mother

69.691 seguidores I 948 score

Monte sua estratégia com marketing de influência aplicando inteligência. Solicite uma demo da nossa plataforma com um dos nossos especialistas.

Leia também: Conheça 5 canais onlines com troca de experiências sobre como ser um bom pai