Por Priscila Sampaio

Em 02 de October de 2017

Brand persona precisa ser definido para orientar as ações de marketing digital

Como ter certeza de que a sua comunicação está alinhada às expectativas do seu público? Não é nada recomendado apostar em suposições nessa hora. Em vez disso, baseie-se em informações confiáveis a respeito dessas pessoas. A melhor maneira de trabalhar com isso é criando e mantendo uma brand persona.

Em resumo, trata-se de uma personificação da sua marca. É como imaginá-la sendo uma pessoa, com personalidade, estilo e opiniões particulares. O segredo para o sucesso está em alinhar essas características às expectativas do seu público-alvo. Para que a sua empresa seja bem-sucedida, a brand persona precisa ser alguém em quem sua audiência confiaria sempre.

Ter uma brand persona também é algo que facilita imensamente na hora de criar conteúdo relevante. Você já terá um tipo de linguagem pronto para ser empregado, sem precisar se apoiar em suposições sobre o que é mais eficiente. Portanto, você precisa contar com esse recurso em sua estratégia para produzir uma comunicação cada vez mais assertiva.

Quais os benefícios de ter uma brand persona?

Comunicação mais eficiente

Cada peça publicitária ativada pela sua empresa precisa ser capaz de captar a atenção do público e gerar identificação junto a ele. Usar uma brand persona é uma ótima forma de garantir que toda a sua comunicação esteja alinhada aos valores e objetivos da marca.

Facilitação nos processos de decisão

Você costuma se ver em meio a dúvidas sobre determinadas escolhas na sua estratégia? Ao contar com uma brand persona, a necessidade de tantos conflitos diminuirá consideravelmente. Afinal, bastará sempre consultar o perfil dela para ter certeza a respeito dessa ou daquela escolha.

Diferencia a marca dos concorrentes

Em tempos de concorrência acirrada, qualquer diferencial pode ser decisivo. Ter uma brand persona que gera identificação junto ao público é algo bastante positivo se o seu objetivo é conquistar visibilidade e credibilidade em seu mercado. Sem esse recurso, a sua mensagem será confundida com a dos outros.

Como criar uma brand persona?

Gere identificação com o seu público

Quando uma marca tenta atingir uma audiência, é como se duas pessoas tentassem interagir. O contato somente será eficiente quando houver identificação entre as duas partes. Portanto, esse conceito também deve valer para a criação da sua brand persona. Leve em consideração o perfil do seu público-alvo e que tipo de personalidade conseguiria atrair essas pessoas.

Resgate os valores da sua marca

O que diferencia uma empresa da outra em um mesmo mercado? A resposta para isso deve ser a sua missão. É esse diferencial que deve nortear a sua estratégia de criação de brand persona. Pense nos valores da sua marca e de que forma eles seriam traduzidos para os traços de um personagem.

Apoie-se em mineração de dados

Basear-se em suposições nunca é positivo para nenhum tipo de pesquisa. Ao criar sua brand persona, você precisa se apoiar em dados concretos para criar uma personagem verossímil. Para isso, vale a pena aproveitar a mineração para pesquisar características do seu público e de marcas semelhantes no seu mercado.

Quais são os próximos passos?

Depois de criar a sua brand persona, chega o momento de começar a usá-las. Implemente essa “voz” em todas as comunicações da sua marca. Faça uma varredura em busca de chances valiosas para usar esse recurso tanto em suas ações online como offline.

Além disso, mantenha a sua estratégia em plena renovação. Caso detecte novas oportunidades, vale a pena modificar sua brand persona para ficar ainda mais próxima das expectativas do seu público.

E então, já criou a brand persona para o seu negócio? Continue acompanhando nossos posts para pegar dicas relevantes para suas estratégias de marketing!