Por Priscila Sampaio

Em 20 de March de 2018

Trazer influenciadores digitais para a sua estratégia de marketing é uma ótima forma de aumentar a visibilidade e a relevância da sua marca ao emprestar a sua exposição. No entanto, para aproveitar todos os benefícios que essa iniciativa pode proporcionar à empresa, é necessário saber como encontrar influenciadores que tenham identificação com a sua campanha.

Existem inúmeras pessoas que se enquadram nessa classificação, com múltiplos níveis de relevância em diversos segmentos diferentes. Escolher o influenciador errado para a sua campanha pode prejudicar os seus resultados, já que você não conseguirá dialogar com o público correto.

Há algumas maneiras certeiras de garantir a escolha certa de influenciadores, que podem contribuir positivamente para as suas campanhas de marketing. Isso envolve um conhecimento aprofundado sobre a sua própria marca, os seguidores dela e o mercado em que está inserida.

Consuma conteúdo de todos os tipos

Quem atua com internet precisa respirar conteúdo digital a todo momento. Somente assim é possível conhecer o que está sendo produzido nesse meio e ter contato com diversos tipos diferentes de personalidades, que são relevantes para segmentos distintos.

Reserve parte do seu tempo para descobrir canais do YouTube, perfis no Instagram, páginas no Facebook e o que mais for possível. É necessário estar sempre por dentro de tudo o que se torna importante no ambiente digital para entender como ele funciona e usar essa informação a seu favor.

Quando chegar o momento de escolher o influenciador digital da sua marca, você terá um conhecimento mais aprofundado a respeito desse cenário, e assim conseguirá enxergar as melhores alternativas para sua estratégia.

Monitore o conteúdo que costuma viralizar

Novos influenciadores surgem todos os dias e geralmente sua consolidação ocorre quando conseguem viralizar conteúdo com frequência. Então, você precisa ficar de olho nessas ocorrências para descobrir possíveis candidatos para parceria com sua marca.

Observe os trending topics do Twitter e o que as principais páginas do Facebook estão compartilhando. Procure acompanhar aquele conteúdo que é muito compartilhado e fique com o radar ligado para perceber a presença de um influenciador em ascensão.

A habilidade de criar um conteúdo que o público quer compartilhar é algo bastante valioso para a sua marca. Portanto, vale a pena desenvolver o hábito de acompanhar quando um vídeo ou tweet viraliza e de que forma a pessoa por trás deles pode contribuir positivamente para os seus objetivos.

Confira as colaborações anteriores

Uma ótima forma de perceber como os influenciadores considerados costumam atuar em campanhas de marketing é conferindo suas ações anteriores. Procure saber quais outras marcas já realizaram ações com eles e quais foram os resultados conquistados.

A partir disso, você também pode visualizar como essas personalidades lidam com o conteúdo da marca, e de que forma agregam valor à campanha com sua própria presença. Tente enxergar de que formas esses benefícios estariam acessíveis à sua empresa.

Este passo é importante para que você fique sabendo de eventuais problemas. Não é nada positivo ter os seus resultados comprometidos porque um influenciador não atua de maneira profissional.

Analise o conteúdo produzido

A maioria dos influenciadores digitais ganha destaque graças ao conteúdo que produzem. Sejam vídeos no YouTube, sejam stories no Instagram ou sejam tweets engraçados, esses elementos foram decisivos para que essas personalidades se tornassem o que são hoje. Você precisa ter atenção especial a esse critério ao fazer sua escolha.

O conteúdo criado pelo influenciador cogitado precisa ter identificação com a sua marca. Ele tem que contribuir positivamente de alguma forma para os seus objetivos e se encaixar nas expectativas do seu público-alvo. Não basta trazer alguém só porque tem grande audiência.

Por exemplo: um youtuber se dá muito melhor trabalhando com audiovisual. Não faz sentido tirá-lo desse meio, pois você não aproveitará todo o potencial dele. Isso vale para o tipo de abordagem, também: um influenciador que produz comédia pode não contribuir adequadamente para uma campanha séria.

Considere usar mais de um influenciador

Você não precisa usar apenas um influenciador em sua campanha de marketing. Muitas marcas conseguem excelentes resultados ao combinar múltiplas personalidades em uma única campanha, ao perceberem que isso agregará mais valor aos seus retornos.

É claro que isso representará um custo maior e o seu orçamento deve ser capaz de absorver esse aumento. Como qualquer outra decisão de marketing, precisa ser corroborada por dados concretos. Pense nos benefícios que você poderá aproveitar e se os retornos compensam os investimentos.

Vale a pena lembrar que alguns influenciadores trabalham melhor sozinhos, enquanto outros atuam muito bem em grupos. É importante considerar a personalidade deles, e de que forma costumam interagir com outros membros do seu segmento antes de tomar a sua decisão.

Use uma ferramenta inteligente

Como já ficou bastante claro, há uma série de variáveis envolvidas na escolha do influenciador ideal para os seus objetivos. É necessário levar muitos atributos em consideração, o que pode levar tempo e exigir esforço do seu time. Felizmente, o progresso tecnológico permitiu avanços suficientes nessa área para tornar o trabalho mais fácil.

Graças à capacidade das máquinas aprenderem, é possível contar com um sistema moderno como o Airfluencers. Utilizando filtros baseados em inteligência artificial, a plataforma consegue apontar os melhores influenciadores para os objetivos e características da sua campanha. São levados em conta critérios como termos mais associados a eles: comportamento, tipo de conteúdo, perfil da audiência, entre outros.

Isso permite trazer apenas aqueles influenciadores que têm maior identificação com o seu público-alvo e poderão contribuir positivamente para os objetivos da sua campanha. Paralelamente, consegue otimizar o seu trabalho e o da sua equipe, já que não será mais necessário gastar tanto tempo na etapa de pesquisa de personalidades para a estratégia.

Contar com as parcerias certas é decisivo para o sucesso das suas iniciativas. Com segmentos cada vez mais competitivos, a sua empresa precisa contar com meios eficazes para impactar sua audiência de maneira significativa e fortalecer a própria imagem, senão, corre o risco de ser ultrapassada pelos concorrentes.

Agora que você já sabe como encontrar influenciadores para as suas campanhas de marketing, pode iniciar o planejamento das suas ações adequadamente. Utilize os métodos recomendados para chegar até as personalidades ideais, para associar à sua marca e conquistar os seus objetivos com excelência.

Já percebeu o quanto o nosso Influencers Search pode ajudar você em sua campanha? Entre em contato conosco para conhecer mais possibilidades!