Por Larissa

Em 15 de May de 2018

Com a popularização das redes sociais e a facilidade de interação trazidas por essas plataformas, o público de um influenciador digital passou a ter meios bastante eficazes para interagir com seus ídolos.

Muitas vezes, o contato é tão próximo que se assemelha a uma amizade autêntica. E, sem dúvida, isso proporciona uma série de oportunidades para a personalidade que deseja se destacar cada vez mais.

segredo para o sucesso está em fidelizar a audiência, oferecendo mais experiências de qualidade a essas pessoas para que elas permaneçam engajadas com o seu conteúdo. Mas isso não é tão simples de fazer — deve-se compreender muito bem as motivações e necessidades dessa audiência.

Pois é justamente disso que traremos neste post! Então, interessado? Continue lendo e confira:

Como fidelizar o público de um influenciador digital

Algumas ações podem ser decisivas para que um influenciador digital consiga fidelizar a sua audiência.

Isso significa atuar de maneira que essas pessoas se sintam motivadas a acompanhar o conteúdo inédito dessa personalidade, além de divulgá-la para os amigos e aproveitar todas as oportunidades disponíveis para interagir com ela. E, nesse sentido, nem sempre o caminho mais eficaz é o mais óbvio.

Ao considerar todas as alternativas, é essencial que o influenciador digital leve em consideração as particularidades da sua própria identidade e da audiência que costuma atingir. É necessário ser criativo para encontrar as melhores formas de se destacar.

Além disso, um influenciador digital precisa ter em mente que não é toda pessoa que escolherá o seu conteúdo — e não há problema algum nisso. É muito mais valioso agradar ao seu nicho e fidelizá-lo em vez de tentar atrair uma audiência maior que não tem identificação com o seu material.

Tendo isso em mente, vejamos agora as melhores formas de fidelizar o público de um influenciador digital:

Produza conteúdo relevante

Um influenciador digital se mantém querido pela sua audiência se continua criando conteúdo relevante para ela. Até porque, na maioria das vezes, é justamente isso que o tornou famoso inicialmente. Portanto, é preciso se manter fiel a esse tipo de produção mesmo depois de atingir a fama.

Nesse sentido, uma boa prática é criar um planejamento a longo prazo com ideias que possam ser exploradas no futuro.

Evite publicidade sem sentido

Muitas empresas estão em busca de novos influenciadores digitais para integrar suas campanhas, mas nem sempre existe uma boa seleção nessa parceria. A audiência de um influenciador digital pode ter dificuldades para entendê-lo se ele decidir associar o seu nome a uma marca que não tem relação com sua postura e proposta.

Por isso, ao receber um convite de uma empresa para integrar uma ação de marketing, o influenciador digital deve levar em consideração de que forma aquela marca é relevante para o seu segmento. Se houver pouca ou nenhuma ligação, é melhor não se associar a ela.

Crie relacionamentos significativos

Uma parte muito importante do trabalho com internet gira em torno de interações com o público. Não basta apenas mandar respostas genéricas a ele. É necessário criar relacionamentos significativos, fazer com que essas pessoas enxerguem o influenciador digital como um amigo delas.

O público de um influenciador digital tem grande admiração por essa personalidade e quer sempre interagir com ela. Então, se você não dedica tempo suficiente para responder mensagens e comentários, logo os seus fãs deixarão de acompanhar seu conteúdo.

Atue nos canais certos

A internet com hoje com uma alta variedade de canais de comunicação. E o público de um influenciador digital pode utilizá-los para ficar por dentro das novidades e últimas criações dessa personalidade.

Para que isso produza bons resultados, no entanto, o influenciador digital precisa estar nos canais certos. É necessário levar em consideração o perfil da audiência que ele atinge e quais plataformas os seus seguidores costumam usar.

Uma youtuber de moda, por exemplo, provavelmente encontraria pessoas dispostas a segui-la no Instagram Stories, além do YouTube.

Seja fiel à sua persona

Como já dissemos, toda personalidade precisa se manter coerente com a sua própria imagem.

O público de um influenciador digital é bem capaz de detectar se ele muda de jeito ou perde algum dos traços que eram importantes na época em que se tornou famoso. E isso costuma ser decisivo. Então, tenha em mente de que forma você se projeta para o seu público.

A audiência conquistada até aqui foi atraída por essas características, logo, não faz sentido mudá-las, já que isso dificultará o processo de fidelização dessas pessoas.

Saiba se reinventar

Essa dica pode parecer contraditória com a anterior, mas não é. Reinventar-se não é o mesmo que mudar sua personalidade. Na verdade, é um jeito de reafirmar quem você é de novas maneiras, que consigam atrair cada vez mais público e mantê-lo em contato com o seu conteúdo.

Todas as áreas de atuação têm oportunidades para isso. O mais importante é compreender quais são as expectativas da sua audiência e saber como superá-las de maneiras criativas.

Inclusive, vale a pena ficar de olho no que está sendo produzido no Brasil e no mundo, no campo de influenciadores digitais, para buscar inspiração.

Como influenciadores brasileiros souberam fidelizar seu público

Grandes influenciadores digitais conquistaram relevância em seus segmentos porque conseguiram fidelizar o seu público. Felipe Neto, por exemplo, obteve uma audiência tão vasta que conseguiu emprestar parte desse destaque para o irmão, Luccas, que também se tornou youtuber.

E essa fidelização do público é um ótimo caminho para que ele consiga cada vez mais parcerias estratégicas. Recentemente, a youtuber Jout Jout mencionou um livro infantil em seu canal. Em pouco tempo, ele se esgotou das livrarias. A editora diz que não foi uma ação coordenada com a influenciadora, mas mostra o poder dela em direcionar público a um produto.

Enfim, casos como esses mostram o quanto é importante focar na fidelização do público de um influenciador digital. Sem isso, como vimos, ficará mais difícil causar um impacto significativo nessas pessoas e permanecer relevante em seu segmento.

Então, gostou do post? Restou alguma dúvida sobre como fidelizar o público de um influenciador digital? Deixe a sua pergunta nos comentários!

Agora que você já aprendeu como fidelizar os influenciadores, baixe nosso Tipbook para aprender ainda mais sobre a importância do marketing de influência e como obter muito mais sucesso com essas práticas.