Por Larissa

Em 19 de June de 2018

Você provavelmente já sabe que os influenciadores digitais podem proporcionar impulsos significativos na visibilidade da sua marca. Mas, ainda tem dúvidas de como isso realmente acontece? O conceito está muito abstrato?

Isso pode acontecer porque o potencial dessas personalidades para as marcas é bastante vasto. Existem várias formas de aproveitar a exposição dos influenciadores digitais a favor da sua empresa, e é essencial que você consiga escolher o melhor caminho. Qualquer erro nessa etapa pode comprometer os seus bons resultados.

Quer utilizar influenciadores digitais nas campanhas de marketing da sua empresa? Então, aproveite este artigo para conhecer todas as possibilidades que podem trazer benefícios para a exposição da sua marca com a ajuda dessas personalidades.

O que fazer antes de propor uma parceria com influenciadores digitais?

Por mais atrativo que pareça trazer influenciadores digitais para a sua estratégia de marketing é necessário cautela na hora de começar. Você não conseguirá sucesso se apressar as etapas e não tomar as decisões certas ao realizar esse trabalho.

O primeiro ponto a ser levado em conta deve ser os objetivos e metas da sua marca. O que a sua empresa pretende alcançar com uma parceria com influenciadores digitais? Quer vender mais de determinado produto? Lançar alguma nova coleção? Aumentar sua visibilidade e reconhecimento?

Em seguida, chega o momento de selecionar os melhores influenciadores digitais que conseguirão ajudar você a atingir seus objetivos. Não basta apenas ir atrás daqueles com a maior audiência. Você poderá obter retornos de muito mais qualidade ao se associar a personalidades que tenham alta relevância para o público específico da sua marca.

Quais são as melhores maneiras de usar influenciadores digitais na estratégia?

Publicações patrocinadas

Tenha com um método infalível para apresentar publicidade de alta relevância para o público certo: conte com influenciadores digitais para produzir conteúdo patrocinado. Isso consiste em ter um material promocional da sua empresa produzido pela personalidade e publicado nos canais de distribuição dela.

Tal ação trará um impulso significativo de visibilidade para a sua marca e seus produtos, já que a credibilidade do influenciador estará associada a eles. Afinal, ele está dando espaço a você no canal de conteúdo dele, no mesmo formato que o consagrou como preferência de sua audiência.

Lembre-se que é importante que o influenciador digital mantenha a sua identidade ao produzir conteúdo. Não costuma ser muito eficaz tentar mudar demais a produção dessas personalidades. Afinal, elas se consagraram com um tipo específico de criação.

Organização de eventos

Todo fã sonha com uma oportunidade de se encontrar com o ídolo pessoalmente e isso também vale para os influenciadores digitais. Eles possuem audiências vastas que certamente trarão visibilidade ao seu evento, bastando convidar a personalidade certa.

Uma das formas de aproveitar os influenciadores digitais em suas campanhas de marketing consiste em utilizá-los em eventos da sua empresa. Eles podem aparecer como convidados ou até conduzir o evento como apresentadores. Cabe a você avaliar o potencial deles e de que maneira contribuiriam mais.

Não deixe de apostar no apelo dos influenciadores digitais junto ao seu público. Que tal fazer sorteios que proporcionam conhecer pessoalmente o participante? Ou oferecer brindes à audiência relacionados ao convidado? Considere o perfil dessas pessoas e o que seria atrativo para elas.

Envio de produtos para avaliação

Os influenciadores digitais costumam divulgar seu dia a dia nas redes sociais de forma que é como o público pudesse ver cada passo deles. Você pode se aproveitar de toda essa exposição para inserir os seus produtos nesse meio e conquistar a audiência dessas personalidades.

Uma ótima forma de fazer isso consiste em enviar seus produtos para a avaliação do influenciador. Selecione aqueles que você deseja divulgar e faça um pacote especial para presenteá-lo. Você pode personalizar esse envio de alguma maneira, como usando uma carta.

Depois, fique de olho nas redes sociais do influenciador digital presenteado para detectar o momento em que ele recebe e divulga o seu produto. Assim, você consegue conquistar uma exposição espontânea da sua marca.

Criação de produtos em parceria

Que tal trazer os influenciadores digitais para dentro do processo de criação dos seus produtos? Trata-se de uma forma bastante ousada, mas muito promissora de gerar visibilidade e sucesso nas vendas.

Isso não só vai facilitar a divulgação dos seus produtos, mas também poderá torná-los mais atrativos para o público. O segredo está em desenvolver um produto que tenha apelo para a audiência da personalidade escolhida e seja fiel à identidade da sua empresa.

Por exemplo, uma marca de moda pode criar uma coleção especial assinada por uma youtuber referência no segmento de beleza. É uma forma de emprestar a credibilidade dela para o que tem tudo a ver com o seu meio.

Em seguida, o passo seguinte envolve contar com o influenciador para alcançar a sua vasta audiência para divulgar o novo produto. Afinal, é algo que leva o nome dele e tem apelo para os seus seguidores.

O que fazer em seguida?

Tendo em vista cada uma dessas possibilidades, fica bastante claro o quanto influenciadores digitais podem ser benéficos para a sua estratégia de marketing. Basta escolher as personalidades certas para agregar valor à sua campanha e tomar as decisões adequadas em relação às formas como você utilizará a imagem delas para promover sua empresa.

Depois de definir quais influenciadores digitais farão parte da sua campanha e de que maneira contribuirão para a estratégia, o próximo passo consiste em monitorar adequadamente as ações para se certificar da eficácia delas. Fique de olho nos seus números de engajamento e conversão para garantir o sucesso do projeto.

Com o êxito de uma primeira parceria, você terá criado um relacionamento com os influenciadores digitais escolhidos. Isso facilitará imensamente nas negociações de novas parcerias, além de servir de indicador de sucesso para as suas próximas ações. Se a campanha deu certo, você tem mais motivos para repetir a iniciativa. Em caso contrário, o aprendizado serve para que as estratégias futuras sejam ainda melhores.

Que tal aprender mais sobre esse trabalho? Veja aqui no blog um artigo completo a respeito de métricas de mídias sociais.