Por Priscila Sampaio

Em 12 de March de 2019

Levantamento sobre as rainhas de bateria das escolas de samba em engajamento no Instagram. Conheça as vencedoras.

Juju Salimeni e Sabrina Sato são as rainhas de bateria campeãs de engajamento no Instagram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Airfluencers, empresa de marketing de influência, fez um levantamento sobre as atuações das rainhas de baterias das escolas de samba do eixo Rio – São Paulo e teve destaque, com exclusividade, no portal do UOL.

Influência no Carnaval

Mesmo que a escola não tenha sido a campeã, a influência que as rainhas exercem nas redes sociais é um fator importante para aumentar a relevância no ambiente digital durante o carnaval.

Foi considerado aquelas que mais geram conversa no Instagram, por meio dos comentários em suas publicações. Nos últimos 90 dias, a rainha com maior média de comentários por publicação, em São Paulo, é Juliana Salimeni, rainha da bateria da X9 Paulistana, escola que ficou em décimo lugar na classificação.

Juju Salimeni é campeã de engajamento entre as rainhas de São Paulo

Juju, ex-panicat do extinto Pânico na TV,  tem 13 milhões de seguidores no Instagram. A média por post é de 7,5 mil comentários, estando à frente da Sabrina Sato, rainha da bateria da Gaviões da Fiel.

Agora, a mestiça é a campeã na comparação das rainhas de bateria das escolas de samba do Rio de Janeiro. Ela é a rainha de bateria que gera mais comentários. Sabrina, rainha da Unidos de Vila Isabel, alcançou a média de 5,1 mil comentários por post, nos últimos 90 dias.

Relevância no Instagram

Sabrina Sato é campeã em gerar interações no Instagram

A apresentadora fica à frente de celebridades como a Juliana Paes, que possui a média 1,1 mil comentários por post. A escola de samba para a qual desfilou ficou em terceiro lugar no resultado carioca.

Sabrina Sato é campeã também em média de curtidas por post (548 mil) e número de seguidores, com 19 milhões no Instagram.

Relevância no Twitter

Já no quesito menções de escola de samba no Twitter, a Airfluencers mapeou 51.283 mil tweets e a vencedora, em São Paulo, é a Gaviões da Fiel com 1.642 citações.

Contudo, o tweet com maior destaque foi do perfil oficial do Palmeiras, parabenizando a Mancha Verde pelo título de campeã do carnaval paulistano. A publicação rendeu 11,4 mil curtidas, 4,7 mil retweets e 303 comentários.

Relevância nas redes sociais

Mangueira é a mais mencionada entre as escolas de samba no Twitter

No Rio de Janeiro, a grande campeã na avenida e no Twitter é a Estação Primeira de Mangueira, com 30.205 mil menções, seguida da Portela, com 15.493.

O estudo foi realizado no período de 24 de fevereiro a 07 de março. Das mais de 47 mil publicações analisadas pela Airfluencers, 54% eram declaradas mulheres e 46% declarados homens. O estado do Rio de Janeiro lidera em publicações com 49%, enquanto São Paulo apresenta 14%.

Faça download do nosso Tip Book e crie conteúdos de qualidade.

Dicas para influenciadores digitais

Dicas para influenciadores digitais criarem conteúdo de qualidade