A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por Larissa

Em 07 de June de 2018

Você deve se lembrar de um tempo em que, ao ligar a TV, comerciais e programas “abrigavam” personalidades que falavam com autoridade sobre produtos e serviços. Com a Internet, esse modelo de comunicação ficou um pouco desgastado. Agora, a relação comercial passa pelo público e o influenciador digital.

Antigamente, tendências e modelos de consumo eram guiados pela comunicação nas redes televisas, emissoras de rádio e revistas e jornais. Com as mídias sociais, a forma de divulgar produtos e serviços mudou e foi responsável pelas alterações no perfil de consumo.

As pessoas deixaram de ser consumidores passivos, que apenas recebiam as propagandas e decidiam o que comprar. Agora, elas são vozes ativas dentro do processo: interagem com as marcas, avaliam produtos e serviços e influenciam amigos e familiares por meio de suas opiniões e publicações nas redes sociais.

Com isso, surgiu uma nova categoria de produtores de conteúdo web. Por meio de textos, fotos e vídeos, as pessoas conseguem expor ideias e se comunicar com uma grande base de usuários. Assim, surgiram os influenciadores digitais e o seu trabalho tem levado o tradicional boca a boca para outro patamar.

Por meio de um conteúdo direcionado a públicos específicos e uma linguagem acessível, os influenciadores digitais têm se tornado imprescindíveis para o novo modelo de propaganda. Neste texto, explicaremos como a produção de conteúdo do influenciador favorece o relacionamento entre marca e consumidor. Confira!

Marcas, influenciadores e público

Quem trabalha com a Internet sabe que é bastante complicado conquistar uma audiência e se relacionar com ela. A construção de um perfil nas redes sociais passa, primeiramente, pela atração de seguidores e, em seguida, pela comunicação com eles. Isso está associado ao conteúdo produzido pela marca.

Desenvolver um bom conteúdo passa pela escolha de uma linguagem acessível ao público, um modelo editorial que atenda as expectativas dos seguidores e a definição das melhores mídias para esse processo. Um trabalho que exige esforço de produção e de análise pela equipe da empresa.

Porém, ao investir em uma estratégia com influenciadores digitais, a empresa passa a ter acesso a uma ampla audiência, o que aumenta a abrangência da sua marca. Além disso, esses profissionais da Internet já possuem produção de conteúdo própria e desenvolvida especificamente para o seu público.

Com isso, as empresas passam a ter um “defensor” que sabe se comunicar com o seu público de interesse. Além disso, ao consumirem o conteúdo do influenciador digital, os seguidores se aproximam daquele produto e passam a entender a marca como um elemento do seu estilo de vida e com quem podem se comunicar.

Além de contribuir para um bom relacionamento entre empresas e consumidores, os influenciadores digitais podem exercer um papel importante na identificação com a marca. Quer saber como? Acompanhe os próximos parágrafos!

Um processo de identificação

O mundo está em constante movimento. Não à toa, vemos, de tempos em tempos, pessoas refletindo, por exemplo, sobre como determinado corte de cabelo ou estilo de roupa conseguiu fazer sucesso. Esse processo demonstra a constante mudança de comportamento dos consumidores em qualquer lugar do mundo.

Esse movimento acontece por vários fatores: nova forma de pensar, mudança de comportamento com idade, influência de personalidades ou pessoas que inspiram, dentre outros aspectos. O que faz as pessoas a continuarem a comprar um produto é justamente a identificação que elas criam com a marca.

Para criar essa identificação com o seu público-alvo, uma marca precisa transmitir seus valores, demostrar o propósito de atuação e desenvolver uma linguagem que consiga se comunicar com ele. Uma tarefa que pode ser bastante complicada em um universo que está em constante mudança.

É nesse momento que os influenciadores digitais exercem um papel relevante para as marcas. As celebridades web são conhecidas por suas opiniões, modo de agir e estilo de vida. São esses elementos que conquistam a sua audiência e fazem com que as pessoas se engajem e se relacionem com eles.

Uma empresa, por meio do trabalho de um influenciador digital, consegue transmitir seus valores para uma audiência segmentada, ampla e que comunga dos mesmos conceitos e entendimento de mundo. Assim, fica mais fácil criar uma identificação entre as marcas e os consumidores.

Agora que você já sabe como os influenciadores digitais contribuem para a identificação e o relacionamento das marcas com os consumidores, que tal entender como desenvolver uma estratégia nesse sentido? Não deixe de ler o tópico seguinte!

Marketing digital e os influenciadores

Ao longo deste artigo, você percebeu que os influenciadores digitais podem ter um papel importante na comunicação, relacionamento e identificação com o público-alvo da marca. Mas antes de sair contratando qualquer profissional e desenvolvendo campanhas de comunicação, é preciso ter atenção ao desenvolvimento da estratégia.

Não basta o público se identificar com o influenciador para que o trabalho dê certo. O próprio influenciador precisa comungar dos valores e pensamentos da empresa, afinal, se tornará um porta-voz da sua marca. Dessa forma, é preciso afinidade em todas as etapas do processo.

Dessa forma, na hora de construir uma estratégia com digital influencer, é preciso pesquisar as pessoas que possuem um trabalho que se aproxima da marca, verificar qual tipo de conteúdo elas têm vinculado e qual tem sido a resposta dos seguidores, assim como ter certeza de que o conteúdo está realmente alinhado com seus objetivos.

Além desse trabalho de pesquisa dos influenciadores, é preciso medir o resultado das ações online. Se o digital influencer estiver atendendo à proposta da campanha e, com isso, gerando um resultado satisfatório, então você está no caminho certo e deve seguir com a sua estratégia.

Por outro lado, se não consegue identificar um resultado positivo, é sinal de que precisa reavaliar a sua estratégia, o que implica analisar o desempenho do influenciador escolhido, a linguagem que ele tem usado e o conteúdo que tem sido associado à sua empresa.

Avanços tecnológicos e marketing digital

As mídias sociais se tornaram queridinhas do público. Prova disso é o Instagram, que, em 2017, alcançou a marca de 800 milhões de usuários ativos mensais e 500 milhões de pessoas acessando diariamente a plataforma. Esse alcance vem sendo aproveitado pelas marcas e pelos influenciadores digitais.

Porém, apesar da grande audiência, conquistar os usuários das redes sociais exige a criação de conteúdos que sejam diferentes de tantos outros materiais lançados diariamente nas plataformas. Nesse processo, a tecnologia segue como grande aliada para os profissionais web.

Equipamentos como os estabilizadores de celulares permitem a gravação de vídeos com maior qualidade e, assim, desenvolver materiais mais atrativos para os seguidores. Já drones conseguem registrar fotos e vídeos de ângulos únicos, o que leva a oferecer conteúdos inéditos e a desenvolver uma identidade marcante na web.

Com o novo perfil de consumo, as marcas precisam investir em estratégias que possam aproximá-la do seu cliente. Isso inclui apostar em um modelo que preze a afinidade do público e o influenciador digital. Sempre leve isso em consideração!

Gostou deste artigo sobre a importância da boa relação do público e o influenciador digital? Então, deixe um comentário neste post com as suas opiniões, ideias e dúvidas!