Por dev

Em 21 de August de 2018

Os influenciadores devem utilizar de todos os novos recursos disponíveis das plataformas

Nós te mostramos como fazer!

A cada mês é importante renovar o planejamento de comunicação, seja você marca ou influenciador. E as plataformas como o Instagram, oferecem inovações que permitem criatividade na produção de conteúdo. O IGTV, o novo aplicativo de vídeos do Instagram, por exemplo, é a última atualização que pode potencializar os perfis.

Sabemos que os vídeos ajudam a aumentar a audiência e permitem fortalecer a autenticidade do influenciador, já que demonstra ali seu carisma, as mensagens transmitidas de forma mais naturais, como se é esperado. E ainda aumentar a relevância do perfil no Instagram. Uma grande vantagem é que agora o influenciador ou a empresa, poderá concentrar sua produção de conteúdo em um só lugar, pode se fazer um post sobre o assunto que o vídeo está tratando e na mesma plataforma o seguidor acessar para assistir, sem precisar se logar em outra.

De acordo com o Instagram, a funcionalidade para assistir aos vídeos tem a mesma facilidade de ligar uma TV. Com a mesma lógica do Stories, vem uma sequência de vídeos, que sejam do seu possível interesse. Contudo, terá a opção de selecionar vídeos por meio de filtros como o “Seguindo”, para os canais dos perfis que você já segue, o filtro para “Popular” e ainda o “Continuar Assistindo”, para aqueles vídeos que começou a assistir e pode continuar mais tarde.

Conteúdo cativante

Com esses filtros, percebe o quanto é importante manter a relevância e qualidade do seu conteúdo, para se manter entre os primeiros resultados de sugestão? Isso não significa alta qualidade de equipamentos. Não importa ter até uma equipe de filmagens se o que está sendo transmitido não tem qualquer atrativo.

A sua produção deve ser pautada e adequada para vídeo, não pense que todo conteúdo planejado para texto e foto, pode ser transformado para o IGTV. Crie temas específicos para o seu canal no Instagram. Apesar do App permitir gravações de até 1 hora, na vertical, lembre-se da agilidade da internet. Ser direto e impactante é mais importante do que falar, falar e falar… se não for interessante e dinâmico, sua audiência não passará nem de 3 minutos, e como na TV, o telespectador troca de canal.

Mas falando de qualidade, a resolução das gravações suporta até 4k, uma tendência de resolução Ultra HD no mercado de mobile, por isso, mesmo sendo mais importante a mensagem a ser transmitida, não descuide da qualidade de vídeo e som e conheça os equipamentos que estão à disposição no mercado brasileiro, como estabilizador de celulares, microfones que são acoplados no aparelho, tripés e até drones. No CES 2018, feira de tecnologia em Las Vegas, a DJI, maior fabricante de drones do mundo, exibiu drones a preços acessíveis, isso possibilita os criadores de conteúdo a gerarem com maior qualidade os vídeos e com ângulos únicos.

IGTV mantém sua relevância no InstagramO IGTV ajuda a manter a relevância no Instagram

Algoritmo Instagram

Como já citado sobre relevância, a plataforma utiliza o sistema de Machine learning, seria o algoritmo que consegue aprender conforme a navegação do usuário, de forma que personalize a exibição dos posts entre o conjunto de perfis que você segue.

De acordo com o Instagram entre os fatores principais para a organização do feed que aparecerá para os seguidores estão:

Relacionamento: A interação entre o influenciador ou marca tem com sua audiência, consiste em comentários e respostas, além das curtidas.

Novidade: A frequência de publicações feita pelo perfil. É importante manter um calendário para que os seguidores saibam que determinado dia, terá uma novidade, assim como uma grade de televisão, os telespectadores, sabem que o programa será exibido sempre em um dia da semana e pelos comerciais já tem o conhecimento do tema que será tratado. Assim você pode trabalhar em divulgar para seus seguidores, por meio do Stories e posts, sobre o tema que irá abordar no próximo vídeo do seu canal IGTV.

Interesse: O algoritmo analisa seu interesse por assuntos, conforme o histórico de navegação do usuário. Aqui se retoma a importância de manter fiel seu público e reconhecer qual tema você consegue performar melhor, estando sempre atento aos resultados de cada postagem. No Airfluencers, cada influenciador tem em seu Card a performance por categorias e sabe qual foi o melhor post nos últimos 90 dias.

Contudo, não abandone seus canais que já possuem audiência. Uma desvantagem que o IGTV pode trazer ao criador é descuidar de outro canal. Os seguidores do Instagram podem não ser os mesmos do Youtube, por exemplo. Por isso, tenha o planejamento estruturado e fragmente seu conteúdo na medida certa.

Cross Conteúdo: em que você utiliza seus canais para amplificar sua audiência, fazendo a chamada aos seus seguidores, a conferirem seu conteúdo em outras redes sociais.

Agora, mãos à obra. Planeje seu conteúdo, observe os resultados e use e abuse das tecnologias disponíveis para renovar suas publicações. Esteja atento às inovações das plataformas em redes sociais e seja pioneiro em trazer novidades com qualidade para o seus seguidores!

Não deixe de baixar o nosso Tipbook e receba dicas sobre conteúdo de qualidade!