Por Larissa

Em 25 de July de 2018

No dia 23 de julho foi realizada a terceira edição do Influent Minds, organizado pela Negócios da Comunicação e com apoio da Airfluencers. Entre os convidados para os painéis de palestras estavam o nosso CEO Rodrigo Soriano.

Marketing direcionado

Na palestra “A importância dos microinfluenciadores nas estratégias de marcas”, Soriano abordou o quanto a influência dessas personalidades têm impactado no mercado do marketing digital.

“O microinfluenciador conversa melhor com seu público, e consegue ter uma proximidade maior com seus seguidores em razão do volume. Além de gerar uma comunicação com um determinado nicho, o que é assertivo para engajamento das marcas”, afirma o CEO da Airfluencers.

Soriano abordou sobre a relevância das marcas trabalharem com microinfluenciadores, o quanto é assertivo se relacionar com esse tipo de criadores de conteúdo e um público nichado.

O estudo internacional “O impacto do marketing de influência”, realizado pela L.Métrics, foi apresentado pelo CEO e realizado com cerca de 600 profissionais da área de marketing e influenciadores nos países dos Estados Unidos, Itália, França, Espanha e Inglaterra. Dos 300 profissionais de empresas, 78% já haviam trabalhado com influenciadores.

Esses profissionais entrevistados, eram do segmento de moda, luxo e cosméticos.

Propaganda boca a boca

Rodrigo Soriano comenta sobre a evolução da influência e propaganda, em que a opinião de um amigo ou parente valerá mais que um anúncio para a venda de um produto ou serviço. “ O influenciador cria esse papel do amigo, do conselheiro com o seu seguidor, porque há interação e existe até um laço afetivo entre o criador de conteúdo e a audiência”, comenta.

O CEO reforça que entre os principais resultados de se relacionar com microinfluenciadores é gerar awareness para a marca, impulsionando as vendas e fidelizando o cliente.

relação entre influenciador e campanhas é valiosa e de grande responsabilidade de ambas as partes, por isso é importante a escolha certa do perfil. Soriano, na palestra, categoriza a necessidade da escolha certa dos microinfluenciadores, que tenham a linguagem da marca e sinergia.

Tamanho é esse requisito que 45% dos profissionais que participaram da pesquisa citada acima, escolheram os perfis que apresentavam qualidade em seus conteúdos. Em seguida, 34% indicaram que o fator importante era o tipo de nicho e 32% priorizavam o engajamento. Somente 8% indicaram  o item mais importante era o número de seguidores.

Reconhecimento dos microinfluenciadores

Ao final do dia Influent Minds foi realizado o Prêmio Influenciadores, em que reconhece por relevância os melhores influenciadores de cada categoria.

“O Prêmio Influenciador é extremamente importante e produtivo para o setor que está em desenvolvimento e iniciativas como essa que faz o mercado crescer. Eu só tenho a agradecer por participar desse momento”, conclui Rodrigo Soriano.

Em novembro, será o Prêmio Microinflunciadores. Com a métrica de relevância da Airfluencers, serão indicados para votação seis perfis de 23 categorias de diversos temas. Fique ligado! Se for influenciador, inscreva-se agora ou sendo profissional da área, participe contribuindo com o seu voto!

Acesse a pesquisa e apresentação do Rodrigo Soriano, clicando aqui.

microinfluenciadores