A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por airfluencers

Em 06 de March de 2020

Agências que trabalham com influenciador devem criar processos no marketing de influência.

O trabalho com o influenciador está consolidado como estratégia de marketing digital nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes. 

Entre tantos motivos para se trabalhar com influenciadores digitais, está em alcançar um público-alvo e trazer resultados mais eficazes para o cliente. 

Digital influencer no Brasil 

De acordo com pesquisa Trust in Advertising, realizada pela Nielsen, em nível global, 84% dos entrevistados declararam que a opinião de pessoas de confiança são determinantes na hora da compra e nesse círculo de confiança se encontram os influenciadores. 

Prova disso é a pesquisa realizada pela Qualibest, em nível nacional, apontou que dos entrevistados, 55% pesquisam opinião de um influenciador sobre algum produto. Enquanto,

outros 73% declararam que já adquiriram produtos por indicação de criadores de conteúdo e por final, 84% descobriram produto via influenciador. 

Agência de influenciadores digitais

Com esse movimento nas redes sociais surgiram agências de digital influencer com a proposta de conectar as empresas com creators. 

Contudo, as empresas como agências que fazem o trabalho de marketing digital para as corporações devem entender que o trabalho com influenciador não se configura como leilão. 

Algumas agência de influencer tem times fechados de influenciadores, colocam em espécie de painel a campanha de uma marca e quem se interessar se candidata para ser selecionado. 

Isso é a proposta para o fracasso da campanha da marca. 

Toda empresa ou agência de publicidade precisa de curadoria para escolher os influenciadores digitais da campanha da marca. 

Plataforma de influenciadores digitais

As agências que assumem o marketing de influência das corporações devem receber o briefing e reconhecer ali o objetivo da empresa, seja aumentar a relevância nas redes sociais, tráfego para o site ou conversão em novos clientes. 

Nem sempre esse briefing é claro e está priorizado o objetivo, é nesse momento que as agências se diferenciam no atendimento ao cliente com a curadoria do trabalho. Independente do tamanho da empresa, é preciso auxiliar nesse primeiro passo que será essencial para as demais etapas do processo. 

Entre as estratégias que as agências de marketing devem executar é a contratação de plataformas para buscar o influenciador ideal para a campanha da empresa.

No mercado há diversas opções e entre elas está a plataforma Airfluencers que oferece todas as etapas do planejamento em marketing de influência.

Planejamento no trabalho com o influenciador

Após o briefing definido e estudado é preciso passar a planejar a campanha e seu período de duração. Uma das etapas é encontrar o influenciador ideal para a marca e essa escolha deve ser baseada no objetivo da empresa e esses objetivos vão determinar qual é o público-alvo a ser atingido

Para a busca do influenciador digital é preciso conhecer o comportamento do criador de conteúdo e de sua audiência. 

A ferramenta de busca de influenciador da Airfluencers, por exemplo, apresenta filtros que vão auxiliando na formação do planejamento. 

Ao determinar o público-alvo, a busca pelo perfil será por região, especialidade sobre o assunto, o quanto o influenciador se dedica a falar sobre essa categoria. 

Engajamento do influenciador

Um dos pontos altos em relação ao público-alvo é entender o quanto o influenciador digital engaja com a audiência. Uma das medidas é avaliar o Airscore, nota própria da Airfluencers, que avalia a qualidade de engajamento. 

Essa avaliação se dá pela interação, quanto o criador de conteúdo consegue gerar em comentários referentes às mensagens sobre o produto ou serviço anunciado no post. Não adianta 80% dos comentários serem referentes à beleza da criadora de conteúdo, por exemplo, ou o quanto é estiloso o look usado pelo rapaz. 

Além de outras métricas como visualização, curtidas, compartilhamentos, entre outros. 

Budget para a campanha

Já foi abordado inúmeras vezes, mas lembrando que o influenciador chega a um patamar de profissionalismo que só o recebido de produtos não garante a publicação. 

Como todo profissional o que se espera é o pagamento. Os influenciadores digitais, sejam micros ou celebridades, possuem equipes para a gravação do vídeo, o make perfeito, iluminação, fotógrafo, ou somente as contas pessoais para pagar. 

Caso a moeda de troca seja produto ou serviço, a pessoa responsável pela operação da campanha com influenciador deve ser clara logo no início das negociações. Assim não há gasto de energia para um creator que não aceita somente a permuta. 

Transparência com o influenciador

Mas quando falamos de dinheiro no bolso, sempre é preciso a transparência, assim, mesmo que seja realizado pagamento em dinheiro, é preciso ter clareza se o influenciador digital está disposto a aceitar o valor oferecido. 

E nessa etapa está a escolha certo do influenciador em relação ao ROI. Quando se encontra o perfil considerado conecto com a marca, é preciso avaliar o quanto cada interação vai custar. 

Com a calculadora da Airfluencers, que está disponível no card do influenciador (um painel com todos os dados metrificados disponíveis para os assinantes da plataforma) o profissional do marketing já tem a previsão de quanto cada interação vai custar, baseado nas entregas realizadas até o momento. 

Com essa etapa é estruturada as ações em relação aos investimentos. 

Concorrência: com quem o influenciador já trabalhou?

Entre os filtros que a plataforma de influenciadores Airfluencers oferece está por a marcação de perfil e publicação de hashtags. Isso é uma boa forma para localizar ou analisar os influenciadores digitais que tenham trabalhado com a concorrência. 

E isso pode eliminar a seleção do perfil ou trazer aquele perfil que tenha trabalhado com uma proposta parecida com o que a empresa almeja no momento. 

Um ítem importante é também avaliar as posições políticas ou perante a alguns movimentos sociais. É preciso ter cuidado na hora da avaliação para evitar que seja escolhido um perfil que vai de encontro com as missões ou postura da empresa. 

Selecionando o time de influenciadores digitais

É importante na avaliação ter diversos perfis para poder avaliar qual deles apresentará a melhor sinergia com a campanha da marca. 

Na Lista Comparativa da plataforma de influenciadores Airfluencers, é possível listar os perfis e fazer comparações de quem está com maior número de base de seguidores, número de publicação nos últimos 90 dias, quem entrega o total ou a média de interação. 

Além disso, em todos os perfis há a calculadora que é possível aplicar valores (simulador de ROI), um fator muito importante para a decisão monetária por um influenciador. 

Elegendo o time de influenciadores, nessa etapa do planejamento é importante defender para o cliente o potencial desse grupo. Na Lista de Planejamento é possível totalizar o número de seguidores (o conjunto da base de todos os influenciadores), o potencial de alcance, a média de qualidade de engajamento, medida pelo Airscore e a soma de interação. 

Co-criação  

Após avaliar, comparar e eleger o melhor perfil para a marca, é preciso estruturar como trabalhar o conteúdo do influenciador. É preciso inserir o produto ou serviço de forma natural, como o dia a dia da pessoa. 

Não adianta impor que o criador de conteúdo se torne um banner da empresa, mas demonstrar como a marca faz parte do dia a dia. 

É utilizar da linguagem do influenciador para inserir a mensagem da marca. Caso seja preciso mudar a linguagem, a forma de publicação e horário, é que a escolha do perfil está equivocada. 

Case de sucesso

Um case de sucesso da equipe de Airlab da Airfluencers em relação à uma boa escolha de influenciador foi com a marca Flexive, creme fitoterápico anti-inflamatório. Uma das escolhas do time foi o microinfluenciador Pepe Fiamoncini. 

Ele apresenta temas como viagem, esporte radical e Fitness. E a implantação do produto foi que após exercícios, ou aquela aventura poderia utilizar a pomada fitoterápica para aliviar as possíveis dores musculares. 

Nessa campanha outro bom exemplo é a Bibi Campos que pratica Yoga, que para os iniciantes, as dores musculares são bem presentes no início. . 

Estruturando a estratégia com o influenciador

Com os perfis selecionados e aprovados, criação de conteúdo avaliada por ambas as partes, é importante estruturar ações como:

  • 1 – Códigos de desconto;

2 – Botão para o usuário ser direcionado para o site;

3 – CTA para vendas;

4 – Direcionar para o perfil da marca nas redes sociais;

5 – Redirecionado para preencher landing pages como captação de leads. 

  • Com o conteúdo no ar, é de suma competência da agência que está executando a campanha, estar atenta a possíveis questionamentos sobre o produto e serviço na página do influenciador e responder à todos as solicitações. Isso demonstra transparência com o cliente da marca e agilidade em resposta. 

Comunicação 360 graus

A agência de influenciadores ou agência de marketing digital deve criar o planejamento e contemplar a comunicação da própria marca. 

É um erro na jornada do cliente criar toda uma campanha nas redes sociais do influenciador e o consumidor buscar pelo produto anunciado ou querer saber mais sobre a marca e “dar com a porta na cara”. 

A empresa precisa estar alinhada com publicações que trazem mais detalhes sobre o produto, que direciona para a compra e ainda ter todas as frentes de comunicação atualizadas. 

Ruído da comunicação

Um exemplo real para entender a importância da comunicação em todas as pontas. Uma influenciadora que fala sobre gastronomia saudável indicou para a compra um tipo de frigideira que não necessita de óleo e cozinha bem. A criadora de conteúdo indicou a compra através do Story do Instagram, utilizando o “Arraste para cima”.

Contudo, ao ser direcionado para a página de compra da frigideira, o produto estava indisponível. Considerando que o Story tem a duração de 24 horas, imagina a frustração da pessoa que foi impactada e poderia comprar imediatamente pela motivação daquele conteúdo se depara com a falta do objeto de desejo. 

Resultados finais

Após o período da campanha é preciso medir a efetividade dela. Por meio de plataformas como a da Airfluencers, fica mais concreto a captação dos resultados. 

Com Air Analytics é possível controlar a campanha durante o processo e ao final ter em mãos os números de alcance, de quanto custou cada interação (assim fazer o comparativo com o previsto no ROI), se a performou acima ou abaixo do que o influenciador já entregava.

É importante estar conectado com a equipe do cliente para ter em mãos dados como aumento de vendas, o tráfego para o site e a percepção da marca nas redes sociais. Assim cruzando todos os pontos de resultados e medir se o objetivo foi alcançado. 

Na Airfluencers temos a área de curadoria para todas as campanhas com influenciadores, clique aqui e fale com um especialista

Conclusão

O trabalho de marketing de influência tem diversas etapas, das quais devem ser respeitadas para ter o sucesso. 

Ledo engano de quem pode imaginar que escolher o rosto bonito, ou estereótipos de modelo de beleza seja suficiente para alcançar os objetivos da campanha de marca. 

É preciso atenção para os anseios da empresa, inteligência para a estruturação da campanha, formar estratégias alcançáveis e monitoramento de todo o processo. 

Conte com as soluções da Airfluencers. 

Airfluences

Influência, dados e performance

influenciador