Por Larissa

Em 12 de July de 2018

É necessário construir um relacionamento genuíno para campanhas de marketing de influência

Contar com um influenciador digital para fortalecer campanhas de marketing é algo corriqueiro nos dias atuais, com cada vez mais personalidades desse tipo associando seus nomes a marcas que estão em busca de mais visibilidade e relevância. Isso costuma fazer sucesso porque é benéfico para ambas as partes.

A cara da sua marca

Se não existe esse equilíbrio, será difícil obter bons resultados. Encontrar o influenciador ideal para a sua ação consiste principalmente em chegar na personalidade que projeta confiança em sua audiência e que tem identificação com a sua marca.

Quando a parceria parece muito artificial, ou seja, se não há relação entre o influenciador e a empresa parceira, a campanha passa a impressão de ser falsa e dificilmente obtém os retornos esperados — afinal, quem acompanha aquela pessoa não vai querer acompanhar o conteúdo da ação.

É pensando nisso que, neste artigo, abordaremos a importância de se escolher um influenciador ideal para as suas campanhas. Acompanhe!

Por que é importante saber escolher o influenciador ideal?

Imagine o seguinte exemplo: uma youtuber conquista grande audiência e relevância ao publicar conteúdos de alta qualidade sobre alimentação saudável. Seus tutoriais e recomendações possuem bastante peso com seu público-alvo.

Uma empresa que fabrica produtos com alta taxa de gordura resolve fazer uma parceria com essa youtuber. Ela acaba tendo que promover essa marca em seus vídeos, mesmo indo contra o que normalmente recomenda. No entanto, a ação não tem o efeito esperado: os fãs dela não se convencem do valor dessa empresa.

Esse exemplo mostra a importância de optar pelo influenciador ideal para as suas ações. Isso porque a personalidade escolhida associará a sua imagem a um produto e isso somente terá sucesso se houver grande identificação entre a empresa e a audiência impactada.

Como escolher o influenciador ideal para a sua campanha?

Defina quais são os seus objetivos

Nenhuma estratégia de marketing pode ser iniciada sem que objetivos concretos sejam determinados previamente. Leve em consideração as metas da sua empresa e de que forma a parceria com o influenciador ideal poderá ajudar nesse caminho.

Lembre-se de que esse objetivo precisa ser facilmente mensurável em um indicador de performance, ou KPI. Por exemplo, se você quer vender mais, o seu KPI será o número de compras feitas pelos seus clientes a partir do conteúdo produzido pelo influenciador.

Descubra o melhor canal para atingir seu público

A internet trouxe à tona uma série de meios diferentes para estreitar a comunicação entre a sua marca e o público-alvo dela. A escolha do canal correto será decisiva para o sucesso da ação com influenciadores digitais, já que eles são fortemente associados a algumas dessas plataformas.

De acordo com um estudo, o Instagram desponta como a rede social mais promissora para 82% dos influenciadores. O Facebook? Ele ficou com uma marca de 1,7%, então, vale a pena repensar o local dele em sua estratégia. Em segundo lugar na preferência dos entrevistados ficou o YouTube, com 12,2%.

Opte pelo influenciador que tem afinidade com sua marca

Os influenciadores digitais se popularizaram como opções viáveis para as marcas obterem bons retornos em campanhas de marketing não só porque atingem uma audiência vasta (macroinfluenciadores), como também porque esse público é de nicho (microinfluenciadores). Ambos os tipos podem ser altamente valiosos para a sua estratégia de marketing.

Você pode alavancar os seus resultados ao contar com o influenciador ideal, aquele que se comunica exatamente com as pessoas que você quer atingir.

Além de ficar de olho em todos os canais onde ele atua, você precisa analisar cuidadosamente como ocorre o engajamento dele dependendo do assunto abordado  — afinal, pode ser que ele tenha sucesso falando de determinado tema, mas o mesmo não aconteça ao abordar o seu produto.

Não se trata de ir atrás daquele que tem a maior audiência. Em vez disso, é necessário analisar cuidadosamente em quais segmentos as personalidades consideradas são relevantes.

Fique de olho em possíveis objeções

Além de observar atentamente o tipo de audiência com a qual o influenciador considerado se comunica, você também deve ficar alerta a possíveis objeções que podem surgir na campanha após essa parceria.

Por exemplo, o público que você quer atingir pode ter algum tipo de rejeição à personalidade escolhida para a sua campanha ou é possível que não haja compatibilidade entre o conteúdo e audiência pretendida.

Realize então uma pesquisa aprofundada a respeito das opiniões e posições dos influenciadores cogitados para a ação. Tenha atenção especial para quaisquer pontos que estejam em desacordo com a missão e com o posicionamento da sua empresa.

Confira campanhas anteriores

A melhor forma de saber como o influenciador ideal se comporta em uma parceria com uma empresa é analisando as suas ações passadas. Pesquise quais outras marcas já trabalharam com a personalidade que você está considerando.

Além de ver como é a postura do influenciador ao emprestar sua visibilidade, você também pode perceber como costuma ser a receptividade do público dele a respeito de ações de marketing.

Analise a consistência das publicações

Em geral, influenciadores digitais ganham notoriedade graças à consistência do conteúdo que produzem, portanto, é esperado que você possa aproveitar essa característica ao realizar uma parceria com eles.

Se a personalidade considerada não produz conteúdo com regularidade e tem níveis de qualidade que variam demais, ela pode não ser a melhor opção para a sua campanha de marketing. Observe como ela cria seu material e de que maneira poderia contribuir positivamente para o que você está planejando.

Quais são os principais tipos de influenciadores digitais?

Celebridade com alta audiência

Esses influenciadores podem ser comparados com celebridades tradicionais, como atores e artistas. Conseguem atrair uma audiência gigantesca, mas ela não é específica. Ajudam a trazer mais visibilidade para uma marca, mas fica mais difícil impactar segmentos altamente específicos que podem alcançar clientes.

Exemplo: Kéfera Buchmann foi uma das primeiras youtubers brasileiras a atingir um milhão de inscritos e já associou seu nome a marcas de todos os tipos.

Celebridade com audiência segmentada

Esse tipo de influenciador tem um público fiel que pode oferecer acesso direto ao segmento que a sua marca quer atingir. Costumam falar com nichos e têm alta relevância junto a eles.

Exemplo: Thássia Naves tornou-se referência em moda e beleza, tendo uma audiência que acompanha de perto os seus passos.

Autoridade em sua área de atuação

São aqueles influenciadores que produzem conteúdos especializados e agradam imensamente uma fatia do público graças à qualidade deles. Suas ideias e opiniões carregam grande peso devido à credibilidade que conquistaram ao longo do tempo.

Exemplo: Flávio Augusto da Silva, do blog Geração de Valor, é visto como uma autoridade quando o assunto é empreendedorismo e possui um prolífico portfólio de conteúdo sobre o tema.

Trendsetter

Responsável por dar o pontapé inicial em diversas tendências que se tornam assunto em vários segmentos. Apesar de altamente eficaz para ações de marketing, é bastante difícil realizar parcerias com ele a não ser que exista completa identificação com o perfil da marca.

Exemplo: a vlogueira Jout Jout, que foi uma das primeiras a colocar relacionamentos abusivos em pauta no YouTube.

Agora que você já conhece todos os critérios para levar em conta ao decidir pelo influenciador ideal, pode iniciar a sua campanha de marketing e definir quais serão as suas ações. Siga todos os passos recomendados acima e garanta resultados de alta qualidade!

Quer ajuda para estruturar esse planejamento com o influenciador ideal? Basta entrar em contato conosco para contar com as melhores opções e a abordagem adequada.