Por dev

Em 29 de August de 2018

O incentivo à saúde está presente nas redes sociais

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Fumo. E você o que tem feito pela sua saúde? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa da morte evitável no planeta e influenciadores digitais dão dicas para manter-se fora do vício.

Influenciadores ex-tabagistas

Entre milhares de perfis no Instagram, alguns se destacam por serem pessoas comuns que influenciam diversas outras a largarem o vício, mudarem de hábito e manterem sua saúde em dia.

Entre praticar exercícios, alimentação saudável e práticas de terapia, nós fizemos um mapeamento de alguns perfis de influenciadores que já assumiram que eram tabagistas e hoje engajam dezenas de pessoas a se manterem livres do vício e a praticarem esportes ou alimentação saudável.

Também chamam atenção aquelas que já possuem fama, como é o caso de Yasmin Brunet, que começou a fumar aos 13 anos e decidiu parar para manter a saúde.

Influência real

“Você consegue parar de fumar pela sua força de vontade, agora, se manter é o que desafiador. Sem apoio, não conseguimos e recebi esse apoio por meio das pessoas que eu sigo no Instagram. Elas compartilham o dia a dia e nos influenciam a manter os exercícios e alimentação balanceada”, comenta a Tatiane Rodrigues, analista financeira que há 7 anos deixou de fumar a média de um maço de cigarro por dia.

Tatiane diz que se sente como uma amiga de influenciadores e cresce junto com eles na busca de uma vida saudável. Entre os perfis que segue está Mica Rocha, ex-fumante e hoje criadora de conteúdos digitais.

Osanita Rodrigues, influenciadora em temas de esportes e fitness, parou de fumar em 2004 e sua saúde já gritava por socorro. Fumou por 27 anos e já sentia fortes dores de cabeça e desânimo. Osanita transferiu seu prazer de fumar para o de comer. Engordou. Em 2010 percebeu que precisava mudar o hábito de comer (assim como o hábito de fumar), e buscar um novo estilo de vida.

Passou a correr, a fazer natação e seguir uma alimentação balanceada. Emagreceu 28 quilos e decidiu compartilhar essa mudança.

Hoje com 312 mil seguidores no Instagram, 44 anos, ela demonstra como é possível ter hábitos saudáveis, corpo malhado e se manter firme e livre de vícios. ela engaja pessoas que buscam pelo mesmo objetivo.

Seu Airfluencers Score (métrica própria que avalia a qualidade de engajamento. As notas variam de 0 a 1000.) é de 637 e gera uma média de 9 mil curtidas e 11 mil visualizações dos vídeos no Instagram.

Engajamento nas redes sociais

Osanita recebeu um depoimento que a marcou muito, pelo Facebook, de uma mulher da África do Sul, dizendo a influenciou a fazer uma grande mudança em sua vida.

“A moça de 35 anos me agradeceu muito por ter a ajudado, mesmo que de forma digital, a emagrecer 30 quilos. Eu quis demonstrar para as pessoas como era possível, e eu já nos meus 34 anos, a ter uma vida melhor. Sem dietas mirabolantes ou personal trainers caríssimos, tudo que se possa alcançar e cabe no bolso de todos”, fala Osanita que ainda lembra que só é possível ter esse tipo de retorno dos seguidores, quando há autenticidade: “Não adianta mostrar algo na rede social e ter outro comportamento na vida real, precisa ser verdadeiro e sincero com sua audiência e isso atrai coisas boas”, conclui.

Entre bons frutos está a conquista de relacionamentos com marcas e criar campanhas de marketing digital.

O Instituto Nacional do Câncer divulgou em 2017 o Projeto ITC Brasil, pesquisa que mede o impacto psicossocial e comportamental de políticas para o controle do tabaco. Foi indicado que 49% dos fumantes brasileiros entrevistados planejam deixar de fumar nos próximos seis meses.

Veja abaixo alguns perfis no Instagram que a Airfluencers selecionou, que são ex-tabagistas e hoje geram conteúdo de vida saudável para seus seguidores.

Mica Rocha

@micarocha

Airfluencers Score: 910

Seguidores: 713 mil

Temas que melhor performa: Pet, Saúde e Viagem.

Mica Rocha

Osanita Rodrigues

@projetomassamagra1

Airfluencers Score: 637

Seguidores: 313 mil

Temas que melhor performa: Artes Marciais, Nutrição e Educação .

Projeta Massa Magra

Yasmin Brunet

@yasminbrunet1

Airfluencers Score: 748

Seguidores: 2 milhões

Temas que melhor performa: Casa e Construção, Moda e Gastronomia.

Yasmin Brunet