Por Priscila Sampaio

Em 19 de September de 2019

Datas sazonais são oportunidades de negócios para aumentar as vendas e visibilidade de marca

Natal, Black friday e outras datas se aproximam e os lojistas buscam alternativas modernas e rentáveis para alavancar as vendas e presença de marca nas redes sociais por meio do marketing com influenciadores.

Incremento de vendas com influenciadores digitais

Trabalhar com marketing de influência é uma forma eficaz e inteligente  para atingir milhares de pessoas e propor experiências para o consumidor, que aceita cada vez menos propaganda invasiva ou conteúdos sem autenticidade e aderência com seus valores.

Alguns digital influencers no Brasil já conquistaram audiências acima de 2 milhões de seguidores, dos quais interagem, comentam e perguntam sobre o produtos e acessam páginas promocionais ou de compra. Ao mesmo tempo, outros influenciadores digitais, considerados como micros, que possuem um público de até 100 mil seguidores, também possuem grande interação com suas audiências. 

De acordo com a instituto de pesquisa, Nielsen, os influenciadores digitais brasileiros são capazes de entregar 11 vezes mais retorno do que mídias tradicionais.

O impacto do Marketing de influência

A Qualibest, empresa de pesquisa, divulgou um estudo sobre os brasileiros onlines, dos quais 84% já descobriram produtos por meio de criadores de conteúdo, outros 73% adquiriram algo pela indicação de influenciador, enquanto 55% pesquisam opiniões de influenciadores digitais antes de adquirirem alguma marca. 

“Alguns influenciadores digitais crescem em velocidade, como o Thiago Nigro, e as empresas que se relacionam com eles querem ser catapultadas na mesma velocidade que esses influenciadores evoluem no dia a dia. As marcas estão interessadas em entrar no funil de propagação da mensagem e chegar na ponta como um tiro de canhão. É o mesmo efeito de uma mídia tradicional de grande alcance, porém com investimentos menores e segmentados.”, comenta Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers, empresa de marketing de influência.

Um grande ponto que os influenciadores digitais podem oferecer aos comerciantes de varejo é a segmentação de público e atrair novos consumidores para o e-commerce e ainda incentivar a visita à loja. 

Influenciadores digitais brasileiros e sua capacidade

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que investigou o perfil e hábitos de compra dos consumidores digitais, em 27 capitais brasileiras, indicou que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. Os produtos que são mais pesquisados são eletrodomésticos (59%), smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

Grandes lojas de departamento podem lançar coleções de roupas que agradam determinados nichos, como LGBT e ativistas de Meio Ambiente. Ao se relacionar com influenciadores no Brasil e/ou microinfluenciadores que fazem parte dessa comunidade, poderão criar uma campanha juntos, como camisetas que trazem mensagens contra a homofobia, ou malhas produzidas de forma sustentável e a partir de mensagens nas redes sociais, o público passa a conhecer essa oferta e buscá-la. 

Compras certas com influenciadores

Uma boa estratégia para os pequenos comerciantes é criar relacionamentos com microinfluenciadores regionais. Em vez de divulgar a mensagem com perfis macros, onde será impactadas pessoas que não fazem parte daquele perímetro e ainda requerem maiores investimentos, os microinfluenciadores pertencentes à cidade ou bairro do comerciante poderão indicar os serviços para aquela comunidade a qual pertence. 

É necessário buscar, por meio de plataformas de influenciadores, como a da Airfluencers, perfis que demonstram sinergia com a marca e são da região. Um exemplo, lojas de produtos esportivos devem buscar se relacionar com microinfluenciadores digitais fitness, de esportes e que possam indicar a compra de produtos na loja que são próximas de suas residências ou do centro de treinamento que frequentam. 

Conclusão

Esses tipos de ações alcançarão um público que segue o influenciador por se identificar tanto com o modo de vida, como pela proximidade da moradia e passa a conhecer o serviço do lojista por meio deles.

Ou então, quando se há a oportunidade de enviar os produtos para qualquer lugar, os maiores influenciadores digitais do Brasil serão recomendados para impactar o maior número de pessoas e se tornarem possíveis consumidores.

O importante aplicar inteligência no trabalho de marketing com influenciadores digitais. Um bom planejamento e traçar estratégias para alcançar objetivos pré-definidos resultará em sucesso dessas ações. Os varejistas podem contar com soluções da Airfluencers para garantir lucratividade nesse período de final de ano. 

influenciadores digitais

Faça o download do E-BOOK

Guia completo e grátis de marketing de influência 

 

planejamento marketing de influência

planejamento marketing de influência