Por Priscila Sampaio

Em 02 de October de 2019

A Airfluencers aponta alguns influenciadores que cresceram mais de 100% em interação nas publicações realizadas durante o festival.

O primeiro final de semana do Rock in Rio 2019 foi badalado e marcado pela presença de influenciadores digitais, o que antes era espaço de brilho para atores e personalidades do show business.

O canal Multishow, por exemplo, trouxe para sua transmissão do festival apresentadores que são Youtubers, que possuem relevância no Instagram e outras redes, substituindo os tradicionais apresentadores ou os fixos da casa.

Influenciadores digitais no festival

Entre os contratados do canal para o festival está a Bloguerinha, com 542 mil inscritos no canal do Youtube e mais de 1,3 milhões de seguidores no Instagram. 

Já os influenciadores do canal Diva da Depressão tiveram uma conversão de 200% a mais em comentários no post do Instagram que mostra em primeiro plano os acessórios do Multishow e hostiliza (com humor) o banner do cantor Drake. Foram mais de 3,4 mil comentários em um só post. 

Outro influenciador que já tem seu papel consolidado em produzir conteúdo sobre famosos e cobertura de festivais é o Hugo Gloss, que em relação ao Rock in Rio fez 48 posts. Este possui uma legião de seguidores, com mais de 13,4 milhões de seguidores e pessoas famosas costumam interagir nos comentários das publicações. 

Influenciadores digitais e marcas

As marcas já têm a consciência que ao se relacionar com os influenciadores estarão utilizando de uma audiência já construída para entrar nesse funil de propagação da mensagem e assim alavancar o alcance da empresa nas redes sociais.  

Contudo, no universo de influenciadores digitais, quem mais ganhou relevância foram aqueles que ainda não se tornaram celebridades nas redes sociais, mas já possuem mais de 1 milhão de seguidores. 

Nós fizemos um levantamento apontando que as marcas que fizeram relacionamento com esses tipos de influenciadores conseguiram ganhar notoriedade de imagem e o criador de conteúdo cresceu em interação com a audiência. 

Engajamento com os seguidores

Considerando a capacidade de gerar conversa sobre o produto ou festival, ou ainda os dois, no mar de influenciadores digitais, a Airfluencers trouxe alguns destaques, como a Agatha Brava. Influenciadora de lifestyle, travel e fashion, conquistou 147% a mais de conversa com seu post no Rock in Rio e destacando a roupa da marca Bana Bana. 

Agora a Authentic Feet fez sua presença por meio da Bruna Carvalho (Dezesseis brunas). Em sua publicação em que deixa em primeiro plano o tênis da marca, ela conquistou 53% de interação em comentários que tiveram até o pedido de como achar o mesmo modelo. 

O canal Multishow acertou também em se relacionar com a Karol Conka, influenciadora e cantora conquistou 140% a mais em comentários, na publicação que ela agradece a oportunidade de estar no palco dividido com Linnda Quebrada e Gloria Groove, outro destaque entre influenciadores digitais, que alavancou seus comentários em 114% na publicação que reconhece o apoio que recebeu de amigos, destacando a roupa da marca Ellus. 

O humor marcante de John Drops, Kimberly foi utilizado pela Ford Brasil. A publicação em que está curtindo o festival, empurra a amiga e cita a empresa conquistou 103% a mais em interação. 

Relacionamento com as marcas

Outra influenciadora digital de destaque é a Fernanda Catania, a Foquinha, com 643 mil seguidores no Instagram e mais de 1,5 milhões de inscritos no canal do YouTube, Entre os post pubs (publicidade) ela que citou 5 marcas ganhou destaque pela roupa que usava patrocinada pela TNG. A publicação alcançou 54% a mais de comentários e a influenciadora também fez parte do time de apresentadores do Multishow.

Enquanto a gigante Coca-Cola, fez relacionamento desde celebridades a microinfluenciadores. E um que pode se destacar foi Jully Molina, que entregou 22% a mais de comentários no seu post com destaque para o espaço da empresa no Rock in Rio 2019.

Tendência em influenciar

Listas Vips de camarotes no Rock in Rio 2019 foram dominadas por influenciadores digitais. Isso demonstra uma tendência de personalidades de redes sociais ganharem pouco mais de relevância frente a celebridades tradicionais.

“O destaque em engajamento ficou tomado por influenciadores digitais que têm base de seguidores menores, microinfluenciadores e até mesmo pessoas comuns. Pela proximidade com seus seguidores e autenticidade de conteúdo, eles acabaram gerando engajamento bem maior do que aquelas que consideramos celebridades. É outra tendência forte no marketing de influência, associar-se à pequenos para gerar buzz e awareness”, fala Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers. 

O perfil oficial no Instagram do Rock in Rio teve destaque na publicação do cantor Bon Jovi. A Airfluencers aponta que é a publicação de melhor desempenho dos últimos 90 dias da página. O post conquistou 302% a mais de comentários e apresenta um crescimento de 21% em seguidores. 

Conclusão

As marcas buscam se aproximar mais do seu consumidor, oferecendo experiências para que não seja só uma propaganda, mas a aceitação e lembrança do nome da empresa.

Por isso, cada vez mais será adicionado ao trabalho de marketing o relacionamento com influenciadores, que são verdadeiros representantes de nichos, público-alvo e que sendo autênticos irão fortalecer o awareness de forma genuína.

influenciadores digitais

Leia também:

Campanhas com influenciadores: 6 erros comuns para evitar

erros na campanha com influenciadores