Por Conrado Tardin

Em 18 de July de 2019

Instagram começa o teste de ocultar o número de curtidas nos posts 

Instagram testa ocultar curtidas

O Instagram começou ontem, no Brasil, o teste de ocultar o número de curtidas nos posts. Com essa mudança, as marcas vão precisar focar mais em outras métricas para avaliar o desempenho de um influenciador digital. 

 

Será um desafio para o mercado de marketing digital se adaptar e transformar suas campanhas com influenciadores digitais, em que o foco será relevância de assunto, a ponto de criar conversas entre audiência e o criador de conteúdo. 

 

A opinião do nosso CEO em relação ao desafio para os anunciantes

 

“Acredito que o mercado terá a oportunidade de entender o real valor da autenticidade do influenciador digital. A conversão e relatórios para as marcas terão mais significados, do que as tradicionais métricas, como curtidas e número de seguidores”, afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.

 

E dos influenciadores digitais, quem pode ter o maior impacto sobre a ocultação de curtidas nas publicações do Instagram? 

 

Curtidas ocultadas, como os influenciadores irão se adaptar?

 

De acordo com levantamento feito pela Airfluencers, nos últimos 90 dias, os influenciadores brasileiros que mais entregaram um total de curtidas em seus posts feitos até o dia de ontem foram:

  • 1 – Hugo Gloss (250 milhões de likes);
  • 2 – Neymar Jr (149 milhões de likes);
  • 3 – Anitta (98 milhões de likes).

 

Como falamos em relevância de publicação, um dado importante para se levar em consideração é a capacidade de gerar conteúdo sobre determinado tema, principalmente quando falamos em relacionamento com produtos. Neste cenário, é importante para o influenciador seguir algumas boas práticas para se consolidar.

 

Curtidas X Comentários no Instagram

Entre os influenciadores que já geram conversa e podem se beneficiar ainda mais sobre a ocultação de curtidas estão:

 

  • 1 – Laura Brito, influenciadora de beleza, ela conquistou 3,7 milhões de comentários nos últimos três meses;
  1. 2 – Em segundo está Hugo Gloss, 3 milhões de comentários;
  2. 3 – E por seguinte está Mari Maria, 1,9 milhões de comentários. 

 

Aqui observamos o quesito de conversão, citado por Rodrigo Soriano. O internauta que tem maior interação com o influenciador digital, tende a seguir a indicação e se tornar consumidor da marca. Quanto menor a base, maior essa relação com os seguidores. 

 

Fazendo um comparativo do número de seguidores dos influenciadores que entregam maior número de curtidas com aqueles que entregam maior número de comentários. Hugo Gloss, Neymar Jr e Anitta, juntos, têm 175,6 milhões de seguidores. Agora Laura, Hugo Gloss (novamente) e Mari Maria, juntos contam 27 milhões de seguidores. Cerca de 6 vezes a menos, porém com um número maior de engajamento. 

Veja também: quais influenciadores tiveram maior crescimento de base em 2019?

Conclusão

 

Para Rodrigo Soriano, a expectativa é positiva com a possível mudança radical. “Já atuamos há algum tempo com um filtro adicional de relevância temática. Estamos animados com o que vem pela frente., conclui o CEO.

E você, Influenciador OU anunciante, como reagirá? 

 

Este artigo foi destaque na Revista Época, UOL e no Meio & Mensagem

Ainda não conhece as soluções da Airfluencers? Fale um com de nossos especialistas.