Por Priscila Sampaio

Em 14 de February de 2020

Empresas com conta ativa tem vantagens em criar contas comercial na rede social

Instagram tem disponível as contas comerciais e de criadores de conteúdo. Isso só reflete em uma das tendências em Marketing de Influência de 2020 que é a profissionalização da área. 

Hoje, não se admite que um influenciador digital (aqueles que assumem essa posição e buscam por parcerias com marcas) faça “o que der na telha”. É preciso assumir as responsabilidades como contratos, compromisso com dia e horário de publicação e entrega de resultados. 

Por outro lado, essa profissionalização também está sendo cobrada das empresas, tanto no planejamento e execução das ações do marketing de influência e lembrar que não se vê com bons olhos o relacionamento feito somente a base de permuta. 

O influenciador digital, seja micro ou macro, precisa pagar os boletos. 

Perfil comercial no Instagram

Um dos recursos disponíveis é a conta comercial, o Instagram for Business. Para grandes marcas e qualquer tipo de empresa, inclusive as onlines, é de grande valia a troca do perfil pessoal para comercial. 

Entre tantas razões, algumas listadas: 

1 – Contato

Quando se está cadastrado como comercial, há a disponibilidade do botão que ao ser clicado fornece os contatos da empresa, como telefone, endereço e e-mail. Uma empresa que tem como prioridade o atendimento ao consumidor, precisa garantir a atenção às mensagens que chegam por todos os meios. 

2 – Mensuração

Para as empresas que trabalham comercialmente no Instagram, é preciso mensurar os resultados, o tipo de abordagem, o investimento que foi realizado, precisar ser analisado se alcançou o objetivo ou se é preciso alterar as ações. Com a conta Business, é apresentado os gráficos de resultados. 

3 – Anúncios no Instagram

Para potencializar sua exposição, você pode impulsionar (patrocinar) seus posts para ter um maior alcance e direcionar os consumidores, ou novos consumidores, a acessarem o site da empresa ou direto para o botão de compra do produto ou serviço. 

4 – Métricas

Como falado acima, o Instagram for Business traz mensurações importantes para verificar se as estratégias tomadas foram eficazes. Ao ser publicado o post, aparecerá ao final dele: “Ver Informações”. Ao clicar você terá vários índices da publicação, como alcance, impressões, visitas ao perfil, posts salvos, encaminhados, entre outros. 

5 – Etiqueta de preços

Ao publicar na foto, há a possibilidade criar etiquetas com preços das peças anunciadas, assim facilitando a experiência do cliente, em que sabe o valor, acessa o perfil ou site indicado no botão “Saiba mais” e com maiores possibilidades de realizar a compra. 

Mensuração de Stories do Instagram, faça o teste da ferramenta Airfluencers

Instagram for Business tem menor engajamento? Mentira!

Alguns profissionais da área têm relatado que há um temor de diminuir o engajamento do perfil no Instagram por ser uma conta comercial. 

Porém, de acordo com Christina d’Avignon, designer de produto para o feed no Instagram, o algorítmo trata todas as contas de forma igual. Logo, em fontes oficiais, não haveria essa diminuição de visualização. 

Contudo, é importante o trabalho de mensuração. Faça um teste da conta marcada como usuário comum. Determine um período (dias, semanas, meses) e anote as interações, alcance e o engajamento que apresenta. 

Após o período determinado, converta para a conta comercial, e com o mesmo período reservado para a primeira análise, faça para o Business e anote as mesmas métricas e compare!

Independente do resultado, é preciso analisar todas as vantagens e desvantagens da conta Business. 

Como fazer a conta comercial no Instagram

Um passo a passo simples de fazer: 

1 – Na página inicial, no superior direito, aperte em Perfil; 

2 – Na parte inferior, clique em configurações;

3 – Clique em contas;

4 – Terá a opção de “Mudar para conta comercial” e “Mudar para conta criador”;

5 – Ao clicar, pronto, se tornou a conta da sua opção;

6 – Para retornar a conta pessoal, é só fazer o mesmo passo a passo e clicar na opção “Mudar para conta pessoal”. 

Conclusão

Quando falamos em levar à sério o trabalho com influenciadores, é preciso cuidar de todos os pontos, levar em considerações alguns detalhes que farão o sucesso da campanha. 

Quando se faz relacionamentos com influenciadores digitais e se gera o tráfego de visitantes para o perfil no Instagram é importante estar preparado para esse movimento e corresponder à expectativa. 

Isso será satisfatório, desde que a comunicação e destaque do produto, sejam os mesmos que os influenciadores estão expondo em suas redes sociais. 

Independente do tamanho da empresa, é preciso profissionalismo, corresponder às ações de estratégias adotadas no marketing de influência e potencializar o seu negócio. 

Conte com as soluções da Airfluencers. 

Fale com o especialista