fbpx

Marketing de influência

blog

Key Opinion Leaders

23/04/2020

Influenciadores digitais

Key Opinion Leaders – Quem são e porque podem ser importantes para a sua estratégia?

A presença de um Influenciador na jornada de compra de um consumidor é muito importante e pode se tornar essencial para o seu business, especialmente quando falamos da geração dos Millennials. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Marketing Hub, em 2020, o Marketing de Influência irá faturar USD 9,7 bilhões, ou seja, empresas que já usam essa estratégia continuarão utilizando e muitas que não usam, vão começar. 

Por isso, hoje, viemos falar sobre um tipo de influenciador mais “robusto”. Ele é o verdadeiro formador de opinião, aquele que é considerado autoridade no assunto do seu nicho e tem um poder de influência enorme sobre as pessoas que os segue. Esses, são os “Key Opinion Leaders” ou Líderes de opinião. 

Tudo bem, mas… Qual é a diferença entre Líderes de opinião e um Influenciador digital? 

Alguns KOL’s são influenciadores e alguns influenciadores são KOL’s, mas existem algumas características que divergem entre eles.

Os KOL’s são pessoas que tem real conhecimento da área. Pode ser um médico, um economista ou até mesmo um cantor ou ator, a diferença é que eles não ganham a vida como influenciadores. 

Eles não precisam estar nas redes sociais e são as pessoas que você procura quando tem necessidade de saber sobre um assunto específico.

Um dos lugares mais comuns para encontrá-los são em mídias tradicionais. Por exemplo, quando a imprensa precisa de alguém com embasamento para dar declarações e falar sobre determinados assuntos, elas chamam os KOL’s, pois eles trazem credibilidade.

Outro lugar muito comum para encontrá-los é numa consulta médico. Quando seu médico te indica alguma marca/produto específico, normalmente é porque ele têm uma parceria com a empresa farmacêutica que está te indicando. Como líderes de opinião e figuras consideradas referências no assunto, as pessoas têm uma tendência maior em escutá-los.

O papel dele, normalmente é de te ajudar a refletir e encontrar respostas. Por ser uma autoridade, ele é uma pessoa que a audiência confia e acaba tendo um poder de influência maior. Uma característica forte de muitos KOL’s é que eles contam experiências próprias já vividas por eles e mostram como “sair dessa” com êxito, ou seja, eles são uma espécie de case de sucesso. Isso aproxima muito o público, que cria um ar de admiração pelo líder. 

Os KOL’s muitas vezes podem ser uma estratégia importante para a sua empresa, porém é necessário avaliar qual é o seu objetivo e qual é o público que você deseja atingir. Com uma estratégia bem desenhada, eles podem ser a voz e autoridade que você precisa.

Com a Airsearh, você é capaz de encontrar o Key Opinion Leader ideal para a sua marca! São mais de 5 milhões de perfis para você analisar e monitorar desempenho na sua campanha. 

Compartilhar em: