Por Priscila Sampaio

Em 10 de October de 2018

Marcas e youtubers buscam gerar influência em seus seguidores a ponto de impactar em vendas, disseminação de informações, awereness e ser autoridade em algum assunto nas redes sociais.

Para criar esse tipo de trabalho, é preciso que os influenciadores e a marca tenham identificação com o seus seguidores.

A cara da marca

No caso das empresas, ao se associarem a influenciadores, é importante formar embaixadores para sua marca.

Se há grande rodízio de influenciadores, os consumidores não identificam a relação entre influenciador e marca.

Isso pode dificultar a autenticidade das campanhas, porque as pessoas pode acreditar que a empresa faz propaganda com qualquer um.

Enquanto para a celebridade da internet fica a imagem que topa fazer a indicação de qualquer produto, mesmo sem aprovar a eficiência do produto ou serviço.

Personificação da mensagem

Nesse mercado de Bussiness to Customers é necessário pensar em como os consumidores interpretam a mensagem que recebem. Algumas vezes, a forma mais assertiva é a emocional e repetitiva. A história da propaganda já nos ensinou que esse método é eficaz.  

Como esquecer de Carlos Alberto Bonetti Moreno, o 1001 utilidades do comercial da palha de aço Bombril. Por 40 anos ele representou a marca e fez mais de 400 comerciais e se tornou garoto propaganda recordista do Guinness Book por mais tempo de permanência no ar.

Por isso, independente do tempo, a imagem de Carlos Moreno sempre estará associada ao Bombril.

Outra conquista foi a marca ter se tornada um produto. Quantas vezes você escutou: “compra o bombril da marca x”, porém o produto é “palha de aço”, outros exemplos de marca se tornarem produtos são Cotonete (haste flexível de plástico com algodões) e Yakult (leite fermentado). É o puro exemplo de personificação de marca.

Claro que não estamos dizendo para manter por décadas um mesmo youtuber, mas é importante apostar em pessoas que poderão representar sua empresa por um determinado período que será trabalhado a imagem e a eficiência do produto.

Os influenciadores digitais darão esse impulso de propaganda, oferecendo experiência para os consumidores. No caso de influenciadores que falam de viagens, ao indicarem com frequência o mesmo site, como ponto de partida para começar uma pesquisa de viagem, fará que os seus seguidores enxerguem como algo incorporado, que para começar uma aventura, o primeiro passo é acessar o site.

Noivado com influenciadores

Para que uma personalidade da rede social se torne embaixadora de uma marca é preciso que haja um verdadeiro casamento de afinidades, seja por linguagem, valores, que converse com o mesmo público, que tenha sinergia. Por isso, é preciso que haja uma espécie de noivado, um processo de conhecimento para ter certeza que há conexões genuínas e assim subir ao altar.

É preciso identificar quais são os assuntos que o influenciador mais aborda, quais são os temas que performa bem com sua audiência. Quando se trata de microinfluenciadores, o cuidado é ainda maior por se tratar de nichos de público, qual é a categoria que é especializado ou que mais se trabalha.

Em tempos de verdadeiros ringues virtuais, quando se tratar de assuntos polêmicos, como política e orientações sexuais, é importante analisar como o influenciador se posiciona, para evitar desagradáveis surpresas. Um exemplo foi o Julio Cocielo, que divulgou em seu Twitter piadas de teor racista que respingou em grandes corporações que romperam contratos.

As empresas que também tomam partido passam a restringir seu time de influenciadores. que é o caso do Burger King.

Eles criaram uma campanha sobre o voto em branco, indicando que pode ser prejudicial ao país esse tipo de escolha. Portanto, seus influenciadores não podem ser aqueles que  apoiem o voto branco ou nulo.

 

Incorporação da marca

Em nosso blog você pode acompanhar em diversas publicações como estruturar uma campanha com influenciadores. Desde a escolha do melhor perfil até a mensuração dos resultados.

Fazer uma escolha assertiva, parcerias para lançamento de produtos e co-criação de conteúdo com qualidade farão a diferença no relacionamento entre marca e influenciadores.

Criar hashtags com criatividade e com poder de viralização é impulsionador de campanha. Faça essa criação com embaixadores, pois trabalhos colaborativos terão mais elementos de sucesso e projeção de alcançar grandes resultados.

Se esse artigo foi útil para você, então baixe grátis os nossos materiais de apoio!

Para te ajudar ainda mais o seu marketing com influenciadores, acesse nosso kit e seja um especialista em suas ações.

 

Marketing de influência