Por dev

Em 09 de September de 2018

Planeje suas ações em marketing de influência

As estratégias de marketing com influenciadores vêm crescendo e se mostra uma importante ação para quem busca atingir uma grande audiência de maneira eficiente.

Na história da propaganda, o boca a boca provou como uma das melhores formas de divulgar produtos e serviços. Afinal, dicas, conselhos e indicações de pessoas conhecidas têm mais valor do que vídeos na televisão, áudios no rádio ou imagens em jornais e revistas.

Conexões virtuais

As redes sociais são excelentes plataformas para as pessoas compartilharem suas experiências com as marcas. Nesse processo, os influenciadores digitais se destacam por conseguirem se conectar com a sua audiência, que confia em suas dicas — potencializando o boca a boca.

Para as empresas construírem uma boa estratégia com influenciadores digitais é preciso identificar os que representem seus valores, que consigam se comunicar com sua persona e medir o desempenho desses profissionais. O Airfluencers é a plataforma capaz de dar esse suporte às marcas, porque além de ter uma base com mais de 1 milhão de perfis, eles são metrificados diariamente e você tem uma análise comportamental de cada um deles!

Estratégia de marketing com influenciadores

Desenvolver campanhas de marketing digital é bastante trabalhoso. Para alcançar bons resultados, as empresas precisam escolher as pessoas certas, se relacionar com elas e transformá-las em clientes. Assim, investir em redes sociais é a solução moderna para quem busca mais exposição dos seus produtos e serviços.

Assim, adotar uma estratégia de marketing com influenciadores facilita e impulsiona sua estratégia. Afinal, esses criadores de conteúdo online já contam com uma base de seguidores formada e consolidada, além de ter com um bom grau de engajamento com eles. Com isso, conseguem levar uma marca a um público amplo ou nichado de forma mais rápida e assertiva.

No entanto, o grande desafio ao contratar influenciadores digitais é definir quais desses profissionais possuem uma conexão genuína com a marca e será capaz de transmitir a mensagem ao público. É preciso avaliar diversos aspectos e, depois, mensurar o desempenho — um trabalho difícil de ser feito sem o acompanhamento das métricas corretas.

Como encontrar influenciadores?

No Youtube e Instagram há um mar de influenciadores e cada um deles pode gerar diferentes resultados para as marcas.

Para facilitar o processo estratégico da empresa, a plataforma Airfluencers conta com uma base de milhares de personalidades que podem ser pesquisadas por meio da  quantidade de seguidores, da pontuação no Score (métrica própria que avalia de 0 a 1000 o engajamento do perfil), temas que abordam, quantidade de postagem que realiza e suas performances.

Além dessas análises, o Airfluencers permite buscar também por redes sociais específicas, temas e subtemas, marcas e locais mencionados, palavras-chave na bio do influenciador, perfil verificado e gênero.

Como analisar perfil dos creators?

Decidir qual influenciador contratar para uma campanha não é uma tarefa fácil. Equipes de marketing e social media podem se sentir inclinados a escolher aqueles profissionais com mais seguidores ou que tenham grande alcance em suas publicações.

No entanto, outros aspectos precisam ser levados em consideração na hora de contratar um influenciador digital para a sua campanha: a capacidade de atrair seu público-alvo, a linguagem adequada à sua persona, a identificação com os valores da sua marca e a evolução da sua base de seguidores.

Dessa forma, é preciso analisar e eleger o criador de conteúdo ideal. Com a plataforma Airfluencers, através do Search, você mede o desempenho dos influenciadores nos últimos 90 dias. Lá estão:

* a média de visualizações;

* a média de curtidas;

* a quantidade de comentários;

* evolução do engajamento;

* crescimento de base;

* as melhores publicações;

* a performance de cada tema por meio da ferramenta Score.

influenciadores digitais

Dessa forma, o Airfluencers mostra como o influenciador se comportou nos últimos três meses e qual é a relevância desse perfil nas redes sociais. Além disso, você pode montar a Planner List, em que é possível analisar o perfil a partir de comparação de outros e elegendo os melhores em cada rede.

Como gerenciar campanhas com influenciadores?

Uma estratégia de marketing com influenciadores pode gerar leads qualificados para as empresas. É preciso monitorar e mensurar cada ação.

Esse processo é feito a partir do Return on Investment (ROI), que mede o retorno do investimento feito em campanha de marketing. Assim é possível saber se o trabalho dos influenciadores digitais está atingindo as metas estabelecidas para cada ação e se vale a pena seguir apostando nessa estratégia.

A plataforma da Airfluencers conta ainda com uma calculadora que gera uma estimativa do ROI e ferramentas que permitem acompanhar diferentes métricas de desempenho das publicações feitas com o influenciador digital. E com a campanha no ar, por meio do Campaign Analytics, você monitora cada ação do influenciador contratado e acompanha o crescimento das redes sociais da marca. Caso veja que algum perfil ou aplicação não está dando o resultado esperado, pode agir com novas estratégias e trocar de influenciador.

Aplique inteligência no seu planejamento

Ferramentas como a Airfluencers permitem que as equipes de marketing digital faça análises de dados às suas campanhas para determinar quais são os melhores caminhos a seguir e identificar erros e gargalos em seus planejamentos — permitindo corrigi-los e otimizar o trabalho. E principalmente, reconhecer se há sinergia entre marca e influenciador.

Vamos a um exemplo prático: não adianta uma empresa como a Friboi contratar um influenciador vegetariano, pois será uma campanha enganosa. Isso aconteceu na campanha da empresa para a TV, quando Roberto Carlos foi contratado como garoto-propaganda — embora ele não consuma carne há anos. Isso gerou ruídos na comunicação, visto que o cantor recomendou um produto que não consome.

É preciso analisar o tipo de discurso que o influenciador tem, com quais marcas ele já trabalhou, se ele tem frequência de postagem, quais são as performance de cada tema que o perfil trabalha  e principalmente se a audiência dessa pessoa é a mesma que consome a sua marca.

Outro exemplo prático é a contratação do Neymar Jr., ele performa muito bem na categoria de esporte, mas não tem o mesmo desempenho para tecnologia. Logo, não basta ser um fenômeno nas redes sociais, é preciso reconhecer qual tema a audiência do jogador engaja mais.

Ao longo deste artigo vimos que uma estratégia de marketing com influenciadores pode fazer grande diferença para a contratação e divulgação da sua empresa e os seus produtos. A pesquisa Think With Google apontou que 70% dos usuários do YouTube confiam mais nos produtores de conteúdo da rede social do que nas propagandas com celebridades tradicionais.

Gostou deste artigo? Ficou interessado em direcionar uma campanha de marketing com influenciadores para o seu público-alvo e colher bons resultados? Então entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre a nossa plataforma!