Por Priscila Sampaio

Em 04 de April de 2019

Marketing de influência com influenciadores digitais

O ano de 2018 consolidou a importância do marketing de influência. A mídia de um produto terá mais eficácia quando é oferecido a experiência, em vez de somente dar nome e onde encontrar o produto, com a expectativa que isso se torne venda.

Mas como trabalhar e contratar influenciadores? Nós te damos os 5 passos para formar uma verdadeira campanha com os criadores de conteúdo digital, com o potencial e funcionalidade para você ter uma operação quase que de uma agência de digital influencers.

Por que trabalhar com influenciador digital?

Algumas formas de comunicação não mudam e são aquelas que dão certo, uma delas é a propaganda boca a boca. A indicação de um amigo é mais valiosa do que uma promessa de um comercial na TV.

Quando tratamos de influenciadores, principalmente ao nos referirmos aos microinfluenciadores, é tratar de uma aproximação, quase que uma amizade entre o influenciador digital e os seguidores.

Ações com influenciadores digitais

Quando o influenciador tem a atenção em responder aos comentários, criar publicações que geram conversa, frequência de postagens, desenvolve o engajamento. Pela Airfluencers, há o Airscore, métrica própria que avalia a qualidade de engajamento do perfil, as notas variam de 0 a 1000.

Esse engajamento é o que se assemelha a uma amizade. O consumidor ao ver seu digital influencer preferido indicando um produto, acredita que ele experimentou, gostou e está indicando aos seus amigos virtuais de forma espontânea.

E por isso, quando falamos em engajamento, os microinfluenciadores têm grande potencial, até mesmo por terem uma base menor de seguidores, há uma melhor interação.

1 – Planejamento em marketing de influência

Antes de sair escolhendo o rosto bonito para se tornar um embaixador da sua marca, é preciso colocar, literalmente, no papel, quais são os objetivos da campanha.

É preciso reconhecer qual público quer atingir. A partir disso, como o produto pode ser oferecido por meio de experiência. E determinar os objetivos da campanha.

Entre os objetivos de uma campanha, podemos citar alguns como  awareness, conversão em vendas, geração de leads, crescimento de seguidores nas redes sociais, entre outros.

O passo inicial é o planejamento de comunicação e execução da campanha.

2 – Plataforma de influenciadores digitais

O segundo passo é encontrar os embaixadores certos para sua campanha.

Para eleger seu time, uma das soluções seria a busca em agências de influenciadores digitais. Porém, com a plataforma Airfluencers, você mesmo busca seus influenciadores de forma fácil, ágil e precisa.

A ferramenta Airsearch oferece filtros poderosos que buscam o digital influencer certo para sua campanha. Nos campos de busca há por menção de hashtag, temas, palavras-chave na bio, Airscore, tamanho de base, entre outros tantos filtros para a busca.

Entre os diferenciais e ganhos para sua equipe de marketing é que a escolha dos influenciadores é de forma orgânica, ou seja, por meio do resultado da pesquisa do influenciador, você terá a opção por aquele que faz conexão real com sua marca e não por fazer parte de um casting.

Por meio da plataforma de influenciadores Airfluencers, você conseguirá entender  qual é o comportamento do influenciador digital que está sendo avaliado e pesquisar se já esteve envolvido em polêmicas, se já realizou campanhas para seus concorrentes, entre outros fatos.

3 – Construindo a campanha de marketing de influência

Após selecionar e validar os influenciadores digitais, é necessário uma boa conversa com o influenciador e propor a co-criação de conteúdo.

É importante passar ao influenciador a expectativa de como apresentar o produto, já que no marketing com influenciadores digitais, a marca sempre se conecta ao estilo de vida da personalidade, e não é a protagonista do post.

Alinhar com os influenciadores digitais a perspectiva de texto e foto, não é mudar o discurso deles. Se os profissionais de marketing sentem a necessidade de mudar a forma de falar ou mudar a forma de fotografar do influenciador digital para atender as necessidades da marca, a escolha do influencer será equivocada.

4 – A operação da campanha com os influenciadores digitais

Com a escolha certa dos perfis, alinhamento de discurso, é a vez de estruturar a execução da campanha.

Para isso, está disponível o Airanalytics da plataforma Airfluencers, no qual você monta toda a estratégia com seus influenciadores.

De início, precisa planejar qual será o período da sua campanha de marca e as tags para validação do post que são desde a marcação de um perfil e/ou hashtag.

Influenciadores digitais e marketing de influência

Criando a campanha com influenciadores digitais

E aí, em uma lista feita no excel, faça a inclusão dos perfis oficiais dos influenciadores digitais selecionados para a campanha.

Para preencher certo o excel, vá na página inicial do influenciador e copie o link. Por exemplo: a URL correta para inclusão na plataforma Airfluencers é a rede, como Instagram e nome do influenciador digital, https://www.instagram.com/pepefiamoncini/

Dica 1: No passo 2 do Airanalytics, você terá modelo de excel para importar os seus influenciadores digitais. Não deixe nenhuma linha em branco, nem coluna. Em preços, por exemplo, se não tiver o valor real, coloque ao menos R$ 1,00 para evitar erros na leitura dos dados.

 

agência de influenciadores e marketing de influência

marketing de influência

Existem duas maneiras para importar o seu time de influenciadores digitais na campanha de marketing de influência. Uma é pelo excel, como falado acima, e a outra é adicionar preenchendo os campos da tela abaixo.

marketing de influência

Inclusão de influenciadores digitais

Na inclusão, configure a campanha, com dados de cada influenciador que serão essenciais para o andamento do trabalho:

  1. * Quantas publicações foram contratadas;
  2. * As redes sociais que serão trabalhadas;
  3. * Qual valor negociado para cada influenciador;
  4. * Observe o potencial de alcance e interação;
  5. * Certifique os valores de investimento;
  6. * Ative a campanha.
Dica 2: Lembrando que você poderá editar sua campanha.

 

marketing de influência

Perceba o quanto é importante o planejamento da campanha de marketing de influência, principalmente em relação a data. Por meio da plataforma de influenciadores Airfluencers não é possível fazer avaliação de publicações de campanhas que já se encerraram ou retroativas de 15 dias.

Os dados devem ser coerentes ao que estão incluindo na plataforma e no Airanalytics, o ponto crucial é a performance dos contratados, a partir do início da campanha.

O que já foi realizado pelo perfil contratado, não há como mudar, por isso, o importante na avaliação são as entregas que os digitais influencers farão diariamente e caso não estejam alcançando a performance esperada, o contratante da campanha tem o tempo hábil em mudar a estratégia e alcançar os resultados esperados.

5 – Marketing de influência: Estratégia de a todo vapor

Baseando-se no Airanalytics, você terá escolhido e incluído os influenciadores pela ferramenta Airfluencers.

Após a criação da campanha, o prazo de captação total dos dados é de até 48 horas. A partir desse período, a campanha será atualizada a cada 24 horas, diariamente.   

Caso tenha alguma publicação do influencer que não esteja com a marcação da campanha, e que queira adicionar, clique no perfil da personalidade desejada, abra o card dentro no Airanalytics, procure o post e acione o megafone para incluir à campanha da marca.

marketing de influência

É nesse momento que é preciso analisar o investimento e as métricas de campanha, como alcance e engajamento e se o criador de conteúdo está de acordo ou entregando à mais, ou à menos, do que foi combinado.

ROI em marketing de influência

ROI com influenciadores

Importante é observar como estão sendo as entregas, comparando com as ações que o influenciador digital fez anteriormente e como está sendo a performance com a campanha que está no ar. Lembre-se: É melhor mudar a estratégia e alcançar o objetivo, do que manter e ver a campanha em vermelho.

Conclusão

A pirâmide da mídia está invertida. Hoje, a grande massa determina as tendências e isso surge por meio dos influenciadores digitais, que são gente como a gente.

É o empoderamento das informações, que não são exclusivas aos grande meios de comunicação como TV.

Por isso, as empresas devem investir e monetizar através de estratégias de comunicação em marketing de influência.

 

FALE COM NOSSO ESPECIALISTA

Influenciadores, como as marcas podem aproveitá-los?

Faça o download gratuito

marketing de influência

E-Book