Por Priscila Sampaio

Em 15 de May de 2019

As marcas devem aproveitar as oportunidades sazonais para criar campanhas de marketing digital

O mês de junho e julho são as férias escolares e muitas famílias se organizam para viajar nessa época.

Neste contexto, as empresas podem se aproveitar do impacto que os influenciadores digitais têm em seus seguidores para promover seus negócios em turismo e lazer, oferecendo experiências, trazendo dicas exclusivas e até descontos por meio de códigos promocionais.

E aí entra o desafio de escolher os perfis certos que possam se conectar com sua empresa.

Ferramenta de influenciadores digitais

A escolha dos influencers jamais pode ser baseada por uma foto, mas sim pelo conteúdo autêntico como um todo e a relevância em determinado assunto.

É uma escolha detalhada que a plataforma Airfluencers é capaz de trazer. São diversos aspectos para análise e vamos trazer alguns exemplos que podem aprofundar sua avaliação e fazer conexões mais inteligentes e assertivas entre influenciadores e marca.

Qualidade de influenciadores pela plataforma de influenciadores

No card do influenciador você tem informações como Airscore, métrica própria que avalia a qualidade de engajamento. As notas variam de 0 a 1000.

Pode acompanhar o crescimento de base, assim você identifica uma possível compra de seguidores. As marcas mais mencionadas, melhores posts, locais marcados, entre outros.

Vamos focar na análise de categorias, onde poderá ter em uma só tela, as categorias mencionadas nos últimos 90 dias e dentro dessas, quais os temas mais trabalhados, além da qualidade de engajamento de cada assunto.

Influenciadores digitais

Temas e nota de influenciadores digitais

O influenciador digital que é inserido no nicho de viagem, pode fazer relacionamento com marcas de diversos segmentos desse tema. A partir da categoria, você terá as informações sobre o que ele fala em sua publicações. Quando se fala de viagem, é sobre a natureza? ou intercâmbio? Ou foca em viagens marítimas?  Veja:

temas

Influenciadores digitais

A partir desse detalhamento pode encontrar criadores digitais especialistas. E assim fazer um relacionamento conciso e direcionado, crescendo a oportunidade de conversão e atingindo o público alvo da sua marca.

Top 10 influenciadores

Para demonstrar as diversas conexões que pode fazer a partir da plataforma Airfluencers, trouxemos 10 perfis relevantes do segmento.

Nós na trip

O casal Luciano e Erica possuem o perfil focado em Viagem, com o Airscore de categoria em 949.

No assunto eles abordam sobre Ecoturismo, um nicho que pode ser impactado. Além dessa categoria, o casal performa bem em engajamento com Gastronomia. Outro ponto que pode se trabalhar, ou seja, restaurantes podem se relacionar com esse perfil por apresentar um nível de engajamento satisfatório

Seguidores: 359 mil

Airscore geral: 797

Média de comentários por post: 615

Num pulo

Daniel e Paula formam outro casal apaixonados e unidos pela paixão em viajar. A nota de engajamento é 974 em Viagem. Em suas publicações, há temas que englobam o Ecoturismo e outra categoria trabalhada nas publicações é Gastronomia, em especial chocolate. Uma rota bem doce para se trabalhar.

Seguidores: 43,7 mil

Airscore geral: 975

Média de comentários por post: 98

Amandinha Prefiro Viajar

A influenciadora digital traz cliques criativos e únicos. Quando aborda sobre Viagem, também fala de Intercâmbio. Seu Airscore de categoria é 941. Outra categoria que apresenta boa performance é Meio Ambiente e direciona para Reciclagem.

Seguidores: 222 mil

Airscore Geral: 884

Média de comentários por post: 232

Vazaonde

Marcos Vaz é um youtuber que produz conteúdo sobre as aventuras. Seu Airscore de Viagem é 959. Além dessa categoria, apresenta bom resultados em Música com o tema em Reggae. Dois universos que se conectam de forma genuína.

Seguidores: 120 mil

Airscore Geral: 934

Média de comentários por post: 147

Viajando com Gabi

Gabi traz cliques incríveis e coloridos sobre suas viagens. Em Airscore de Viagem ela tem a nota de 910. Entre os temas nessa categoria, ela aborda sobre Ecoturismo. Outro assunto que ela performa bem é Moda, falando sobre comportamento Fashion.

Seguidores: 233 mil

Airscore Geral: 888

Média de comentários por post: 314

Mala de Aventuras

As amigas Nanda Hudson e Gaia Vani trazem algumas dicas que não serão encontradas nos guias de turismo. Elas viajam juntas, viajam separadas com seus respectivos amores e criaram um perfil dinâmico. O Airscore em Viagem é 743. Abordam temas como Turismo Naútico. Outra categoria que entregam boa performance é Gastronomia, com abordagem em Mixologia.

Seguidores: 68,9 mil

Airscore Geral: 757

Média de comentários por post: 38

Caio Travels

Caio é um rapaz que traz em seus cliques suas viagens, focando em mares, e paisagens famosas pelo mundo dos viajantes. Seu Airscore de categoria é 973 e dentro de Viagem ele traz Ecoturismo. Outra categoria que apresenta bons resultados é aviação.

Seguidores: 244 mil

Airscore Geral: 946

Média de comentários por post: 442

Estevam pelo Mundo

Lucas Estevam, participante do programa “O Aprendiz” (edição de 2019 com influenciadores digitais) foca em fotos com grande estilo. Seu Airscore de Viagem é 796. Nos últimos 90 dias abordou também sobre Intercâmbio. Outro tema que apresentou bom desempenho foi Gastronomia, falando sobre vinhos.

Seguidores: 356 mil

Airscore Geral: 795

Média de comentários por post: 361

Dica das Twins

Para as marcas que querem conectar viagem com lifestyle, esse perfil pode ser ideal. As influenciadoras trazem viagens e lifestyle como conteúdos principais. O Airscore de Viagem é de 951 e as categorias de Moda e Beleza, apresentam bons resultados no perfil.

Seguidores: 113 mil

Airscore Geral: 945

Média de comentários por post: 225

Mala Viajante

O casal Rafa e Lídia é a inspiração para quem busca cenários além dos turisticos, pontos da realidade social da cidade, pessoas que vivem nos locais. É aquele turismo para conhecer outras realidades de pessoas que vivem por todo esse mundo. O Airscore de viagem é 447 e os assuntos de Vida e Família e Ativismo, são presentes nas publicações.

Seguidores: 361 mil

Airscore Geral: 419

Média de comentários por post: 97

Conclusão

A partir da plataforma de influenciadores, você consegue explorar o comportamento dos criadores de conteúdo e ter insights que podem promover oportunidades de negócios nichos ainda não explorados por sua marca.

Por isso, é importante o briefing e objetivo da marca, para buscar uma rede de influenciadores digitais que possam se conectar de forma verdadeira com o produto, criar experiências para os consumidores e converter em faturamento esse tipo de relacionamento.

Conte conosco para isso!

FALE COM UM ESPECIALISTA