Por Conrado Tardin

Em 21 de October de 2019

Marketing de Influência e seu rápido crescimento: Tudo que você precisa saber

Marketing de Influência em ascensão: Como aproveitar essa realidade?

Conteudo traduzido e adaptado do autor Shane Barker – Marketing de Influência em ascensão

A crescente popularidade das mídias sociais e da Internet incentivou a maioria das marcas e varejistas a terem uma forte presença on-line. Isso deu origem a uma concorrência muito acirrada no mundo online. Como resultado, está se tornando cada vez mais difícil alcançar seu público-alvo sem ser “muito vendedor”. É aí que entra o Marketing de Influência.

Os profissionais de marketing estão sempre à procura de técnicas inovadoras, agressivas e eficazes para fortalecer a reputação da marca e adquirir novos clientes. Eles passaram de táticas intrusivas de autopromoção para estratégias de entrada mais diferenciadas, como o marketing através de influenciadores digitais.

O aumento do Marketing de Influência é evidente pelo fato de ter sido usado por 86% dos profissionais de marketing em 2017. Além disso, houve um aumento de 1500% no número de pesquisas no Google por “marketing de influenciadores” nos últimos três anos.

Antes de lançar mais luz sobre a ascensão do marketing influenciador, vamos primeiro dar uma olhada no que o termo, “Influenciador”, na verdade implica.

 

O Raio-X dos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são caracterizados por terem seguidores leais nas mídias sociais, sendo que esse número de seguidores pode variar de poucas dezenas de pessoas até milhões de seguidores. Eles compartilham um relacionamento amigável com seus fãs e são vistos como especialistas em seus nichos.

A internet está cheia de influenciadores de todos os tipos – blogueiros, fotógrafos, ativistas, jornalistas, celebridades e muito mais. Eles usam diferentes plataformas de mídia social para se conectar com seus públicos. De fato, somente o Instagram é o lar de mais de meio milhão de influenciadores.

Ao contrário das celebridades tradicionais, os influenciadores não encobrem suas vidas em um ar de mistério. Eles aproveitam a acessibilidade das mídias sociais para desenvolver conexões pessoais com seus seguidores. Isso os ajuda a conquistar a confiança de suas comunidades de fãs.

Os influenciadores de mídia social não devem ser colocados em pedestais e adorados. Em vez disso, são consumidores da vida real que compartilham informações autênticas e valiosas com seus seguidores. Eles são freqüentemente vistos como modelos e possuem o poder de influenciar as escolhas de seus seguidores.

É essa confiança e influência que podem ser aproveitadas pelas marcas para se conectar com seus públicos-alvo. Eles podem usá-lo para obter maior visibilidade e moldar as decisões de compra. Vamos agora dar uma olhada no que significa marketing de influência.

 

Compreendendo o Marketing de Influência

Para entender o crescimento do marketing de influência, é necessário um conhecimento profundo sobre essa estratégia de marketing específica.

Simplificando, o marketing com influenciadores envolve a colaboração com um influenciador de mídia social para aumentar a visibilidade da marca e fortalecer a reputação da mesma. Quando executado corretamente, ajuda a conquistar mais clientes e gerar mais receita.

Embora os influenciadores de mídias sociais sejam um desenvolvimento relativamente recente, há muito tempo que existem variações no marketing de influenciadores na publicidade tradicional.

Por exemplo, as celebridades são frequentemente apontadas como embaixadoras da marca para promover uma gama específica de produtos.

No entanto, o que diferencia o marketing de influência de hoje é que ele é percebido como mais autêntico e confiável. Devido ao relacionamento de um influenciador com seus fãs, suas recomendações não são descartadas como endossos falsos e patrocinados.

Em vez disso, seus seguidores costumam jurar pelas recomendações feitas por seu influenciador favorito.

Você pode trabalhar com influenciadores para criar conteúdo atraente para seus perfis de mídia social. Você também pode colaborar com eles para sediar concursos e brindes. Além disso, você pode convidá-los a assumir o controle total de seus perfis de mídia social por um determinado período de tempo.

Por exemplo, o atleta e influenciador da vida real, Brooke Willson, foi convidado a assumir a página do Instagram de Eddie Bauer. Vale ressaltar como Willson utilizou essa oportunidade para anunciar uma oferta para a marca, aumentando ainda mais o envolvimento do público.

Exemplo de campanha de Marketing de Influência eficaz

Exemplo de campanha de Marketing de Influência eficaz

Imagem via Instagram

A abordagem usada na sua campanha de marketing com influenciadores depende muito do seu objetivo final de marketing. Dependendo de seus objetivos, você também pode convidar influenciadores para sessões de perguntas e respostas, podcasts e oportunidades de blogs de convidados.

A ascensão do marketing de influência não tem precedentes. Ele obrigou os profissionais de marketing a mudar suas estratégias e adotar uma abordagem centrada no influenciador.

Agora, vamos dar uma olhada em sua evolução e por que ela está se tornando a estratégia de marketing favorita de todas as marcas.

 

Entendendo a ascensão do marketing de influência

O apoio a celebridades já existe há muito tempo. No entanto, quando se trata de influenciadores digitais, muitas marcas inicialmente relutaram em torná-las parte de suas estratégias de marketing. Alguns profissionais de marketing consideravam como uma opção, mas não estavam dispostos a dedicar orçamento ou recursos.

No entanto, algumas marcas ambiciosas, como Daniel Wellington, abandonaram a rota convencional. De fato, a marca de relógios de luxo contava apenas com o poder dos influenciadores para alcançar clientes em potencial.

Vale a pena correr o risco, considerando o fato de Daniel Wellington estar entre as empresas que mais crescem na Europa.

Histórias de sucesso desse tipo motivaram os profissionais de marketing a olhar para o marketing de influenciadores sob uma nova luz.

De fato, de acordo com a Mediakix, 80% dos profissionais de marketing concordam que o marketing com influenciadores é eficaz. Além disso, 71% deles também concordam que os clientes e o tráfego recebido do marketing com influenciadores são de qualidade superior.

Imagem via Mediakix

Isto não é surpreendente considerando o fato de que a maioria dos influenciadores se concentra em um nicho específico.

Trabalhar com influenciadores de nicho torna sua segmentação extremamente precisa e conecta você ao público-alvo que provavelmente se interessará pelo seu produto. Tudo o que você precisa fazer é escolher um influenciador relevante para o seu nicho.

O poder de influenciar

Outro fator crucial que contribuiu para o aumento do marketing de influência é a natureza percebida sobre os influenciadores. Seus seguidores costumam tratá-los como consumidores da vida real que compartilham informações valiosas sobre os mais recentes produtos ou serviços do setor.

As recomendações e análises dos influenciadores são geralmente mais confiáveis ​​e passam mais credibilidade quando comparadas às recomendações patrocinadas. Como resultado, eles podem impactar as decisões de compra de seus seguidores e atraí-los para uma determinada marca.

Portanto, quando um influenciador compartilhar seu feedback honesto sobre um produto ou serviço, seus seguidores são incentivados a experimentá-lo. De fato, 33% dos entrevistados em um estudo gen.video afirmaram que os influenciadores eram sua fonte mais confiável de recomendações de compras.

Por exemplo, quando a Huawei quis promover o design exclusivo da Porsche da gama Mate 10 Pro, eles colaboraram com Lewis Hilsenteger. Hilsenteger enviou um atraente vídeounboxing do produto em seu canal do YouTube, Unbox Therapy.

É evidente que o marketing de influência é uma ferramenta poderosa para geração de leads. Atrai clientes em potencial para sua marca sem exigir que você se entregue a táticas de autopromoção.

De fato, o marketing com influenciadores é considerado um dos métodos on-line que mais cresce para aquisição de clientes.

Maior alcance e visibilidade

No mercado competitivo de hoje, é crucial iniciar uma conversa on-line sobre sua marca. Quanto maior o seu alcance, mais fácil é para os seus clientes em potencial descobrirem seus produtos.

Os influenciadores, devido ao seu enorme alcance e altas taxas de engajamento, podem tornar isso possível.

Quando um influenciador apresenta sua marca em seu conteúdo, é provável que seu público perceba. Também é provável que eles compartilhem esse conteúdo em suas próprias redes, aumentando ainda mais a exposição da sua marca.

Os influenciadores têm o poder de cortar todo o barulho nas mídias sociais e levar seu conteúdo para o público certo. De acordo com um estudo recente do Influencer Marketing Hub, 37% dos entrevistados usam o marketing de influência para aumentar o reconhecimento da marca.

O ROI do Marketing de Influência

Apesar de todas as vantagens lucrativas de se trabalhar com influenciadores, as marcas têm se esforçado para avaliar o desempenho geral de tais campanhas. Eles costumam achar difícil calcular o ROI de suas campanhas de marketing de influenciadores.

Em 2017, 76% dos profissionais de marketing pensaram que calcular o ROI seria o maior desafio de marketing de influência em 2018.

Esse problema pode ser resolvido se os profissionais de marketing definirem seus objetivos, KPIs e métricas adequadas para se medir os resultados.

Digamos que se o seu objetivo é aumentar o envolvimento do público. Você deve acompanhar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos em postagens específicas para analisar o sucesso de sua campanha.

À medida que o marketing de influência se torna uma norma amplamente aceita, os profissionais de marketing estão criando métricas personalizadas para avaliar seu desempenho. Isso facilitou a avaliação do ROI de tais campanhas nos últimos tempos.

De fato, de acordo com um estudo recente, o marketing com influenciadores oferece um ROI de US $ 6,5 para cada US $ 1 gasto. Isso é muito maior que o ROI de outras formas de marketing digital.

Plataformas de mídia social

Ao falar sobre a ascensão do marketing de influencers, é crucial discutir quais plataformas de mídia social estão sendo mais usadas.

A maioria dos influenciadores atua em uma ou mais dessas plataformas. No entanto, o Instagram é o canal mais popular para campanhas de marketing com influenciadores.

Imagem via Influencer Marketing Hub

Isso não é surpreendente, considerando o fato de o Instagram ter mais de 1 bilhão de usuários ativos. Além disso, oferece taxas de engajamento muito melhores em comparação com outras plataformas de mídia social.

De fato, os nano-influenciadores (com 1.000 seguidores ou menos) veem taxas de engajamento próximas a 7,2% no Instagram. Por outro lado, seus níveis de engajamento no Twitter são tão baixos quanto 1,4%.

 

Marketing de influência: O futuro

Uma discussão sobre a ascensão do marketing de influenciadores é incompleta sem explicar o que o futuro reserva para ele. Tornou-se claramente a palavra da moda para marcas e empresários. Suas aplicações continuarão a aumentar e, esperamos, melhorar.

À medida que os profissionais de marketing se tornam cada vez mais conscientes de seus benefícios, eles também provavelmente investem mais capital e recursos nele.

Segundo o Influencer Marketing Hub, 86% dos profissionais de marketing pretendem dedicar um orçamento específico ao marketing de influenciadores em 2019. Além disso, 63% deles pretendem aumentar seus gastos no próximo ano.

Os influenciadores de mídia social continuarão sendo parte integrante das estratégias de marketing. O aumento de orçamentos e recursos contribuirá para tornar as campanhas de marketing de influência mais eficazes.

Assim, o aumento do marketing de influenciadores continuará, pois ele se tornará um mercado de US $ 5 a US $ 10 bilhões até 2020.

Conclusão

O Marketing de Influência percorreu um longo caminho de ser apenas uma opção para se tornar o carro-chefe de escolha para as marcas. Suas altas taxas de conversão e ROI motivam os profissionais de marketing a alocar um orçamento separado para campanhas de marketing de influência.

O marketing através de influenciadores digitais não é mais uma novidade que está sendo usada por algumas marcas de nicho. Está se tornando rapidamente uma norma para as empresas, independentemente de seus tamanhos e nichos. Espera-se que o crescimento continue à medida que os profissionais de marketing se conscientizem e desenvolvam novas estratégias. Com isso, eles poderão tornar suas campanhas mais eficazes.

Já é tempo de as marcas reconhecerem a ascensão do Marketing de Influência e integrá-lo às suas estratégias de publicidade. Você concorda?

Baixe grátis: O Guia Definitivo sobre Planejamento no marketing de Influência

influenciadores digitais

O Guia Definitivo para o seu Planejamento no Marketing de Influência