Por Priscila Sampaio

Em 19 de February de 2019

Influenciadores na Campus Party. Entenda como ser relevante nas redes sociais

A Airfluencers é patrocinadora da Campus Party, um evento que oferece experiências tecnológicas do mundo para jovens geeks em torno de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo, marketing de influência e o universo digital. Nos cinco dias de evento, a Campus Party foi palco de inúmeras apresentações e demonstrações de projetos tecnológicos, incluindo palestras riquíssimas de profissionais de gabarito do mercado de marketing digital, como Camillo Coutinho, Luiza Amalfi e Bia Granja.

Tecnologia e inovação

Inovação marcou a Campus Party 2019

Como se tornar influente no Youtube?

Você é um Youtuber ou pensa em ser? Essa foi a grande pergunta que Camilo Coutinho fez em sua palestra “Algoritmo do Youtube 2019” no palco “Academia Creators” e ainda ressalta: Por que se tornar um influenciador no Youtube?

Coutinho é estrategista digital, CEO da Double Play Media, especialista em vídeos online. Em sua explanação, ele orienta sobre a formação de canais no Youtube. Ao criar seu canal, tenha um motivo real. Ele trouxe a explicação baseado nos 3 P’s do conteúdo:

Pessoa – Quem irá assistir ao seu canal? Ao formar um plano de criar seu perfil no Youtube, escolha o público que será sua audiência.

Propósito – O que você quer com seu canal? Qual é o seu objetivo como influenciador? Não se deve começar um canal por começar. Hoje em dia, há uma questão de profissionalização dos influenciadores do Youtube, isso gera um leque grande de opções de canais para os internautas assistirem, logo é uma concorrência que você enfrenta e luta para conquistar visualizações e novos inscritos.

Plataforma – Escolher o meio de comunicação é o passo inicial, porém você deve conhecer a plataforma, como funciona o algoritmo e trazer a seu favor. É importante conhecer a fundo como a plataforma de rede social pode te entregar, exibir seu conteúdo e adequar-se para alcançar a melhor performance   

O especialista enfatizou que é importante tomar cuidado com o ego. “Tem alguns youtubers que fazem vídeos para si próprio e não percebem erros primários e depois não entendem o porquê da baixa visualização”, comentou em sua palestra.

Camilo Coutinho

Camilo Coutinho: Estratégia em vídeo

Coutinho fala que é primordial fazer planejamento de conteúdo no Youtube. E fazer o planejamento visando aos seus seguidores. “Esqueça o ego. Não fale de si, pensem em como você pode contribuir para os seus seguidores. É se por no lugar deles. Se você fala de carro e quer dar o passo a passo de como trocar um pneu. Se ficar falando da história do pneu, a pessoa simplesmente “troca de canal” e busca outro que possa lhe ajudar, enfatiza.

O que é ser influente nas redes sociais?

Luisa Amalfi, coordenadora de inteligência em influenciadores da Airfluencers fez sua apresentação no palco Creativity. Ela ressaltou o quanto é importante criar conexões genuínas com marca para gerar conversa nos posts.

“Cada influenciador consegue se especializar e falar melhor de determinados assuntos e assim gerar conversa por meio das suas publicações”, disse Luisa.

Influência nas redes sociais

Luisa Amalfi: É preciso desenvolver a influência nas redes sociais

Para os profissionais que buscam por influenciadores, o interessante é reconhecer se a pessoa realmente é influente, entre tantos pontos de análise um deles é a identificação do alcance que o conteúdo pode chegar. Nos comentários se há marcação de outros perfis, é sinal positivo do quanto essa mensagem está alcançando outras contas, porque impacta internautas que não seguem o influenciador, mas de alguma forma foram atingidos pelo conteúdo dele.

A coordenadora da Airfluencers lembra que o nível de influência independe do tamanho da quantidade de seguidores. Os creators influentes são aqueles que apresentam interação com sua audiência, que promovem troca, indicando outros youtubers e influenciadores digitais que podem dar sequência no tema, reforçam uma comunidade, criando publicações específicas e interações para um nicho e apresentam propósitos, como sustentabilidade, esclarecimento sobre o HIV, o empoderamento de pessoas negras, entre outros exemplos.

A estratégia da influência

 

A Bia Granja, fundadora da Youpix, uma aceleradora de influenciadores, fez sua apresentação no palco Feel The Future e trouxe 10 inovações do marketing de influência de 2019.

Entre as inovações discutidas, uma delas é o Social Vídeo, que vai muita além de criar um vídeo, mas um pretexto para gerar a conversa. Essa afirmação é compartilhada pelo Camilo Coutinho, quando afirma que os youtubers devem ter propósitos. É o elemento social que se tem como enredo do conteúdo.

“O principal objetivo das mídias hoje é achar o gatilho de conversa. Hoje as plataformas que oferecem vídeo não estão para tornar a marca como protagonista, mas a audiência é a protagonista. O público-alvo não é passivo, ele cria e é engajado”.

Ainda de acordo com Bia, não existe mais o “olha o que fiz” que era focado para as marcas. As pessoas não aceitam mais a imposição de produtos, mas no capital social que representa a marca, o que é atribuído para o youtubers, influenciadores digitais. Eles emprestam seu capital social para se associar à campanha.

Influenciador engajado

Bia Granja: Ser engajado é mais do que ter uma base grande de seguidores

Ela comenta ainda que o verdadeiro engajamento não são as métricas que as plataformas dão hoje, como curtida e visualização, mas o que foi entregue na publicação, qual é a profundidade que os digitais influencers trouxeram com o tema. É o potencial de circular aquela mensagem dentro da determinada comunidade.  

“O comentário “liiiinda” não tem qualquer valor, o que impacta são os comentários que dão continuidade ao tema”, finaliza Bia Granja.  

Conclusão

 

O influenciador digital está cada vez mais em evidência. Por isso, é preciso levar a sério e criar conteúdo com estratégia e planejamento, visando sempre atingir o público-alvo com assertividade e mensurando as ações que estão dando resultados.

Como o próprio Camilo Coutinho enfatizou na sua palestra, as plataformas de redes sociais devem trabalhar a seu favor. É de extrema importância aprender sobre os algoritmos de cada rede social e fazer um trabalho com excelência.

Conheça suas métricas de visualizações, curtidas e comentários, entenda quais são os temas que você melhor performa com sua audiência.

E-book: Influenciador, saiba fazer um conteúdo de qualidade!

Download gratuito!

Tip Book para influenciadores

Conteúdo de qualidade