Por Priscila Sampaio

Em 12 de November de 2019

Marketing digital é um dos segredos para se investir na propaganda do negócio

Os profissionais de marketing estão aderindo – e até mesmo migrando definitivamente – cada vez mais ao Marketing Digital. Mas será que funciona mesmo? É possível apresentar resultados? Dá para ser mais estratégico?

Este artigo vai responder a estas perguntas! Ele também vai te ajudar a saber como atrair mais oportunidades para o seu negócio e ainda melhorar a fluidez do serviço com uma carga de trabalho menos pesada.

Confira agora, de forma prática e objetiva, os principais conceitos do Marketing Digital. Descubra também estratégias e técnicas, e ganhe um bônus no final sobre o que é Inbound Marketing. Confira! 

1. O que é Marketing Digital?

Definimos Marketing Digital como um conjunto de ações e informações realizadas por variados meios tecnológicos para a promoção e publicidade de empresas, produtos e serviços diversos.

Na prática, a internet é o principal universo de atuação do profissional de Marketing Digital para diversificar canais de comunicação, digitalizar a análise de resultados e expandir o alcance da publicidade.

O conceito de Marketing Digital está pautado ainda em crescente interesse e adesão de usuários a meios virtuais para a busca de entretenimento, informação, conhecimento, produtos e serviços. Nessa jornada, o cliente:

  • Pesquisa preços quando já tem ideia do que deseja;
  • Busca informações e orientações quando quer conhecer e diferenciar opções para compra;
  • Descobre, por influência, a necessidade de aquisição sobre determinado produto ou serviço.

Para colocar tudo isso em prática, tem estratégia e técnica! E é nessa perspectiva que o profissional se destaca. No próximo tópico, vamos apresentar as ferramentas atuais mais poderosas para a implementação do Marketing Digital.

2. Quais as principais estratégias e técnicas no marketing digital?

Desde o seu surgimento, em 1990, o Marketing Digital alterou significativamente a perspectiva sobre a promoção de negócios. De lá para cá, algumas ferramentas se mostraram mais potentes, mais baratas e eficazes. 

Conheça as principais:

2.1 Marketing de Conteúdo

Começaremos com o Marketing de Conteúdo. Quer atrair mais oportunidades para o seu negócio? O caminho começa por aqui! Elabore muitos tipos de conteúdo para cativar e conquistar pessoas.

Mas por que o Marketing de Conteúdo é importante? Porque ele atinge diretamente as dores e dúvidas do público-alvo. A internet permite a quantificação e definição de buscas e, a partir disso, a identificação da informação que o cliente deseja encontrar. 

Sendo assim, para elevar o valor da presença digital crie:

  • Blogs informativos e educacionais com textos de atração;
  • Vídeos de suporte, entretenimento, educativos e relacionados;
  • Posts atrativos em mídias sociais;
  • Podcasts e outros.

Essas são algumas das ferramentas básicas para estruturar a estratégia de Marketing Digital. A partir daí, você pode combinar as técnicas para gerar tráfego e enriquecer o conteúdo com webinars, infográficos, eBooks e outros – além do uso de ferramentas como o WordPress e o Google Analytics.

2.2 Email Marketing

Um segundo passo muito importante é explorar a comunicação via email. Tida como uma ferramenta mais privada e direta, a caixa de correios pessoal é um canal mais próximo e personalizado para enviar promoções, construir relacionamento e converter leads (potenciais clientes).

Essa forma de publicidade é mais barata e tende a oferecer mais sucesso nas conversões – já que pode categorizar clientes e retornar informações de acompanhamento importantes. 

Para criar um bom Email Marketing, você precisa:

  • Descartar listas compradas (o cliente deve ceder o email espontaneamente);
  • Aplicar preheader (uma mensagem de contextualização logo ao lado do assunto);
  • Inserir um CTA (Call-to-action) no topo do email;
  • Encurtar assuntos e encaixar emojis (figuras que transmitem emoção);
  • Personalizar o assunto;
  • Reduzir o número de CTAs no decorrer do email.

2.3 Redes Sociais

Desde 2000, a internet experimenta uma popularização expressiva a partir da interação em redes sociais. A partir daí, a socialização online cresceu tanto que passou a gerar audiência para apresentação de negócios, promoção de produtos e outras oportunidades de marketing.

Use as redes sociais para estimular o relacionamento, fortalecer a identidade e divulgar temas organizacionais importantes – como a missão, a cultura, os valores e o propósito da empresa no mercado, com posts diários, semanais e mensais. 

Confira o Top 5 das redes sociais mais utilizadas atualmente:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • YouTube.

2.4 Otimização de Conversão (CRO)

O esforço dessa ferramenta está em elevar os resultados. De nada adianta uma super audiência, grande empatia e alta visibilidade se a empresa não vende. Por isso, o trabalho deve ser focado em conversão.

Na prática, isso funciona com um conjunto de ferramentas que induz o cliente a percorrer uma jornada com ações o direcionando até o processo final de compra. O CRO otimiza as taxas de conversão e trabalha ferramentas como:

  • Testes A/B para mensurar resultados sob duas perspectivas diferentes;
  • Heatmaps e gravação de sessão para interpretação qualitativa dos resultados.

2.5 Marketing de Busca (SEM)

O SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing de Busca se baseia na estruturação de conteúdo otimizada para os principais mecanismos de pesquisa utilizados pelos usuários, como Google e Bing. A praticidade dessas ferramentas atraiu muito o público, e é por elas que os gestores estruturam suas estratégias.

Se trata de como, quando e quantas vezes se é visto na grande rede. Quando pesquisamos no Google, por exemplo, é bem provável que consideremos apenas a primeira e a segunda página como fonte de informação.

O foco dessa estratégia é trabalhar otimizações que classifiquem organicamente o conteúdo para aparecer nessas páginas. Entre as ferramentas mais utilizadas destacamos o SEO (Search Engine Optimization) e o PPC (Pay Per Click) ou links patrocinados.

BÔNUS: O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem sido considerado um novo jeito de fazer Marketing Digital, com base principalmente no relacionamento. Essa estratégia pode ser usada para atrair, converter e fidelizar clientes. A metodologia acontece com os seguintes passos:

  • Atrair leads com conteúdos de valor otimizados com SEO;
  • Converter leads por meio de ofertas e oportunidades;
  • Fortalecer o relacionamento para estimular a compra;
  • Concretizar as vendas;
  • Analisar dados por meio de métricas para aprimorar o processo.

Se você realmente acredita que o Marketing Digital pode aprimorar a qualidade do seu serviço, esse é o momento de fortalecer as ideias e apresentar argumentos sólidos para obter definitivamente o reconhecimento da alta diretoria na implementação dessa estratégia. 

Agora que você conhece melhor essa técnica, vale a coragem para mudar. Digitalize-se!

influenciadores digitais

 

Baixe gratuitamente:

marketing digital