Por Larissa

Em 29 de May de 2018

Trazer influenciadores digitais para atuar a favor das marcas em estratégias de marketing tornou-se uma forma simples de ampliar a sua audiência e associar a empresa a um ícone relevante para seu público. Com isso, é um tipo de ação que ficou frequente em vários mercados, especialmente, porque é capaz de gerar ótimos resultados.

Para ter certeza de que está tendo sucesso com esse tipo de estratégia, você precisa saber como mensurar resultadoscom influenciador digital. É necessário olhar para indicadores específicos que apontam se a personalidade impactou positivamente a sua audiência e trazer os retornos que você estava esperando.

Atualmente, o grande desafio para as marcas está em encontrar os influenciadores digitais certos para as suas ações. Como existem inúmeras personalidades desse tipo em uma infinidade de nichos, tomar a melhor decisão pode ser um processo complicado. Portanto, é bastante valioso poder validar os resultados das suas ações e ter certeza de que você escolheu corretamente.

Veja, a seguir, as principais métricas que você deve considerar ao mensurar resultados com influenciador digital. Acompanhe!

Metas estabelecidas

Nenhuma ação de marketing deve ser iniciada sem a definição de objetivos concretos. A partir deles, é necessário determinar qual será o seu KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho). Esse número representará o quanto a sua marca conseguiu se aproximar da meta dela.

Por exemplo, se você deseja aumentar o número de vendas de determinado produto com a ajuda do influenciador digital, então esse deve ser o seu KPI. Ao final da campanha, é um dos indicadores que você deve mensurar para avaliar o seu sucesso.

Isso não significa que o KPI é o único número que precisa ser considerado. Inclua outras métricas em sua análise, mas sem se esquecer do valor que o KPI tem para os seus objetivos.

Engajamento do conteúdo

As curtidas, comentários e compartilhamentos de uma publicação nas redes sociais servem de termômetro para a recepção do público sobre aquele conteúdo. Ao realizar uma parceria com um influenciador digital, é possível impulsionar consideravelmente o alcance desses posts, fazendo com que a sua marca atinja novas fatias de público.

Ao mensurar resultados com influenciador, você precisa dedicar parte da sua atenção ao engajamento dos posts da sua empresa. Antes de tudo, levante como costuma ser o resultado convencional da sua marca nesse âmbito. Depois, analise os resultados correspondentes ao período da campanha com o influenciador digital.

Com isso, você poderá estabelecer uma comparação fiel a respeito da diferença que o influenciador digital conseguiu trazer para a visibilidade do seu conteúdo. Lembre-se: esse tipo de métrica representa o contato do público com as suas peças, mas ainda não significa sucesso em conversão.

Aumento das vendas

Se você deseja contar com a ajuda de um influenciador digital para alavancar as suas vendas, então precisa mensurar de que forma essa parceria ajudou a direcionar mais pessoas para comprar o seu produto. Somente assim, você poderá ter certeza da diferença que o influenciador digital fez nos seus negócios.

Não se trata de observar apenas cliques que levaram visitantes à sua loja. É necessário contabilizar vendas concretizadas, já que o seu público pode alcançar o seu produto e decidir não comprar. Para se certificar de que o influenciador digital realmente gerou vendas para você, é preciso analisar a rota completa.

Para mensurar resultados com influenciador, você precisa levar em consideração os caminhos que você disponibilizou para seu público chegar até a sua oferta. Durante a etapa de planejamento, é essencial que você defina junto à personalidade quais links ela deve divulgar e, preferencialmente, consiga inserir tags de tracking nelas.

Audiência conquistada

Um dos principais benefícios de trazer um influenciador digital para trabalhar a favor da visibilidade da sua marca é pedir emprestada a audiência dessa personalidade para alavancar a imagem da empresa. Essas pessoas representarão um ganho substancial para a audiência alcançada pela sua marca.

Dedique atenção suficiente para mensurar resultados com influenciador digital referente ao aumento do público dos seus canais digitais. Veja de que forma as menções feitas pelo parceiro conseguiram direcionar mais gente para começar a acompanhar o seu conteúdo.

Com um número maior de seguidores, você terá uma base de usuários mais vasta para impactar com ações futuras. Aoescolher corretamente o influenciador do perfil adequado para sua ação, esse aumento de audiência corresponderá a pessoas com todas as características para se tornarem clientes seus.

Visitas ao site ou loja física

Levar pessoas até o site da sua loja é uma ótima forma de aumentar o seu potencial de vendas, e um influenciador digital pode ajudar muito nisso. O seu parceiro precisa chamar atenção para as ofertas do seu site e incentivar o acesso dele para conferir as suas ofertas.

Mensurar visitas a uma loja física e creditá-las à ação de um influenciador digital é algo mais complexo, mas não impossível. Você pode contar com alguns mecanismos que ajudam a comprovar esse resultado. Por exemplo, o influenciador digital pode promover determinado produto ou promoção contanto que o visitante fale o nome dele ao fazer sua compra.

Com ou sem uma campanha ativa, você precisa de um método para monitorar o número de visitas da sua loja física. A partir desse indicador, você conseguirá detectar tendências e comprovar o sucesso de sua ação com influenciadores digitais ao comparar seus números.

O que fazer em seguida?

Com esses números, você não só conseguirá se certificar do sucesso da sua campanha com influenciador digital, como também poderá obter diagnósticos decisivos para as suas ações futuras. Você terá os argumentos que precisa para justificar as suas escolhas, já que terá aprendido bastante com suas ações passadas.

Uma ação com influenciadores digitais não é garantia de sucesso. É necessário acertar na escolha da personalidade que associará seu nome à sua empresa, além de planejar a abordagem adequada que faça sentido tanto para a identidade da sua marca quanto para o perfil do parceiro. Analisar seus resultados é uma forma de se certificar de que você tomou as decisões certas.

Como mensurar resultados com influenciador digital deve fazer parte de qualquer estratégia, reserve parte do seu tempo para essa tarefa. Somente assim, será possível ter certeza de que os seus esforços converteram em retornos de qualidade e poderá realizar ações com ainda mais eficiência no futuro.

Gostou do nosso artigo? Restou alguma dúvida sobre como mensurar resultados com influenciador digital? Então deixe a sua pergunta nos comentários!

Agora que você já aprendeu como mensurar os influenciadores, baixe nosso Infobook para aprender ainda mais sobre a importância do marketing de influência e como obter muito mais sucesso com essas práticas.