Por Priscila Sampaio

Em 18 de April de 2019

Um midia kit bem feito é o primeiro passo para fechar um relacionamento com as marcas

O que é midia kit?

De micro a macro influenciadores, as personalidades das redes sociais estão cada vez mais presentes e constantes nos planejamentos e investimentos das áreas de marketing.

Por isso, é importante a profissionalização desse mercado e um dos aspectos profissionais é o mídia kit, que é nada mais, nada menos que a apresentação do trabalho de um influenciador digital. É o velho conhecido currículo, portfólio, em que o digital influencer apresenta seu perfil, qual é o nicho em que ele está inserido e as métricas que são entregues, como interações, ROI e entre outras.

Quando uma marca busca influenciadores, a equipe de marketing tem como um dos recursos o mídia kit que pode ser determinante na pesquisa de como contratar um influenciador digital.

Algumas agências de influenciadores constroem seu casting a partir das apresentações do mídia kit. Equipes de marketing também avaliam o mídia kit para conhecer o trabalho, principalmente, dos microinfluenciadores.

Por isso, deve conter o máximo de informações, a indicação dos perfis, métricas importantes e contatos.

1 – Como montar um mídia kit?

 

Design

 

O primeiro passo é o design da apresentação, que pode ser resolvido de duas formas. Contratando uma pessoa especializada em criação para fazer uma arte bonita, alinhada com seu perfil nas redes sociais e bem apresentável que só os profissionais dessa área podem entregar.

Caso não seja possível a contratação de um profissional (ou aquele amigo não pode te ajudar) utilize softwares e aplicativos de celulares de arte e edição para iniciantes. Existem algumas ferramentas gratuitas. Existe o velho ditado: menos é mais. Tome cuidado com cores e formas exageradas.

Demonstrar profissionalismo na apresentação é já se colocar à frente de influenciadores digitais que mandam apenas prints de tela do perfil com preço para algumas marcas. Se ponha no lugar do contratante: Você gostaria que uma assistência técnica te enviasse orçamento escrito em um papel de saco de pão?

Usuário

 

Pode parecer maluco, mas tem mídia kit que apresenta o nome do influenciador digital, mas não traz o nome do usuário na rede social. Como contratar um influencer que não apresenta o próprio perfil?

Apresente o nome de usuário da rede social. Se for mais de um, apresente separadamente por tópicos.

O ideal é trazer o link do usuário de cada rede social.

História

 

É interessante o digital influencer apresentar uma breve história sobre o início da sua carreira digital, objetivos do canal e como pretende conduzir os trabalhos, sejam com as marcas ou até trabalhos pessoais.

Importante ressaltar os temas que o influenciador aborda em seu conteúdo. Deixe claro se está associado a alguma organização ativista, financeira ou de projetos sociais.

Seja verdadeiro

 

Infelizmente, 2018 foi marcado por propagação de Fake News, e aplicativos como Whatsapp e redes sociais, por exemplo o Facebook, estão aplicando ações para combater essas práticas.

Portanto, não inflacione os seus números e muito menos os seus resultados. Está se criando uma cultura de verificação de dados e informações para combater Fakes.

Por meio da plataforma Airfluencers, por exemplo, os contratantes podem avaliar todas as informações do influenciador, entregando um verdadeiro raio-x do comportamento da personalidade digital. Por isso, facilmente é pego uma métrica inflada.

mídia kit do influenciador

Audiência no mídia kit

 

Revele qual é o perfil da sua audiência. Porcentagem de homens e mulheres, a faixa etária.

Para as marcas, o impacto dos influenciadores digitais em determinadas regiões é essencial. Traga os estados e cidades que pertencem a sua audiência. Esse é um ponto muito importante para os microinfluenciadores.

Qual tema seus seguidores demonstram mais engajamento? São informações essenciais para avaliar se há conexão com a campanha do produto ou serviço.

E os dados triviais, o tamanho da base de seguidores, a média de curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações.

Marketing de influência

 

É importante demonstrar a sua relevância em conteúdo. Um dos aspectos é expor quais foram as marcas dos últimos 12 meses que teve relacionamento.

Apresente alguns posts que mais desempenharam nos últimos dois meses. Assim já apresenta a linha de campanhas que tem costume de realizar.

Esse tipo de apresentação demonstra segurança e ajuda a definir se a estratégia da empresa está alinhada ao perfil do influenciador.

Plataforma de influenciadores

 

Aponte em seu material as plataformas de influenciadores que esteja cadastrado, assim pode agilizar o trabalho da equipe em analisar o seu perfil.

Na Airfluencers, o cadastro de influenciadores é gratuito e metrificado diariamente. É fácil em encontrar influenciadores digitais de todos os nichos, tamanhos, entre microinfluenciadores a celebridades.

Contudo, a plataforma é colaborativa. É possível que as próprias marcas incluem influenciadores digitais, que porventura, não venham estar na base.

E aqui reforçamos a autenticidade do influenciador, porque por meio do AirSearch as empresas possuem informações exclusivas dos últimos 90 dias, como as marcas que os digitais influencers citaram em suas publicações.

mídia kit do influenciador

2 – Como deve ser apresentado?

Como falado no tópico anterior, o design é indispensável. Cores harmoniosas, fontes de boa legibilidade e títulos que chamam a atenção.

É comum agências de influenciadores ou empresas como a Airfluencers com a área Airlab, em que conecta influenciadores a marcas, receberem prints da página inicial do usuário do perfil e valores de publicação. É desnecessário amadorismo.

Faça um arquivo para compartilhamento. O formato recomendado é o PDF, que é comum para qualquer computador ou dispositivo mobile.

Antes de enviar o arquivo para algum anunciante ou intermediário, certifique-se qual é a extensão do arquivo que está enviando, para evitar que o anexo dê erro na tentativa de ser aberto pelo destinatário.

3 – Valores: a negociar

Alguns influenciadores preferem deixar em aberto para negociação, outros enviam seus materiais com valores das postagens.

Em breve será lançado o app Airscore, em que você terá em mãos as métricas necessárias para negociação, como média de visualização, comentarios, nível do Airscore, que é a métrica própria da Airfluencers que avalia a qualidade do engajamento, as notas variam de 0 a 1000.

Com essa informações concretas, o poder da negociação é mais assertivo e real, demonstra que é transparente e pode criar o ROI conforme a campanha.

4 – Contatos

Vivemos no mundo digital, de mensagens via Direct até e-mails, é importante manter diversos canais de contatos.

Informe aqueles que tenham uma rápida resposta. É comum influenciadores perderem oportunidades de campanha de marca, por não ter respondido a um e-mail ou mensagem no tempo hábil.

Alguns influenciadores respondem horas depois, seja por e-mail ou até comentários nas postagens. Outros levam até dois dias para responderem, enquanto os profissionais de marketing digital já até formaram seus times e o atrasado, fica de fora!

Informe e-mail, telefone (se possível e conveniente), directs ou indique o contato do seu agente e sempre o alerte para respostas rápidas.

A importância do midia kit

Para influenciadores, é a demonstração de profissionalismo, que é organizado e sabe de cada métrica do seu perfil, atualizado ao menos a cada dois meses.

“Se o digital influencer quer monetizar seu negócio é preciso aplicar conceitos básicos de economia tradicional, isso, nenhuma revolução digital muda”, comenta o apresentador de O Aprendiz, Roberto Justus, que está com a nova edição do programa composto por participantes influenciadores digitais.

Na opinião de Raphael Dagaz, agente de influenciadores digitais de corrida, uma das relevâncias que o influenciador alcança ao montar um mídia kit é demonstrar qual é a autoridade que o creator possui em determinados assuntos ou nicho.

“Qual a dor que o influenciador digital resolve em relação à sua audiência? Se fala sobre tênis de corrida para auxiliar as pessoas nas suas decisões de compra? Ele exibe seus treinos diários para mostrar que com disciplina e foco é possível alcançar seus objetivos de saúde e beleza? São pontos que o mídia kit pode responder”, afirma Dagaz.

Para as marcas, a importância do mídia kit está na credibilidade que o influenciador está demonstrando ao apresentar seu trabalho e nível de profissionalismo. É uma importante forma de concentrar os contatos, informações de engajamento e trabalhos já realizados.

Contudo, a plataforma Airfluencers oferece aos seus assinantes, o card do influenciador, que traz as informações importantes para a decisão da escolha de um embaixador da marca.

Conclusão

Alguns conceitos básicos de organização e profissionalismo nunca saem de moda. A primeira impressão é a que fica. Não adianta ter milhares de seguidores sem entregar o potencial do seu trabalho, nível de engajamento e alcance.

A profissão de influenciador digital não é amadora na rede social. Em 2017 foram gastos mais de U$ 2 bilhões em marketing de influência. E 86% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator importante na decisão de compra ou apoio à marca.

Por isso, quanto mais informações verídicas e transparentes o influenciador oferecer a marca, mais chance de sucesso ao criar uma campanha de marketing de influência.