Por Priscila Sampaio

Em 27 de June de 2019

O marketing de influência é a principal oportunidade de awareness

Datas sazonais, como o dia dos namorados são uma grande oportunidade de trabalho no marketing de influência, que tem como premissa oferecer a experiència para o consumidor, em vez de ser somente uma propaganda de produto.

Ao se relacionar com influenciadores digitais, as empresas buscam oportunidades de se relacionar com nichos e consumidores que ainda não são clientes, porém têm alto potencial para se tornarem consumidores da marca. 

Planejamento de data sazonal

Uma grande campanha pode se dar pelo planejamento que foi (ou deveria ter sido) realizado anteriormente, com reconhecimento de persona, estruturação da campanha, definição do público-alvo e objetivos.

Entre o planejamento está o envolvimento com influenciadores digitais. A escolha do perfil certo para a campanha é fundamental para se ter sucesso nas ações.

Além de escolher os produtos ou serviços que sejam coerentes com o comportamento dos influenciadores.

Entenda mais sobre o planejamento por meio do nosso vídeo com especialistas na área. Clique aqui!

Reconhecer oportunidades

De acordo com o levantamento feito pela equipe de pesquisa da Airfluencers, onde foram analisadas 106.861 mil menções referentes a data do Dia dos Namorados (103.893 no Twitter e 2.968 no Instagram), as categorias mais lembradas são:

Chocolate – 40%

Perfume – 24%

Restaurante – 13%

Roupa – 12%

Lingerie – 11%

Sex Shop – 1%

O Instagram (45%) é a rede preferida para a divulgação e venda de presentes para o dia dos namorados.

Uma oportunidade que a equipe de pesquisa reconheceu foi trabalhar com o público solteiro. os solteiros se manifestaram em 17% apontando melancolia por não terem com quem comemorar.

Bares, restaurantes, casas noturnas têm aqui um gancho para convidarem os solteiros a passarem o dia com amigos e se divertindo do mesmo jeito. 

Tanto que 4% das publicações mencionaram que desejavam ter uma festa própria no dia 12 de junho.

A audiência ainda apontou que 6,5% das citações são voltadas às brincadeiras de comparações de vida de namorados com a de solteiros.

Somente 3,5% das publicações analisadas eram de declarações para o parceiro.

Qualidade da campanha 

As marcas pouco foram lembradas e nessa concorrência entre empresas, tanto pelas vendas quanto o fortalecimento da marca, é importante trazer a inovação e criatividade.

Um exemplo, a campanha do Chocolate BIS para o Dia dos Namorados buscou atingir o público que não está namorando.

Foi lançada a de troca de cartas por chocolate. A pessoa levava no ponto de troca uma carta, ou presentes, de um ex-namorado e recebia uma caixa de BIS.

A campanha se valeu de influenciadores para a divulgação e teve sua hashtag #Terminei como Trend Topics no período da data do dias do namorados.

Conclusão

Toda campanha está fadada ao fracasso se não houver planejamento, estrutura, ações específicas e objetivos. 

Nesse período de planejamento é importante se basear em pesquisas como a da Airfluencers, para entender o comportamento e menções que as pessoas fazem nas redes sociais.

É o caminho das pedras para encontrar oportunidades de ações eficazes e conversão em vendas ou fortalecimento de awareness.

Conte conosco para sua marca ser lembrada em qualquer data sazonal.