A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por dev

Em 11 de March de 2020

Programar posts: Como otimizar a programação de postagens em redes sociais e por que esse recurso é importante para a sua rotina como influenciador

Os influenciadores sabem que o marketing de influência requer cuidado, criatividade e frequência de publicação. A organização necessária para os influenciadores cumprirem todos esses requisitos é grande — você já deve saber disso. A vida dos influencers é agitada e costuma faltar tempo para tanta coisa a fazer. O que dizer, porém, se você puder programar posts?

É o que as ferramentas especializadas em gerenciamento de redes sociais, como a Bume, oferecem e facilitam o dia a dia do influenciador. Por meio desse recurso, você consegue realizar as suas ações com mais precisão, economia de tempo e com mais chances de monetização.

Tem interesse em saber mais? Neste artigo, vamos explicar como otimizar a programação de postagens em redes sociais e por que esse recurso é importante para a sua rotina como influenciador. Acompanhe!

A importância da programação de posts para influenciadores

Trabalhar com redes sociais pode ser complicado. É necessário sempre produzir um conteúdo épico, adequado ao seu público-alvo, capaz de criar interações e com ampla oportunidade de monetização. Para isso, também é preciso ter frequência de publicações.

É assim que o seu perfil alcança um público maior e tem mais chances de crescer. A constância das publicações também aumenta o engajamento, porque seu perfil passa a estar presente e os seguidores tendem a lembrar mais de você como influenciador.

Os algoritmos usados nas redes sociais, especialmente do Instagram, valorizam quem publica nos dias e horários certos, e com frequência. Tudo isso leva a resultados melhores. Com o tempo, seu perfil está cheio de seguidores e se torna referência no seu nicho de atuação.

Ainda existem outros benefícios que mostram porquê você deve programar posts nas redes sociais. Veja quais são eles!

Aproveitamento melhor do tempo

Ter tempo para fazer tudo de que precisa pode ser difícil. É aqui que a função de agendamento de posts ajuda. Com ela, você monta seu calendário editorial, cria os conteúdos, os gera e coloca quando deseja que sejam publicados. Depois disso, precisa se preocupar somente com o próximo período e as interações feitas.

Isso também vale para os Stories do Instagram. Desse modo, você usa o seu tempo de forma mais produtivo e evita ter que achar um conteúdo de última hora. Afinal, você sabe que postagens definidas sem organização trazem resultados piores.

Programação para datas comemorativas

Ter programado os conteúdos que você vai postar em datas comemorativas facilita muito o seu trabalho. Em vez de perder tempo nos feriados ou nas vésperas, você tem tranquilidade para aproveitar a folga e evita o esquecimento de algum período especial.

Por exemplo, se você é uma influenciadora que preza pelo empoderamento feminino, pode criar um post diferenciado para o Dia das Mulheres, a fim de valorizar a luta pela igualdade de direitos.

Manutenção da frequência ideal de postagens

Lidar com várias redes sociais — e é bem provável que você lide com mais de uma delas — torna mais difícil o trabalho de manter a frequência ideal de publicações. Além disso, mesmo que você trabalhe apenas com uma delas, evita que problemas, distrações, falta de inspiração e outras situações rotineiras afetem o seu trabalho. Afinal, isso é bastante comum, não é mesmo? 

Garantia de postagens em dia e horário determinados

Programar os posts para aparecerem no feed dos usuários sempre nos mesmos horários aumenta a chance de interação. Um dos benefícios é ter acesso aos dados precisos pela plataforma de gestão das redes sociais. Assim, você identifica exatamente quando seu público está mais presente e aproveita o período para ter mais resultados.

Gerenciamento de várias contas

Ter a possibilidade de lidar com diferentes contas de redes sociais é uma das principais vantagens da programação de posts. Você define o que, quando e onde vai fazer as publicações. Assim, pode definir que o Instagram vai trazer 3 publicações sobre looks de moda, o Facebook apresentará um link do blog com as tendências da próxima estação e os Melhores Amigos do Instagram vai ofertar um conteúdo exclusivo sobre os bastidores da Semana de Moda de Paris.

9 passos para programar um post 

Existem diversas opções no mercado de marketing, mas vamos utilizar como exemplo a Bume, que é uma plataforma de vendas e gestão de redes sociais. As funcionalidades são diversas e voltadas para Instagram, inclusive Stories e Close Friends, Twitter, LinkedIn e Google Meu Negócio.

Uma das principais é a programação de posts e stories. O objetivo é garantir que você planeje seu conteúdo e aumente as chances de aumentar o público. Por isso, com a ferramenta, é possível:

A – agendar imagens e vídeos no feed do Instagram;

B – programar stories e links, quando você tem mais de 10 mil seguidores;

  • C – salvar os posts como rascunhos para se planejar melhor;
  • D – descobrir os melhores dias e horários a partir dos dados coletados.

A questão é: como agendar suas postagens com o Instagram? Veja os 9 passos necessários!

1. Comece o processo de programar posts

O primeiro passo é acessar o Bume e clicar em “Agendamento”, logo abaixo de “Dashboard”. Em seguida, selecione “Agendar publicação”. Aqui, você poderá escolher a publicação de uma imagem, um vídeo ou um stories.

2. Agende sua imagem

Nesse caso, você deve selecionar a tela em que está escrito “Arraste seu arquivo ou clique aqui para carregar”. Escolha qual imagem vai programar a postagem diretamente do computador ou do celular.

No primeiro caso, pode arrastar o arquivo para a caixa. No segundo, você pode acessar uma foto da galeria ou tirar uma nova. O único cuidado é com a resolução da imagem, que deve ser de 1080 x 1080 pixels. O formato é PNG ou JPG e o tamanho máximo é de 10 Mb.

3. Programe seu vídeo

A opção é acessada pela mesma tela da imagem. A diferença é que você vai selecionar um vídeo para carregar. Ele pode estar no computador — basta arrastar — ou no celular — pela gravação ou selecionar da sua galeria.

O agendamento de vídeos ainda funciona somente para o Instagram. O formato precisa ser MOV ou MP4. O tamanho máximo permitido é de 40 Mb.

4. Agende os Stories

O Stories pode ser agendado de forma separada — essa é uma vantagem significativa do Bume. Assim, você deixa de perder tempo com coisas desnecessárias, algo importante para um influenciador, certo?

Para usar esse recurso, basta acessar a mesma tela anterior e selecionar a imagem que deseja. Ela pode ser arrastada, se estiver armazenada em um computador, ser escolhida da galeria ou tirada uma nova, caso esteja no celular.

Assim como as imagens para o feed, a dos Stories devem ter 1080 x 1080 pixels. O formato é PNG ou JPG com tamanho de 10 Mb. Da mesma forma, é possível acrescentar um link nos stories. Basta selecionar “Adicionar link”.

É importante citar que essa função está habilitada somente para perfis comerciais do Instagram que tenham mais de 10 mil seguidores. Caso deseje publicar no Close Friends, o processo é separado. No entanto, é executado da mesma maneira. 

A única diferença é a visualização do público. Nesse caso, ao final, você deve escolher o botão “Enviar somente para Melhores Amigos”.

5. Edite o arquivo publicado

O arquivo carregado pode ser editado no Bume. O formato pode ser selecionado com os botões de comando: 

  • Primeiro: Permite escolher entre as 3 alternativas de formato permitidas para o Instagram;
  • Segundo: É o redimensionamento. Nesse caso, é possível retornar ao tamanho original da imagem;
  • Terceiro: É a ativação do zoom. A imagem deve ser aumentada ou reduzida até estar em tela cheia. Caso contrário, será publicada com barras brancas;
  • Quarto: Oferece a possibilidade de giro e reposicionamento da imagem. Se quiser escolher outra, precisa clicar no ícone de lixeira.
Programar posts: Edição de imagem

Programar Posts: Edição de imagem

6. Adicione emojis, legenda, localização e hashtags

A publicação precisa ser personalizada. Pouco adianta programar seus posts sem colocar os elementos necessários. Utilize legendas, hashtags segmentadas e relevantes e, se quiser, coloque emojis.

Todos esses recursos ajudam o engajamento. Para adicionar os emojis, clique no atalho no campo direito superior da caixa de legenda e selecione o que desejar, se estiver no computador. No celular, é só escolher aqueles que estão em seu teclado.

Para as legendas, lembre-se de que elas devem ter até 2 mil caracteres e 30 hashtags. Tem um contador para facilitar o seu trabalho. De toda forma, o recomendado é usar até 10 hashtags para evitar ser marcado como spam.

7. Escolha a rede social de publicação

O Bume permite publicar em diferentes redes sociais. Por isso, selecione a rede desejada. Vai abrir uma caixa de diálogo pedindo a confirmação dos dados. É só autorizar a vinculação com o Bume. Tenha em mente que é possível escolher mais de uma delas.

Programar posts: Publicar em

Programar posts: Publicar em

8. Selecione o melhor horário para programar os posts

A publicação terá resultados melhores quando você selecionar os horários mais adequados. O Bume oferece o recurso Melhores Horários, que sinaliza o melhor momento para publicar seu conteúdo.

Para isso, basta escolher o dia da publicação e clicar no ícone do relógio para selecionar o horário. Que identifica o momento em que o seu público está mais ativo. Também é possível ver os dados de forma completo clicando em “Ver todas as sugestões”.

9. Conclua o agendamento de postagens

A última etapa é a que prevê clicar em “Agendar post”. Se quiser, pode salvar como rascunho para editar depois. Na sequencia, basta “Salvar rascunho”. Caso prefira fazer a publicação na hora, é só escolher a data e o horário atual, e clicar em “Agendar post”.

Concluindo o agendamento do post

Viu como é fácil? Agora você já sabe como programar posts e facilitar seu trabalho como influenciador. Com isso, vai ter mais tempo para interagir com o público e melhorar o engajamento do seu perfil.

Gostou de saber mais sobre esse recurso e como o Bume ajuda a alcançar seus objetivos? Conheça a ferramenta e faça o teste grátis!

Texto escrito pelo Bume