Por Priscila Sampaio

Em 09 de March de 2018

As redes sociais são essenciais para que os influenciadores digitais possam trabalhar. É graças à projeção que conquistaram nessas plataformas que eles conseguem transformar o próprio trabalho em um negócio. Com estruturas comerciais robustas, essas personalidades se juntam às marcas para ajudarem na divulgação de produtos e serviços, obtendo retorno em troca.

Pensar na atuação dos influenciadores nas redes sociais significa considerar que eles não existem sem essas plataformas. Capazes de movimentar altas quantias em troca de sua exposição, os influenciadores digitais são excelentes meios utilizados pelas marcas para atingir seus objetivos. Todos ganham nessa transação: as personalidades se sustentam e as empresas pegam uma audiência já estabelecida que tem identificação com seu produto.

Conheça a seguir alguns cases que mostram a atuação produtiva dos influenciadores nas redes sociais:

Thaynara OG e o Snapchat

Com seu jeito irreverente e com foco no humor do dia a dia, Thaynara OG foi a primeira grande referência influenciadora a surgir no Snapchat. O aplicativo explodiu em popularidade entre 2015 e 2016, período em que Thaynara passou a ser seguida pela maioria dos usuários que entravam nessa nova rede social.

Hoje em dia, com o declínio em popularidade do Snapchat, Thaynara OG já encontrou refúgio no Instagram e seu recurso Stories. Os fãs da influenciadorapodem acompanhar o mesmo conteúdo nesse novo espaço, representando a oportunidade para marcas realizarem parcerias estratégicas para divulgar seus produtos.

Atualmente, Thaynara está com mais de 2,5 milhões de seguidores na plataforma. Esse número faz o trabalho da influenciadora ser capaz de movimentar uma série de profissionais, especialmente aqueles que buscam nela uma maneira de trazer mais visibilidade para suas campanhas. As marcas aproveitam a popularidade de Thaynara e associam sua imagem ao jeito autêntico e irreverente da influenciadora.

Gabriela Pugliesi e o Instagram

Considerada uma musa fitness e uma das maiores blogueiras da atualidade, Gabriela Pugliesi já ultrapassou 3,8 milhões de seguidores no Instagram e registra os principais momentos de sua vida nessa rede social. Seu nome virou sinônimo de beleza e bem-estar, já que conquistou seu público com dicas saudáveis e bom humor.

Durante essa época, o Instagram tornou-se decisivo para diversas personalidades desenvolverem o contato com o próprio público e criarem conteúdo direcionado. Não era mais necessário ter um blog para ser considerado blogueiro, já que a rede social oferecia a possibilidade de ganhar destaque com seu material.

Pugliesi causou o seguinte efeito no universo digital: mostrou como o conteúdo patrocinado pode ter qualidade e inspirar confiança junto ao público. As marcas perceberam essa tendência e começaram a investir cada vez mais nessa possibilidade, tendo em vista ganhos substanciais de visibilidade. Os publiposts de Pugliesi costumam divulgar itens de beleza, estabelecimentos comerciais, destinos turísticos, sites, entre outros.

Felipe Neto e o YouTube

Felipe Neto tem uma relação de influenciador digital com seu público desde 2010, quando publicou seus primeiros vídeos no YouTube. A partir daí, permaneceu relevante ao renovar o seu formato de conteúdo para agradar uma audiência cada vez maior. Hoje, trouxe até o seu irmão, Luccas Neto, para o universo dos vídeos.

Com mais de 19 milhões de inscritos em seu canal, Felipe Neto é considerado um dos maiores youtubers do Brasil. A popularização desse grupo fez com que encontrassem novas formas de obter retornos financeiros com seu trabalho além da própria estrutura de monetização do YouTube.

Em 2017, Felipe Neto lançou o seu próprio aplicativo, usado para se engajar com seu público de forma mais direta. Logo que saiu, quebrou recordes e foi mais baixado que apps como WhatsApp, Facebook e Instagram. A postura de Felipe incentivou outros youtubers famosos a pensarem em estratégias fora da plataforma. Além disso, os irmãos Neto tornaram-se um dos patrocinadores do Botafogo.

Trazer influenciadores nas redes sociais para estratégias de marketing é um ótimo caminho para impulsionar a visibilidade de marcas e produtos. Essa tendência é benéfica para todos: as personalidades conseguem se sustentar com o próprio conteúdo e as empresas atingem seus objetivos de marketing.

Tudo isso é possível graças à força das redes sociais, que permitem a difusão de conteúdo criativo e direcionado seguindo a identidade do influenciador. Aproveitando o assunto, siga os nossos perfis para permanecer por dentro de todas as novidades da área — estamos no FacebookTwitter e Instagram.