fbpx

Marketing de influência

blog

notebook

15/03/2019

Estratégia, Marketing de influência

Qual é a diferença entre desempenho e performance?

No marketing de influência, você pode aplicar esses diferentes conceitos, entre desempenho e performance, para projetar e avaliar as campanhas com influenciadores digitais.

Desempenho no marketing de influência

Quando falamos em desempenho, estamos avaliando o que o influenciador digital já entregou, as publicações que já realizou, quais foram as interações que conquistou, engajamento com os seguidores, ou seja o trabalho já realizado.

São resultados estáticos, aquilo que já foi entregue e está disponível para ser avaliado e dar feedbacks.

No card do influenciador, acessado através do Airsearch da plataforma Airfluencers, você avalia o desempenho do influenciador digital através dos dados exclusivos dos últimos 90 dias, tais como o crescimento de base de seguidores, qual foi a melhor publicação, qual foi o tema com melhor desempenho com a audiência, entre outros.

marketing de influência
Card do influenciador – marketing de influência

Performance no marketing de influência

Quando falamos em performance dos influenciadores digitais é analisado a expectativa de resultado. Algo futuro, o resultado ainda é dinâmico porque ele muda, para melhor ou pior, conforme um  período estipulado ou validade de ações nas redes sociais.

Na plataforma Airfluencers você tem essa projeção de performance, tanto na Lista Comparativa, quanto em Campanhas Analíticas.

Comparação de performance

Outra concepção de performance é na comparação entre os influenciadores digitais ou fazendo comparações de performance com o próprio trabalho. Você avalia a performance de criadores de conteúdo digital que fazem parte de um mesmo universo, seja por nicho ou por número de seguidores. Como uma competição.

Por meio da Lista Comparativa da Airfluencers, você seleciona um determinado número de influenciadores para comparar um ao outro. Por meio da ferramenta Airfluencers, você tem diversas formas de avaliar a performance por comparação, veja os pontos abaixo:

Airscore (métrica própria que avalia a qualidade de engajamento. A nota varia de 0 a 1000) para entender quem tem a maior nota de engajamento com sua audiência.

Média de comentários: é a identificação de quem apresenta a maior média de comentários por post, a expectativa de gerar conversa por publicação.

Média de visualizações e curtidas: Quais dos influenciadores digitais estão com maiores médias de visualização dos vídeos, quem ganhou em curtidas?

Potencial de alcance e interação da lista completa.

Campanhas e performance

A melhor forma de entender se uma campanha com influenciadores está indo bem, é analisando sua performance.

Pela Airfluencers, você acompanha como está a performance de cada influenciador por publicação. É uma comparação com o que o perfil apresenta de desempenho ao que ele está performando com o anúncio do produto ou serviço.

No painel da campanha, há diversos pontos de entrega de performance. Por exemplo, a publicação que está na campanha recebe ao lado direito uma porcentagem. Ela é o indicador da performance comparado com o desempenho que o influenciador digital já havia demonstrado. Se os números estão verdes está performando positivamente, ou seja, acima da sua média. Quando está em vermelho e com o sinal de negativo, é que está performando abaixo, comparado as entregas que já realizou.

marketing de influência

Após ter realizado o planejamento da campanha, estruturado a estratégia com os influenciadores digitais, é importante medir se as ações estão atendendo o objetivo da marca.

É nesse processo de avaliação que está a performance, o resultado em andamento.

marketing e performance

Campanha Analítica da Airfluencers é a melhor forma enxergar a performance do influenciador digital dentro de uma campanha.

Em uma única tela, você terá diversos índices de performance e pode mudar a estratégia, caso o resultado não esteja favorável ao planejamento da marca.

Conclusão

O marketing de influência é efetivo quando se atende às fases de planejamento, estratégia e resultado.

O desempenho do influenciador digital está no planejamento, onde há a escolha certa do influenciador, conforme as entregas que já tenha feito e se há a conexão genuína entre o criador de conteúdo digital com a marca.

Enquanto a performance, está na execução da estratégia, nos resultados dinâmicos durante a campanha. E ainda na comparação de trabalho entre os influenciadores digitais, caso tenha sido contratado mais de um.

Uma das dádivas e ócio do ofício de marketing de influência é o esforço intelectual da equipe. É preciso análises mais profundas para formar com eficácia campanhas que envolvem influência.

Necessita a aplicação de inteligência na estrutura do marketing da sua marca, para alcançar os consumidores e trazer conversão para sua empresa. 

Compartilhar em: