Por Priscila Sampaio

Em 30 de January de 2020

Stories do Instagram: entenda a importância de fazer campanha com influenciadores digitais

As redes sociais não param nunca. A cada 6 meses há lançamento de novidades ou o crescimento de alguma ferramenta acoplada à plataforma de social media. Um grande exemplo disso é os Stories do Instagram. 

Iniciado em 2016, inserido no Instagram, a ferramenta teve por objetivo concorrer e ultrapassar o Snapchat. Com vídeos ou fotos que duram 24 horas, existem filtros para enriquecer a postagem

O ano de 2019 marcou como fortalecimento dos Stories do Instagram e os influenciadores digitais não perderam tempo em aderir, como uma forma de manter atualizado o perfil e se aproximar dos seguidores. 

A partir dos vídeos que permitem uma produção rápida, os influenciadores digitais podem conversar com a audiência, criando enquetes, demonstrando onde estão naquele momento ou criando vídeos divertidos como entretenimento. 

Instagram e sua audiência

Hoje a rede já possui mais de 1 bilhão de usuários, entre eles os perfis comerciais são mais de 20 milhões. Mais de 500 milhões de internautas que possuem contas no Instagram declaram que assistem aos Stories diariamente. 

Só por esse número de pessoas que assistem às produções de Stories, já seria um argumento suficiente para as empresas aderirem em suas estratégias o uso de Story. Contudo, há outros pontos importantes de serem conhecidos e convencer de vez as marcas em adotarem essa ação. 

O uso do Stories do instagram deve ser feita pelo próprio perfil da empresa, além de adotar a estratégia junto aos influenciadores digitais. 

E ainda é uma forma de coletar informações preciosas sobre o consumidor da marca.

Por que usar Stories do Instagram com os influenciadores digitais?

Uma das razões mais práticas para responder a essa pergunta é a facilidade de direcionar o tráfego de visitantes para o site da empresa. Pensando em um e-commerce, quando o influenciador digital insere um produto em seus Stories, ele pode usar o recurso do “Arraste aqui” (para os influenciadores digitais acima de 10 mil seguidores), um botão no Story que permite o encaminhamento para uma página na web, a partir do vídeo curto.

Essa tática é eficaz ao captar o cliente no momento de euforia. Quando um influenciador demonstra o produto com motivação, o seguidor pode ser tomado pela afetividade e indicação que o influenciador fez. Ao arrastar para cima e ser direcionado para a compra, ele faz a compra por ter sido recomendado pelo “amigo virtual”. 

Além de traquear o link de direcionamento, é mais fácil reconhecer qual foi a jornada de compra do cliente.

Faça a mensuração de dados do Stories, clique aqui e saiba como. 

Campanhas exclusivas com influenciadores digitais

Uma campanha de sucesso no marketing de influência é feita com planejamento, estrutura para formar as estratégias e ações. 

Por isso, é importante que a marca que está se relacionando com o influenciador digital, primeiro eleja qual é o objetivo da campanha. 

Ao estar claro os objetivos da empresa, será estruturada a melhor estratégia. Entre elas pode ser o fortalecimento da presença de marca nas redes sociais, ou gerar tráfego para o site e converter em vendas. 

Em relação à vendas, o trabalho do marketing digital é atrair o consumidor para a compra imediata no ambiente on-line. 

Utilizar cupons de desconto é uma boa estratégia. O que é comum é oferecer um código com o nome da pessoa mais o número de porcentagem, por exemplo AIRFLUENCERS10 – 10% de desconto. 

Coletar dados por meio de enquetes dos Stories do Instagram 

Entre tantos filtros que os Stories do Instagram oferece aos usuários, um deles é formar enquetes. O influenciador pode levantar uma discussão, fazer enquetes sobre determinados assuntos e ainda pedir indicação de tema para as próximas publicações. 

Esse tipo de coleta de dados podem ser utilizadas para entender quais são as expectativas dos consumidores sobre determinados produtos, serviços, ou experiências como viagem. 

Quem assiste aos Stories do Instagram?

De acordo com o próprio Instagram, 85% dos usuários seguem algum perfil comercial. Na média, os usuários gastam mais de 4 horas por mês navegando na plataforma. E mais de 60 milhões de fotos são postadas diariamente. 

Indo pouco mais afundo em relação aos seguidores, o IBOPE fez uma pesquisa revelando quais são os perfis de usuários que seguem algum influenciador digital na rede do Instagram. 

Em relação à faixa etária, estão distribuídos da seguinte forma: 

16 a 24 anos: 75%

25 a 34 anos: 62%

35 a 54 anos: 40%

55 anos ou mais: 25%. 

Uma das perguntas para realizar a pesquisa era o motivo para seguir um influenciador digital. Entre eles: 

74% Conteúdo com informação relevante;

53% Ideias ou pensamentos parecidos com os meus;

29% Interagir com os seguidores;

28% Compartilhar suas ideias sem impor como verdade;

28% Ser engraçado;

20% Variedade de assuntos;

18% Ser uma pessoa séria;

17% Temas cotidianos;

10% Sorteio e entrega de brindes. 

Por isso, é de suma importância escolher o perfil certo de um influenciador digital. Ele precisa ter uma conexão genuína com a marca, apresentar sinergia de tema, além de ser uma pessoas produtiva. 

Site e rede social atualizados

Antes de adotarem a estratégia de usarem os Stories do Instagram com influenciadores digitais, é preciso voltar os olhos para dentro de casa. Na casa de ferreiro, o espeto não pode ser de pau… 

Como diz o velho ditado, não adianta criar uma campanha em Stories com boas estratégias e não criar um bom fluxo para receber os novos leads provindos dos influenciadores digitais contratados. 

É preciso manter as redes sociais atualizadas e alinhadas com as campanhas que estão rodando. Se elegeu um produto para ser destacado por meio dos influenciadores, deve-se falar do mesmo produto na página da empresa. 

Conclusão

Toda empresa, independente do tamanho, deve estar atenta às mudanças e tendências nas redes sociais e aderi-las. 

Trabalhar com Stories do Instagram é uma forma dinâmica e potencializa a geração de tráfego para a empresa. É preciso criar com planejamento em 360 graus, todos os pontos de atenção ao consumidor devem ser analisados e trabalhados. 

E por fim, mensurar todos os resultados para medir o sucesso da campanha baseada em dados, o quanto se alcançou, converteu ou manteve a audiência.

Na Airfluencers você pode contar com o serviço do Air Lab, em que há uma equipe especializada em entender a demanda, criar o planejamento, as estratégias e executar as ações. 

Fale com um especialista