No sábado do dia 18 de janeiro, foi realizado o II Prêmio Microinfluenciadores Digitais e VI Influent Minds. Com a organização da Negócios da Comunicação e curadoria Airfluencers.
Durante todo o dia foram realizados diversos painéis com palestras de pessoas-chaves do mercado de marketing de influência, influenciadores e representantes de grandes empresas. E claro, com a presença maciça de microinfluenciadores digitais.
A influência como trabalho de microinfluenciadores digitais
Ao percorrer do dia, as palestras foram ricas em informações e com dicas valiosas para os microinfluenciadores digitais crescerem profissionalmente e manter o equilíbrio em relação à saúde mental e vida pessoal.
Na primeira palestra a influenciadora digital Andressa Ganacin, do Dicas da Dedessa comentou sobre o desafio de deixar a imagem de uma ex-Big Brother Brasil para uma criadora de conteúdo no ambiente de beleza.
“O interessante foi achar meu nicho, pessoas que querem dicas e compartilham sobre o universo de beleza. Logo me encontrei e segui como creator desse nicho, e não acoplando a imagem de ex-BBB”, comenta Ganacin.
Métrica: Conversão x Números
No painel de “A métrica é clara: quantidade não é qualidade” reuniu pessoas chaves do mercado, entre elas Beatriz Imenes, vice-presidente da Planin, Daniela Bittencourt, da Toyota, Elton Fernandes, Textual Comunicação e Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.
Um ponto interessante que Rodrigo Soriano abordou sobre a profissionalização dos microinfluenciadores. A partir do momento que foi contratado e recebe por uma publicação, o relacionamento com a marca, os microinfluenciadores digitais e macros influenciadores, assim como celebridades, é preciso fazer a prestação de contas sobre o resultado do post.
“Alguns creators não querem ser cobrados por métricas, mas é impossível isso não ser considerado. Todo profissional de marketing digital é cobrado pelo investimento que foi realizado. A empresa cobra na ponta do processo o relatório de resultados.É nisso que o influenciador digital se mostra maduro em enviar os resultados da publicação. Isso se chama profissionalismo”.
Microinfluenciadores digitais e branding
Bruna Fioreti, moderou o painel: “Impressão que fica. A importância de desenvolver uma marca pessoal a construção da audiência”. Com a participação de Denize Savi, ex-apresentadora de TV e hoje creator e Emerson Neves, do grupo Petrópolis, Bruna provocou diversos debates sobre marca pessoal.
Bruna afirma que os microinfluenciadores digitais tem ainda maior o compromisso em desenvolver a marca pessoal. A criadora do projeto Branding Day, marca pessoal, afirma que é impossível separar sua vida pessoal da profissional no Instagram.
“Você é aquilo que posta, o comportamento pessoal está sim em seu dia a dia de profissional, por isso é importante estar atento ao que você é no dia a dia. Isso se chama autenticidade”, comenta Bruna.
Muito além dos recebidos
Para finalizar o dia de palestras, o painel “Muito além dos recebidos. Como a profissionalização do mercado beneficia marcas e creators” discutiu sobre pagamentos, permutas e relacionamento.
A grande discussão girou em torno de como as marcas têm enxergado o relacionamento com os microinfluenciadores digitais.
Contudo, Rodrigo Soriano frisou em sua palestra: “Os microinfluenciadores digitais querem e devem receber dinheiro pelo trabalho. Ele é cobrado por qualidade na produção, isso necessita de equipe, maquiagem e outros aspectos que não são conquistados com sapatos, cremes, é preciso dinheiro para pagar os boletos.”, frisa Soriano.
Destaques microinfluenciadores digitais
Saiba quem são os destaques de cada categoria, selecionados pela curadoria da Airfluencers.
Arquitetura e Urbanismo
Marcelo Marttins – Destaque
Apartamento 161 – Mayara Sá
Sharon Fliter
Ativismo
Maria Clara Araújo – Destaque
Amara Moira
Pam Nascimento
Automobilismo
Leone Andreta – DESTAQUE
Karina Simões
Alta RPM – Márcio Murta
Beleza
Adelmo Júnior – DESTAQUE
Marina Ravok
Luanna Ravanelli
Conhecimentos e Curiosidades
Aquele Curioso – Marceli Lobato – DESTAQUE
Agora um fato – Daniel de Souza
Explicando Fatos – Gabriel, Patrícia e Diego
Decoração
Mania de decoração – Raíssa Guerra – DESTAQUE
Apartamento 031 – Paola e Vinicius
Lugar perfeito Decor – Emanuela Quintas
Economia
Finanças Femininas – Carol Sandler – DESTAQUE
A rica simplicidade – Maiara Xavier
Julia Mendonça – Julia Mendonça
Educação
Umberto Mannarino – DESTAQUE
English in Brazil by Carina Fragozo
Matemática com Prof. Abraão
Empreendedorismo
Romer Rodrigues – DESTAQUE
Beatriz Aguillar
Camila Achutti
Entretenimento
Toga Voadora – Juliana, Natalia, Leonardo e Felippe – DESTAQUE
Bilheterama – Arthur Andrade
X-Manteiga – Dinho e Gabi
Esporte
Renan Teles – DESTAQUE
Leonardo Santana
Corre Taty – Taty Pinheiro
Família
Carol Theodoro – DESTAQUE
Dois Sóis – Flávia Rubim
Anna Clara
Fitness
Aline Becker – DESTAQUE
Bruna Guido
Bella Lopes
Games
MayogaX – Priscila Mayumi – DESTAQUE
Cris Nikolaus
Mapingua Nerd – Thiago Henrik e equipe
Gastronomia
Turistando SP – Carol e Eduardo – DESTAQUE
Dupla Goumert – Laís e Alexandre
Chef Beto Almeida
Literatura
Blog Parênteses – Pétala e Isa – DESTAQUE
Mais que livros – Glaucia Cassia
Lendo por aí – Beth Quintella
Meio Ambiente
Giovanna Nader – DESTAQUE
Marina Colerato
Consciência Viva – Clau Berrocoso
Moda
Marcela Tumas – DESTAQUE
Antonella Vanoni
Giovanna com dois n
Música
Tim Bernardes – DESTAQUE
Tchelo Gomez
Marina Diniz
Pets
Serena & Donatella – DESTAQUE
Tudo sobre Cachorros – Halina Medina
Théo – Nathalia e Thiago
Saúde
Mediários – Bianca e Fabio – DESTAQUE
Caroline Prado
Dra Andrezza Hoffmann
Tecnologia
Barba sou eu – Paulo Barba – DESTAQUE
Casal Tech – Everton e Juliana
Brene Masi
Viagem
Edu Porto – DESTAQUE
Num pulo – Daniel e Paula
Bruna Santiago
Conclusão
Entre tantas métricas que são validadas para ranquear os destaques de cada categoria, a mais importante é o Airscore, em que se dá uma nota, de 0 a 1000 para a qualidade de engajamento dos microinfluenciadores digitais com suas audiências.
É importante todo e qualquer creator entender que está conectado com seus seguidores, e isso se dá ao responder comentários, interagir realmente, elevará sua qualidade de conteúdo.
Não é incomum acharmos exemplos de pessoas que não respondem aos seus comentários como uma tentativa de mostrar que é tão relevante, tantas mensagens que não consegue. Só que não.
Quanto maior sua atenção para os seguidores, maior será a relevância, crescimento e qualidade realmente reconhecida!
Até o próximo ano!